20/02/12

Trio faz história na vitória dos Thunder

Publicada por Fábio Mesquita

(17-15)118 - 124(24-7)
@ Chesapeake Energy Arena, Oklahoma City, Oklahoma

Ocorreu em Oklahoma, casa dos actuais líderes da Conferência Oeste e, consequentemente, da Divisão do Noroeste, o mais emocionante jogo desta tarde/noite de NBA (madrugada em Portugal), no qual a equipa da casa venceu, após prolongamento, os Denver Nuggets.

Neste jogo encontravam-se duas das três equipas que marcam em média mais de uma centena de pontos por jogo (a outra são os Miami Heat) e estas não deixaram os créditos por mãos alheias.

Para além da emoção que esteve presente nos momentos finais, registam-se dois marcos individuais importantes na jovem equipa de Oklahoma. Serge Ibaka conseguiu o primeiro triplo duplo da sua carreira (14 pontos, 15 ressaltos e 11 desarmes de lançamento), sendo mesmo o primeiro jogador de sempre do franchise (tanto nos actuais Oklahoma City Thunder, como nos antigos Seattle SuperSonics) a registar um triplo duplo que registasse, para além de pontos e ressaltos, desarmes de lançamento. Também Kevin Durant brilhou a alto nível ao registar, com 51 pontos, o seu recorde de carreira para mais pontos marcados (numa noite em que acertou 5 triplos em 6 tentativas, num total de 19 em 28 lançamentos de campo, para além de 8 lances livres em 10 tentativas).

No meio destes registos, quase passa despercebida a também inspirada noite do point guard Russel Westbrook, que secundou bem Durantula, registando juntos uns impressionantes 91 pontos (40 pontos de Westbrook, a juntar aos já referidos 51 de Durant), quase três quartos da produção ofensiva da equipa!

O trio que desequilibrou as contas neste jogo, ainda que apenas após prolongamento.
Os Nuggets (actualmente fora dos play-offs, mas com o mesmo registo dos Portland TrailBlazers, equipa que ocupa o oitavo e último lugar de acesso aos mesmos) até começaram bem esta partida, mesmo sem dois dos habituais titulares lesionados (Danilo Galinari, que só deve voltar em Março, e Nene Hilario, que se espera que regresse nos próximos dias) aos quais se juntou ainda Rudy Fernandez com um problema nas costas, chegando ao intervalo com cinco pontos de vantagem (58-53).

Talvez fruto do cansaço provocado por estas lesões, que não permitem uma adequada rotação dos jogadores, a equipa de Denver entrou pior na segunda parte e permitiu a continuação da run para os Thunder, que atingiu os 20-0 no início do terceiro período.

No entanto, o jogo foi sendo equilibrado até aos momentos finais, estando empatado a 102, com pouco menos de três minutos para o fim. Ty Lawson concretizou um triplo e Al Harrington dois lances livres para aquilo que parecia o selar da vitória para os Nuggets, que venciam por cinco pontos a apenas 43 segundos do final. Mas Durant justificou o porquê dos cânticos de "MVP!" no pavilhão e concretizou os pontos que permitiram enviar o jogo para o prolongamento.

E aqui os Thunder foram claramente superiores, conseguindo vencer o jogo por uma margem de seis pontos e consolidando-se como a melhor equipa da Conferência Oeste, naquela que foi a oitava derrota dos Nuggets nos últimos dez jogos e mais uma em que fica um sabor amargo para a equipa de Denver, já que, depois da derrota em Memphis por um ponto apenas, voltaram vacilar num jogo em que quase tiveram a vitória na mão.