28/06/09

Vince campeão?

Publicada por João Oliveira

Já está.
Para um acontecimento tão esperado por tantos, o draft parece sempre ser curto. No entanto, fornece-nos matéria para um ano inteiro, se necessário. Ainda mais do que o costume, talvez por ser um draft considerado bastante equilibrado, diversas escolhas revelaram-se surpresas para o público comum, jogadores como Dejuan Blair e Chase Budinger, considerados por muitos como possíveis lottery picks, caíram para a segunda ronda, e outros, como Christian Eyenga, passaram do desconhecimento à ribalta num curto instante.
Não é, no entanto, preciso ter uma escolha no draft para tirar dele o melhor proveito. Exemplo disso são os Orlando Magic.

A franquia de Orlando tinha apenas uma escolha neste draft, e trocou-a, portanto, como poderá ter sido uma das equipas que melhor uso deu ao draft? Bem, a resposta é bastante simples. Os Magic usaram-na, em conjunto com Rafer Alston, Tony Battie e Courtney Lee, para trazer para a sua equipa um jogador que poderá mudar o desfecho que se verificou nas finais dos playoffs, Vince Carter. É verdade que perdeu um jogador com enorme potencial em Lee, mas a presença de Carter é muito mais significativa, se este estiver afim disso, e tudo indica que está em Orlando para ser campeão.


Vince Carter, em plena demonstração das qualidades que o tornaram famoso

A capacidade de negociação da equipa da Florida é ainda mais relevante se adicionarmos a esta troca a presença de Ryan Anderson, um jovem extremo-poste que ocupa o lugar de Tony Battie e que apresenta, também ele, bastante potencial, cobrindo a perda de Lee nesse capítulo.

O que nos trás esta troca, de um modo claro, é mais um contender reforçado. Depois dos Cavs com Shaq e dos Spurs com Richard Jefferson, os Magic responderam ao trazer um dos mais prestigiados entertainers do jogo, capaz de coisas inimagináveis para o mais comum dos mortais. Espera-se agora uma resposta dos restantes contenders, com estas movimentações a colocarem pressão nos míticos Boston Celtics ou nos campeões em título, Los Angeles Lakers, entre outros.

0 comentários: