09/08/09

Yao

Publicada por João Oliveira

Em 2002 fazia-se história. Um gigante chinês chegava à NBA como a primeira escolha do draft.
Os Houston Rockets receberam nas suas fileiras um rapaz destinado à grandeza, mas com óbvios riscos que hoje parecem ter atingido o seu auge na plenitude.

Aos 18 anos, Yao Ming já tinha partido o pé duas vezes, sendo ainda constantemente fustigado por outras lesões causadas pelo seu crescimento anormal. Apesar de tudo, aos 22, após ser campeão chinês, foi seleccionado, como referi anteriormente, com a primeira escolha do draft de 2002, onde existiam diversos jogadores com enorme qualidade hoje.



Posto isto, coloco uma questão para desenvolverem interiormente. Será que a fantástica qualidade, os dois metros e vinte e nove e o merchandising serviram de consolo suficiente aos Rockets, em contraste com as previsíveis lesões (sendo que, actualmente, irá falhar a próxima época inteira) e, consequentemente, uma carreira relativamente curta?
Se colocarmos os dados na mesa, em todos os anos de Yao os Rockets foram 4 vezes aos playoffs, sendo que apenas nesta última época passaram a primeira ronda, sem terem chegado muito mais longe.

Uma equipa supostamente construída à volta de Yao (e de Tracy McGrady) que, pelo menos na próxima temporada, estará, ao que tudo indica, longe dos palcos de outros tempos, mercê de outros gigantes como Olajuwon.

2 comentários:

Manuel Guedes disse...

Parece-me ter sido claramente a melhor opção. Recordo que do draft de 2002 só outros 3 jogadores conseguiram ser All-Stars, Amare Stoudemire, Caron Butler e Carlos Boozer. Só o 1º estará num nível comparável ao de Yao, sendo uma aposta também arriscada já que chegou à NBA com apenas 19 anos. Tal como o poste chinês, Amare já esteve uma época inteira lesionado.

João Pinto disse...

Boas, a 1ª coisa que quero lhe dizer e que voce tem um blog espectacular com uns textos fabulosos e uma criatividade e perfeiçao de 5 estrelas. Este blog e necessario porque infelizmente em Portugal so se fala de futebol, enqunto que o basquetebol pouco se fala, mas ja foi pior, gostaria de lhe perguntar se posso colocar um link seu no meu blog, o meu blog nao e nada demais, mais faria muito gosto em ter o link deste blog no meu blog, será que posso colocá-lo?!(se puder me dar umas dicas para tornar o meu blog melhor agradecia imenso e tinha imenso gosto), obrigado pela compreensao. continuação ;D