25/07/09

A novela do Verão

Publicada por João Oliveira

Lamar Odom é considerado por muitos um jogador sobrevalorizado, que não vale o que exige, que nunca passará de opção de banco, entre tantas outras.
A verdade, no entanto, é que Lamar foi, provavelmente, o X-Factor para a recente conquista do título da NBA pelos rapazes da cidade dos Anjos. Sim, há Kobe. Sim, há Gasol. Mas Odom deu algo que nenhum outro poderia dar. Saído de um banco composto por jogadores de um nível bastante reduzido, oferecia produção à equipa. Ressaltava, dava início ao ataque e fazia a assistência. Defendia postes, extremos, bases. Concretizava jogadas criadas pelos colegas. Um frontcourt formado por Odom e Gasol foi, em diversas ocasiões na temporada, decisivo para levar a melhor nos matchups com as mais variadas equipas e estilos de jogo.



Agora, tudo pode chegar a um fim. Odom deseja um contrato de longa duração, algo que, aparentemente, não está nos planos dos Lakers. Com isto, o interesse dos Heat parece adensar-se, sendo claramente atractivo o regresso a uma casa onde foi feliz, fornecendo a mesma a possibilidade de voltar a ser titular ao lado de Wade e de participar na reconstrução de uma equipa, baseada na famosa free agency de 2010.

Os Lakers podem ter conseguido reforçar a equipa com Ron Artest (ainda que muitos, entre os quais eu próprio, estejam espectantes em relação à probabilidade de Artest aceitar o seu papel de terceira opção ofensiva e limitar-se a ser o defensive stopper da equipa) em detrimento do jovem Ariza, mas, caso perca a preciosa ajuda de Odom, os actuais campeões estarão perante uma regressão de talento, que poderá colocar em causa as hipóteses de renovação do título.

0 comentários: