02/03/12

Homem ou Mito?

Publicada por Fábio Mesquita

Não há muito tempo falámos dele. Hoje, é imperativo falar de novo. Completam-se hoje cinquenta anos sobre um dos recordes mais inalcançáveis da história da NBA. Em 2 de Março de 1962, em Philadelphia, Wilt Chamberlain marcou uns fantásticos cem pontos, na vitória dos Philadelphia Warriors (equipa que veio a "separar-se" para os actuais Philadelphia 76'ers e os Golden State Warriors) frente aos New York Knicks, por 169-147.

O único jogador a andar (relativamente) perto deste marco foi Kobe Bryant, com uns também marcantes 81 pontos, ao serviço dos Los Angeles Lakers, em 2006, frente aos Toronto Raptors. De realçar, no entanto, que Kobe beneficiou dos três pontos, regra ainda inexistente nos tempos de Chamberlain.




Chamberlain mostra ao mundo o seu recorde, numa das noites mais marcantes e,
provavelmente, irrepetíveis, da história da NBA.

Jogando os 48 minutos completos (ainda assim uma média de mais de 2 pontos por minuto), Chamberlain conseguiu 23 pontos no primeiro período, elevando a contagem para os 41 até ao intervalo. O recorde fixou-se com mais 28 pontos no terceiro e 31 no derrado período, consolidando um jogo com 36/63 lançamentos de campo e uns fantásticos 28/32 lançamentos livres (para um jogador com média de carreira de pouco mais de 50% nesta vertente).

Chamberlain retirou-se em 1973, com uns fantásticos 128 recordes da NBA na sua posse. O mais curioso é que, quase quatro décadas passadas, mantém ainda 98 desses recordes.

0 comentários: