20/02/12

Resumo - Divisão Southwest

Publicada por João Miguel Ramos Delgado




CONFERÊNCIA OESTE
DIVISÃO SOUTHWEST







Depois do brilharete na fase regular da época passada e a contrastante saída precoce dos play-offs, os San Antonio Spurs estavam longe de ser considerados favoritos nesta divisão. A forte concorrência, Memphis e Dallas, parecia pronta a destronar os Spurs e a lesão inicial de Manu Ginobili só parecia confirmar o fim do sucesso da era Duncan. No entanto, as chegadas de TJ Ford e do rookie Kawhi Leonard aliadas à confiança demonstrada no banco parece estar a dar vida à equipa que ocupa actualmente o 1º lugar da divisão.

Greg Popovich terá uma tarefa difícil em manter este lugar mas para já, Tony Parker está a liderar a equipa com excelência.

Record actual: 22-9
Ranking Divisão:
Ranking: Conferência:




Os campeões em título já só pensam em repetir o feito e a prova disso foram as entradas de Lamar Odom e Delonte West num plantel já muito capaz, recheado de bons jogadores e encabeçado pelo MVP das finais do ano passado, Dirk Nowitzki. Infelizmente para os texanos, a equipa reagiu mal ao factor lock-out e fez um mau início de época. Nowitzki parecia uma sombra de si mesmo e Odom desiludiu imenso mas Rick Carlisle, com uma grande ajuda de John Terry, conseguiu dar a volta por cima.

Nowitzki voltou aos grandes jogos, passando de 15.1 pontos por jogo em Janeiro para 23.6 em Fevereiro e estes Mavs nunca estiveram tão sólidos nesta temporada. Apesar disto, o problema de Lamar Odom mantém-se (8ppg e 4,5 rbg em 22 minutos, a lançar 36% FG) e o ex-Laker terá que melhorar se quiser ganhar mais um campeonato.

Record actual: 20-11
Ranking Divisão:
Ranking: Conferência:




Eliminar o 1º classificado do Oeste nos Play-offs em 6 jogos é obra. Fazê-lo sem Rudy Gay é algo de outro mundo e era perfeitamente normal que os todos os olhos estivessem postos nestes Grizzlies ao entrar na nova temporada. Curiosamente, foi o jogador que levou a equipa em frente, Zach Randolph, que voltou a ser decisivo, embora por más razões. 

Randolph lesionou-se gravemente frente aos Bulls no 4º jogo da fase regular e ainda não regressou, deixando Memphis a suspirar pelo seu regresso. Enquanto tal não acontece, há que enaltecer o trabalho de Lionel Hollins em manter a equipa dentro dos lugares de Play-offs mas só veremos os verdadeiros Grizzlies quando Z-bo voltar.

Record actual: 18-14
Ranking Divisão:
Ranking: Conferência:



Um dos casos mais evidentes de uma equipa que necessita urgentemente de uma mudança. Os Rockets têm sido uma boa equipa com bons elementos mas não têm sido capazes de ser mais que isso e a última vez que estiveram nos Play-offs foi graças a um Yao Ming saudável (dentro do possível) há 3 anos. 

Com um novo treinador, Kevin McHale e um núcleo de bons jogadores como Dalembert, Kevin Martin, Lowry e Scola, os Rockets almejam regressar à fase final da NBA mas há muitas dúvidas que esta equipa tenha futuro. Por enquanto, têm aproveitado o facto de a conferência oeste estar mais fraca e situam-se actualmente em 7º lugar. Destaque para Lowry que tem vindo a fazer a melhor temporada da sua carreira.

Record actual: 17-15
Ranking Divisão:
Ranking: Conferência:





Longe vão os tempos em que Chris Paul conseguiu levar os Hornets ao melhor recorde de sempre (56-26), ganhando assim a divisão do sudoeste pela primeira vez. Os Hornets nunca suplantaram a temporada de 2007/2008 e agora que Paul foi trocado para os LA Clippers, esta fase regular não parece ser nada agradável para a franchise de New Orleans.

Apesar de ter boas individualidades como Eric Gordon, Kaman, Ariza e Okafor, os Hornets não são uma equipa a ter em conta e o mais provável é terminarem perto do fim da tabela. Para já, ocupam o último lugar e estão em boa posição para ser um dos melhores candidatos à 1ª pick num draft recheado de talento.

Record actual: 7-23
Ranking Divisão:
Ranking: Conferência: 15º


0 comentários: