11/03/12

The American Dream: Andre Drummond

Publicada por João Oliveira

O American Dream está de volta, desta vez pronto para analisar um dos jogadores com mais upside da fornada de rookies prontos a ganhar lugar na NBA.

Andre Drummond, nascido a 08/10/1993, tem 2.11m (6'11'') e 125 kg (275 lbs) e, tal como disse, é um dos jogadores com mais potencial que pode entrar no draft de 2012.
High-risk high-reward é a máxima a aplicar ao atleta de UConn, de quem se pode esperar tudo, seja um Dwight Howard, um Amar'e Stoudemire, um Samuel Dalembert ou um Hasheem Thabeet.

Dwight Howard é o ídolo do poste, como se pode ver pelo 12 na camisola

O PF/C de apenas 18 anos tem muitas das características que se podem pedir a um poste. O maior problema parece ser a sua falta de habilidade para as aplicar correctamente. Apesar de ter um físico impressionante, Andre aparenta querer jogar de forma mais soft, procurando aparecer regularmente na posição de poste alto e rodar a bola, o que demonstra um mau aproveitamento uma vez que, embora seja um bom passador para a posição e tenha uma boa mecânica de lançamento, é debaixo do cesto que se destaca dos demais.

Drummond ainda está em crescimento, mas tem já um corpo de NBA ao qual se juntam características como a explosão, a agilidade e a velocidade. No fundo aparenta ser o jogador perfeito para apostar no pick'n'roll e no um-para-um debaixo do cesto, pelo que é complicado perceber a opção para se afastar tanto da tabela.



No que diz respeito ao capítulo defensivo, as mesmas vantagens e desvantagens surgem. De tempos a tempos vemos demonstrações de pura bestialidade, com grandes blocks e grandes momentos defensivos. No entanto Andre mantém a inconsistência, nem sempre se parece esforçar ao máximo e, tal como no ataque, parece não querer impor o monstruoso físico com a regularidade que devia.



Relacionado com a inconsistência e a imaturidade está outro aspecto que Drummond terá que resolver para alcançar aquilo que se espera dele. Consistentemente, quando os jogos precisam de ser decididos, é para Jeremy Lamb (a outra estrela de UConn), que a equipa se vira. A ineficácia parece intensificar-se ainda mais nos momentos decisivos do jogo e seja por iniciativa dos companheiros ou do treinador, a confiança no jogador está afectada.

Em suma, Andre Drummond tem toneladas de potencial. No entanto terá de se tornar mais eficaz e inteligente se quer, em primeiro lugar, entrar na 2ª posição do Draft (jogadores mais completos e com muita qualidade podem roubar-lhe o lugar) quer, em segundo, ter uma grande carreira na liga.

0 comentários: