Quem não se lembra da vitória histórica frente aos Dallas Mavericks, na primeira ronda dos play-offs 2006/07? Quem não se lembra dos excelentes jogos protagonizados na última temporada pelos Golden State Warriors, principalmente nos jogos em casa? Quem não se lembra de Baron Davis ao mais alto nível? Quem não se lembra de apelidar Monta Ellis como um dos maiores steals de sempre? Quem não se lembra das expectativas colocadas nos Warriors, com o cap space de que dispunham?
Em pouco mais de meio ano, tudo mudou! Os Warriors são uma equipa sem chama, que vai lutando sem rumo numa demasiado forte conferência Oeste.
Depois de épocas em que o Oracle Arena foi ao rubro com as exibições fabulosas de Baron Davis, o base decidiu regressar a casa, assinando pelos Los Angeles Clippers.
Com a saída de Baron Davis no Verão passada, Monta Ellis tornou-se o franchise player da turma de Oakland. No entanto, Ellis foi afastado durante um longo período de tempo por problemas com a direcção do clube, relacionados com o seu contrato, tendo voltado a competir apenas em Janeiro de 2009.
Os Golden State Warriors avançaram para a contratação de Gilbert Arenas e Elton Brand, mas estes acabaram por recusar. Arenas manteve-se nos Wizards e Brand saiu da Califórnia rumo à Pensylvânia, assinando pelos Philadelphia 76'ers. Curiosamente, ou talvez não, nenhum destes jogadores tem sido bem sucedido esta época, devido a lesões que os vêm afectando há algum tempo.
Os Warriors acabaram então por assinar com Corey Maggette dos LA Clippers e renovaram com Monta Ellis e Andris Biedrins por 5 e 6 anos, respectivamente, com contratos a rondar os 60 milhões de dólares.
Monta Ellis que prometia uma época em grande, apenas há cerca de três semanas regressou aos pavilhões, frente aos Cleveland Cavaliers.
Marcus Williams, ex-Nets e Kelenna Azubuike, ex-Clippers juntaram-se também aos Warriors que, já no decorrer desta temporada encetaram uma troca com os Knicks, que enviou para New York Al Harrington, em troca do base Jamal Crawford, que viria tentar fazer esquecer Baron Davis.
O que é certo é que esta equipa tarda em acertar, estando as esperanças de estar presente nos play-offs desta época fatalmente compromtetidas. Recorde-se que os Warriors, depois da excelente prestação há duas épocas e depois de serem a equipa com melhor recorde de sempre a não se apurar para os play-offs (48-34), apresentam apenas um saldo de 19 vitórias e 35 derrotas, o que perfaz uma média de aproximadamente uma vitória a cada três jogos.
Rumores existem sobre a possibilidade de ocorrer uma troca ainda antes da Trade Deadline de amanhã. Um dos cenários possíveis envolveria mais uma troca com a turma de Toronto que se deu mal com o investimento num frontcourt musculado de Bosh e O'Neal. Os Raptors, que já enviaram Jermaine para Miami, poderiam ceder Bosh aos Warriors que, em contrapartida, diriam adeus a Biedrins, Belinelli, Turiaf e Randolph.
A ida de Bosh para Oakland, ainda que se tratasse de um enorme golpe de teatro, pouco iria mudar nas aspirações dos Warriors para esta temporada.
Apesar das muitas saídas, os Warriors ficariam com um cinco inicial capaz de fazer estragos (Crawford, Ellis, Maggette, Jackson e Bosh) e ainda com Azubuike e Wright como boas opções, enquanto que os Raptors teriam um enorme potencial com jovens jogadores à volta dos quais a equipa se podia reconstruir. Resta saber até que ponto Bosh veria com bons olhos a ida para uma equipa que, ainda com talento inegável, se revela uma das mais disfuncionais da NBA.
3 comentários:
Seria uma troca interessante para ambas as partes, mas duvido que o público de Toronto estivesse interessado em continuar à espera que a equipa amadureça. Não costuma primar paciência.
É complicado ter sucesso com o estilo de jogo adoptado pelos Warriors. Não sei até que ponto a possível reforma do Nellie no final da época afectará a equipa.
No meu blog já tinha abordado as desilusões desta época e em termos individuais, T-Mac esteve muito abaixo do esperado!
Já Baron Davis tambem se deu mal com a mudança para os Clippers, a equipa joga mal e as médias alcançadas pelo mesmo na epoca passada estão distantes!
Os Warriors deram-se muito mal com a saída do seu melhor jogador!
ver:
http://geoalj.blogspot.com/2009/02/nba-desilusoes.html
http://geoalj.blogspot.com/2009/02/nba-balanco.html
Mais ainda depois da aposta redondamente falhada com o O'Neal.
Sim, vai depender muito da decisão do Don Nelson continuar ou não na próxima época.
A vida dos Warriors ficou muito complicada com as negas do Brand e do Arenas. Ou ficavam com o Maggette ou não aproveitavam de todo a free-agency.
Ainda assim o Corey foi o único que não se lesionou xD
Enviar um comentário