10/01/10

O poder está nas mãos dos fãs

Publicada por João Oliveira

Parece que no fim de toda a polémica gerada à volta do All-Star Game o assunto que a originou se poderá resolver do melhor modo.

Nas últimas semanas têm crescido as manifestações de descontentamento perante a possibilidade de jogadores que não o merecessem por via das exibições comparecerem no jogo das estrelas graças à votação online a decorrer no site da NBA.
Ao que tudo indica, e segundo palavras dos próprios, Tracy McGrady e Allen Iverson deverão efectivamente comparecer em Dallas para o fim de semana de 11 a 14 de Fevereiro.
No entanto, apesar de ambos comparecerem por respeito aos fãs, existem probabilidades de não jogarem, para deleite dos adeptos da liga que vinham a opôr-se a estas presenças.



Da parte de Iverson, foi o próprio base dos 76ers não jogar a dizer que não existem 100% hipóteses de jogar, isto devido a uma lesão no joelho que lhe vem causando dores. Visto ser uma partida que não conta para a competição, o veterano poderá não actuar ao lado de Wade, Lebron, Garnett e Dwight Howard (todos estes estão em posições confortáveis, sendo provavelmente os 4 outros jogadores da equipa do Este), evitando complicações mais graves.



Quanto ao swingman dos Rockets as razões aparentam ser outras. Corre o rumor de que McGrady terá dito que mesmo que seja votado não jogará, apesar de estar em condições físicas para o fazer, por entender que seria desrespeitoso tirar o lugar aos atletas que fizeram por estar presentes no evento até ao momento. No caso da equipa da conferência Oeste as outras estrelas com posição segura são o inevitável Kobe, 'Melo e Amar'e Stoudemire. O último lugar de forward está a ser discutido entre Dirk, Duncan e Pau Gasol, com vantagem para o primeiro.

03/01/10

Shooting The Lights Out

Publicada por João Oliveira

Felizmente para todos, nada de mal aconteceu nesta notícia que abre os fóruns de discussão neste novo ano. Mas algo poderia ter corrido mal quando, devido a uma disputa sobre uma aposta, Gilbert Arenas e Javaris Crittenton apontaram armas de fogo um ao outro.

Numa altura em que deveriam ser olhados como role-models, os dois bases dos Wizards envolveram-se numa discussão sobre uma dívida de jogo que Arenas, alegadamente, se recusava a pagar a Crittenton. Enquanto discutiam, Arenas terá apontado uma arma não carregada a Javaris. Posteriormente o último terá apontado uma arma carregada a Gilbert. Não foram disparadas balas, mas o mal estava feito. Enquanto desportistas de alta competição e exemplos para os mais jovens, os dois jogadores não pensaram nas suas acções e cometeram um erro grave.



A posição de Stern em relação às armas já é, há muito, conhecida. Mas apesar de reprovar a ligação das armas à NBA e portanto, a existência de armas 'entre portas', essa posição não parece ser muito efectiva. Segundo Devin Harris, entre 60 a 75% dos jogadores na liga possuem-nas. Um número muito elevado, justificado por Devin com a necessidade de protecção sentida pelos profissionais. Jarvis Hayes, colega de equipa de Devin, concordou com a estimativa, afirmando ainda que fazia parte dessa avultada percentagem.

Resta apenas dizer que, apesar de todo o embaraço da situação, nada de mal (ao nível físico) aconteceu aos envolvidos. Entre os adeptos da equipa de Washington a esperança é de que os dois jogadores guardem a pontaria e a vontade de atirar para o court, onde deveriam estar todas as atenções.