22/02/12

The American Dream: 2012 Edition

Publicada por João Oliveira

Todos os anos a NBA é renovada por uma lufada de ar fresco conhecida como Draft. Esta excitante particularidade da liga norte-americana permite que as piores equipas fiquem com os melhores jogadores, pelo menos em teoria.
Num ano em que o Lockout ainda paira sobre as cabeças dos jogadores, fãs e directores, em que a época foi encurtada e se tornou mais complicada para os conjuntos mais envelhecidos, a nova lufada terá uma importância ainda maior do que normalmente. Estes 60 jovens terão nos seus ombros a responsabilidade de devolver a energia, o brilhantismo, a irreverência que todos adoramos na NBA.
Dito isto, estamos também perante uma das classes que melhores condições tem para responder a tamanha responsabilidade. Já houve anos em que existiu profundidade, outros em que se tiraram duas ou três das maiores estrelas do desporto. Desta feita há profundidade e muita qualidade.

Estamos agora a cerca de 127 dias e 20 horas do momento em que se saberá quem são os escolhidos. Aproximadamente 18 semanas. Ao longo destas 18 semanas vão ser introduzidos nesta crónica alguns dos maiores valores prestes a entrar na liga: quais os seus pontos fortes, os pontos fracos, o que se pode esperar deles, um pouco de tudo.

E que melhor forma de começar do que com a previsível 1ª escolha do Draft?



Anthony Davis, a mais recente estrela da Universidade de Kentucky

Com 2.08m (6'10'') e 100 kg (228 lbs), o número 23 dos Wildcats tem medidas perfeitas para a posição de extremo-poste. Nas mãos de John Calippari, um dos melhores treinadores universitários da actualidade, que já levou para a NBA nomes como Marcus Camby, Derrick Rose, Tyreke Evans, DeMarcus Cousins, John Wall, Brandon Knight, entre outros, Anthony Davis tem mostrado o porquê de ser quase unanimemente considerado a 1ª escolha do Draft que se avizinha.
Prestes a fazer 19 anos (nasceu a 11 de Março de 1993), é candidato a melhor jogador do ano da NCAA (a liga universitária). Fisicamente é um espécimes fenomenal. Depois de crescer cerca de 20 centímetros em apenas um ano e meio, mesmo antes de chegar à NCAA, conseguiu adaptar-se à nova estatura e manter a fluidez que tinha anteriormente. É extremamente rápido, explosivo, salta imenso e sabe quando o fazer.


O jogo ofensivo é o seu calcanhar de Aquiles. Quase todos os seus pontos vêm de jogadas de insistência, de afundanços (lidera o país neste aspecto) ou de bolas perdidas, é ineficiente no low post e tem um mau lançamento de média distância. No entanto estas dificuldades são compreensíveis se pensarmos que até há aproximadamente 2 anos Davis tinha 1.90m e jogava como base. Além disso os sólidos 70% que apresenta da linha de lance livre e a boa mecânica de lançamento deixam antever o potencial que tem neste departamento, e mesmo que não se torne o melhor scorer da NBA dificilmente não será um jogador perfeitamente capaz.

É, contudo, a defesa que lhe confere o estatuto que tem. Apesar dos meros 18 anos, apresenta já tudo o que se pode esperar de um jogador neste lado do court. Ninguém faz mais abafos que ele, a um impressionante ritmo de 5 por jogo. Dado que ainda está a ganhar força e é neste momento um jogador leve, o um-para-um não é o melhor. No entanto compensa com a velocidade lateral, a rapidez com que salta e a inteligência e percepção do jogo, conseguindo ainda fazer 1.5 roubos de bola por jogo mantendo uma média bastante baixa de faltas (2 em cerca de 30 minutos por jogo).

Em suma, Anthony Davis é um projecto que já é uma certeza, de quem muito se espera, e que tem tudo para atingir o nível dos melhores da liga.
Deixo-vos com mais um resumo de deixar água na boca, antes de passar ao primeiro de vários Mock Drafts -isto é, uma previsão do que se passará- que aqui serão feitos ao longo das semanas que nos separam do Prudential Center, lar do Draft de 2012.






2012 Mock Draft - V.1


1. Anthony Davis PF
18 years old, Freshman
6' 10" 220lbs.
Kentucky

2. Andre Drummond PF/C
18 years old, Freshman
6' 11" 251lbs.
Connecticut

3. Harrison Barnes SF
19 years old, Sophomore
6' 8" 223lbs.
North Carolina

4. Michael Kidd-Gilchrist SF
18 years old, Freshman
6' 7" 228lbs.
Kentucky

5. Jeremy Lamb SG
19 years old, Sophomore
6' 5" 185lbs.
Connecticut

6. Thomas Robinson PF
20 years old, Junior
6' 9" 240lbs.
Kansas

7. Jared Sullinger PF/C
19 years old, Sophomore
6' 9" 280lbs.
Ohio State

8. Bradley Beal SG
18 years old, Freshman
6' 4" 201lbs.
Florida

9. Perry Jones SF/PF
20 years old, Sophomore
6' 11" 220lbs.
Baylor

10. John Henson PF
21 years old, Junior
6' 10" 200lbs.
North Carolina

11. Damian Lillard PG
21 years old, Junior
6' 2" 185lbs.
Weber State

12. Meyers Leonard C
19 years old, Sophomore
7' 0" 240lbs.
Illinois

13. Quincy Miller SF
19 years old, Freshman
6' 9" 200lbs.
Baylor

14. Terrence Jones SF/PF
20 years old, Sophomore
6' 9" 249lbs.
Kentucky

6 comentários:

Fábio Mesquita disse...

Vai ser monstro. Ir parar a NO é que era um bocado meh...

João Oliveira disse...

Acho que a 1st não foge aos 'Cats

Perdigas disse...

O Lamb nos T-Wolves era mel.

João Oliveira disse...

preferia o harrison nos wolves, gostava de ver o lamb com um shoot-first pg, ele tem underrated pg skills imo

Fábio Mesquita disse...

Sim, os Cats devem ficar com o pior recorde, mas podem ter azar no sorteio...

Btw, havia alguém que tinha picks de outra equipa e ficava com boas chances de sacar dois jogadores nas primeiras picks... Alguém me sabe dizer quem era, que tou preguiçoso?

(L)(a)(é)(r)(c)(i)(o) disse...

Os Hornets tem a deles e a dos T'Wolves unprotected.