16/04/09

Top 15 – Actualização

Publicada por Laercio

Com o fim da NCAA, tudo que os jogadores têm para oferecer em jogo corrido já foi mostrado. Os agentes, análises de última hora e os Workouts ainda podem mudar muito as coisas, mas isso já não compete aos jogadores.

É altura de refazer o Top 15 dos prospects e analisar algumas mudanças significativas na 1ª ronda.


1 - Blake Griffin - PF/C - 20 - 6'10" - Oklahoma
Mantem incontestável o posto de 1ª escolha, ao contrário do que se passou nos últimos dois anos, onde houve uma grande dúvida sobre quem seria a primeira escolha (Oden/ Durant em 2007, e Rose/Beasley em 2008). Fez uma ponta final de campeonato seguro, provando ser o melhor jogador disponível.

2 – Ricky Rubio - PG - 18 - 6'4" - DKV Joventut (Espanha)
Após recentes declarações parece que irá mesmo eleger-se para o Draft. Ao contrário de alguns europeus que fracassaram, ou pelo menos não renderam o esperado na NBA, Rubio já provou a nível internacional (EURO League e Jogos Olímpicos) que tem o estofo necessário para ser uma aposta segura.

3 - Jordan Hill - PF - 21 - 6'10" - Arizona
Apesar de não ter brilhado na recta final da liga universitária, seu talento e potencial continuam a assegurar-lhe um lugar seguro no Top 5.

4 - Hasheem Thabeet - C - 22 - 7'3" - Connecticut
Top 5 é quase uma certeza. 223 cm, 22 anos e muita capacidade defensiva, são características raras e que na NBA dificilmente são ignoradas. Segundo um Game Manager, PG's e SG's não faltam na NBA, assim como PF's, mas SF's e C's de raiz são cada vez mais raros.

5 - James Harden - SG - 19 - 6'5" - Arizona State
Apontado como melhor jogador a seguir Blake Griffin até há pouco tempo, não impressionou como outros na recta final da liga e acabou por cair na classificação. Sua qualidade é inegável, mas sua inconsistência, e alguns pontos negativos, são suficientes para não mais figurar no Top 3.

6 - Brandon Jennings - PG - 19 - 6'1" - Lottomatica Roma (Itália)
Provavelmente o jogador menos conhecido do Top 10. É verdade que Jennings não tem feito grandes números em Itália, 5.6 pontos, 2.2 assistências e 38% em lançamentos por jogo. Mas também é verdade que está a jogar numa liga profissional, contra, e ao lado de, jogadores com qualidade para jogar na NBA.

7 - Willie Warren - SG - 19 - 6'4" - Oklahoma
Com futuro ainda incerto, Warren contradiz-se declaração após declaração quanto à sua inscrição para o Draft. Mostrou ter qualidade e potencial para ser uma escolha segura no Top 10, apesar de ter revelado ao longo da época alguma irregularidade, natural de um jovem de 19 anos.

8 - Demar DeRozan - SG/SF - 19 - 6'7" - USC
Uma das maiores duvidas deste Draft. Apesar da época abaixo das expectativas, DeRozan é um dos jogadores que mais mostra potencial e o Top 10 é cada vez mais uma certeza. Tem o talento bruto que precisa de ser lapidado.

9 - Tyreke Evans - PG/SG - 19 - 6'5" - Memphis
Uma das maiores subidas do último mes. Uma ponta final de campeonato de muita qualidade conferiu-lhe uma ascensão de 6/7 lugares na classificação. É de raiz um SG, mas devido a carência da equipa jogou a maior parte do ano como PG e foi nessa posição que surpreendeu.

10 - Earl Clark - SF/PF - 21 - 6'9" - Louisville
Impressionou ao levar sua equipa longe no campeonato. Não é apontado como Top 10, mas entre os 15 primeiros é aposta segura.

11 - Stephen Curry - PG/SG – 21 - 6'3" - Davidson
Apesar de alguma irregularidade, Curry tem uma qualidade de lançamento admirável, que impressiona mesmo ao nível da NBA. Não seria de espantar sua presença no Top 10.

12 - Ty Lawson - PG - 21 - 6'0" - North Carolina
Liderou a equipa de North Carolina ao titulo da NCAA. Provou mais uma vez ser aposta segura entre os 15 primeiros.

13 - Gerald Henderson – SG - 21 - 6'5" - Duke
O jogador que mais evoluiu ao longo da época. Começou a época a fazer 10 pontos por jogo, e terminou a fazer 17 (chegando mesmo a fazer 20 pontos por jogo no mês de Fevereiro).

14 - Terrence Williams - SG/SF - 21 - 6'6" - Louisville
Assim como Clark, impressionou na medida em que foi determinante nas vitórias da sua equipa. Top 15 parece ser muito segundo especialistas, mas que não o excluem de um Top 20.

15 - DeJuan Blair - PF/C - 19 - 6'7" - Pittsburgh
Melhor ressaltador ofensivo da liga e um dos 5 melhores no total. Apesar da altura, Blair é um PF seguro e consistente. Resta saber se conseguirá adaptar-se à realidade da NBA.


Descidas
B.J. Mullens - C – 19 - 7'0" - Ohio State,
Classificação actual: 15-25
A verdade é que não fez uma boa época e não mostrou evolução. Apesar disso, com mais ou menos sorte, tem um lugar garantido na 1ª ronda. Graças ao seu atletismo e idade.

Jeff Teague - PG/SG - 20 - 6'2" - Wake Forest
Classificação actual: 15-20
Enquanto seus adversários directos impressionavam, Teague realizou fracas exibições nos últimos jogos, e a eliminação prematura da equipa na fase final da NCAA foram preponderantes para sua queda.


Ainda em dúvida quanto a inscrição:
Greg Monroe - PF/C - 18 - 6'11" – Georgetown
Al-Farouq Aminu - SF/PF - 18 - 6'8" - Wake Forest
A duvida ainda paira sobre os respectivos futuros. Ambos cumpriram o 1º ano na liga universitária e não realizaram uma época consistente. Tem qualidade para integrar o Top 15, sendo que já estiveram no Top 10 (Monroe foi por muito tempo Top 5). Segundo especialistas, mais um ano de afirmação na NCAA poderia ser suficiente para um Top 10/5 no proximo ano.


Os novos 1ª ronda
Eric Maynor - PG - 21 - 6'2" - VCU
Classificação actual: 18-25
Referência maior na sua equipa, liderou com 22 pontos e 6 assistências por jogo. Destaca-se pela capacidade de criar jogo, velocidade e basquete QI. Apesar de jogar numa equipa relativamente fraca, impressionou ao estar a altura de grandes equipas quando defrontou-as. É comparado a Sam Cassell

Wayne Ellington - SG - 21 - 6'5" - North Carolina
Classificação actual: 25-30
Ofuscado por duas estrelas na equipa, teve que lutar por espaço e visibilidade. Tem uma incrível média de 2.2 lancçamentos de 3 pontos feitos, em 5.4 tentados que perfaz uma media de 41.7% por jogo. É um shooter autêntico, com boa velocidade e capacidade defensiva.

Nick Calathes - PG/SG - 20 - 6'5" - Florida
Classificação actual: 25-30
Com a renovação da equipa, assumiu um papel preponderante no jogo ofensivo. Com 17 pontos, 5 ressaltos e 6 assistencias por jogo, foi o "faz tudo" da equipa. É um combo guard que de raiz é PG, mas devido a circustâncias da equipa joga à SG. Tem uma boa vião de jogo, capacidade defensiva a habilidade de marcar.

0 comentários: