17/04/09

Antevisão da 1ª Ronda dos Play-offs (East)

Publicada por Anónimo

Esta semana decidi adiar a minha crónica (programada para as quartas-feiras, como habitual), de forma a já poder trabalhar com os match-ups da 1ª ronda dos play-offs e, assim, analisar o que esperar de cada série.

(1º) Cleveland Cavaliers vs. Detroit Pistons (8º)



Os Cavaliers fizeram uma época regular de alto nível, batendo com alguma facilidade os campeões em título Boston Celtics e os Los Angeles Lakers, apontados como mais que prováveis finalistas na conferência Oeste.
Falharam o recorde caseiro de vitórias que pertencia aos Boston Celtics de 1985/86 (40-1) apenas porque decidiram poupar jogadores na recepção aos 76'ers, na última partida da fase regular.
O seu jogo tem vindo a ganhar consistência, com as penetrações de LeBron e os lançamentos longos dos muitos shooters da equipa do Ohio, mas fica a questão, será que Mo Williams tem a estaleca para ser o second-man de uma equipa campeã da NBA?



Desengane-se quem pensa que os Pistons são ouro sobre azul para a equipa de Mike Brown (a equipa de Detroit fez a sua primeira época abaixo dos 50% de vitórias, depois de 7 épocas com recorde positivo) - jogadores como Tayshaun Prince, Rip Hamilton e Rasheed Wallace são já veteranos nas lides dos play-offs e irão, certamente, complicar a vida aos Cavs. Não será à toa que conseguiram arrancar vitórias nos terrenos de Lakers, Spurs, Celtics, Nuggets e Magic, ao longo da época! Se a turma de Detroit conseguir uma vitória em Cleveland, o factor Palace pode funcionar...
Contra os Pistons está todo o circo mediático montado à volta de Allen Iverson, que não parece ser opção para a post-season, bem como a ainda inexperiência do base Rodney Stuckey (quando comparado com Chauncey Billups), apesar de toda a sua entrega ao jogo.

A minha aposta: Cavs 4 - 1 Pistons

(2º) Boston Celtics vs. Chicago Bulls (7º)


Os Boston Celtics parecem, inegavelmente, menos fortes que na época transacta. Com a lesão de Kevin Garnett, que continua de fora não se sabe bem ainda por quanto tempo, a equipa torna-se algo desequilibrada e, como mostrou, por vezes, nesta recta final da fase regular, inconstante nos resultados e no seu jogo.
Esta série com uns Bulls em ascenção pode ser extremamente complicada para a equipa de Doc Rivers que preferia, certamente, um confronto com os 76'ers para iniciar os play-offs, equipa que ainda esta semana bateram, mesmo sem Garnett e Ray Allen.
Resta saber se Stephon Marbury e Rajon Rondo podem dar à equipa de Boston o suporte essencial, caso o Big Three esteja em dia não.



Os Bulls vêm de um dos melhores períodos da sua história pós-MJ, na qual recuperaram, em cerca de dois meses, de um recorde negativo de oito derrotas.
A grande questão é que esta equipa depende muito de Derrick Rose (ainda um rookie) e do pulmão de jogadores como Noah e Thomas.
Outro handicap para a equipa de Chicago é que, sendo certo que o recém-chegado de Sacramento John Salmons se tem exibido a bom nível, o lesionado Luol Deng parecia ser o jogador indicado para a árdua tarefa de parar Paul Pierce.
Se os Bulls querem uma hipótese nesta série, não podem, de modo nenhum, perder em casa.

A minha aposta: Celtics 4 - 2 Bulls

(3º) Orlando Magic vs. Philadelphia 76'ers (6º)



Apesar de terem tremido nos últimos tempos, os Magic parecem ser os grandes adversários de Cleveland pelo título de Este, com D12 a ser um nome quase tão temido pelos adversário como LeBron, muito devido à escassez de postes que atravessa a Liga.
A série com os Sixers, uma equipa muito frágil nesta fase, parece ser ideal devido às condições de Rashard Lewis e Hedo Turkoglu o que permitirá à equipa da Flórida tempo para lhes dar uma recuperação e integração sustentada no seu plano de jogo.
Grande parte do sucesso dos Magic tem, apesar de tudo, passado pelos bases. Primeiro Jameer Nelson a exibir-se a nível de All-Star e depois um inesperado Rafer Alston que não trouxe aos adeptos da equipa de Van Gundy saudades do titular.



Na época passada a equipa então orientada por Maurice Cheeks foi uma das surpresas, se não A surpresa da NBA.
Uma equipa jovem, chegou aos play-offs, onde nada lhes era exigido e actuou a um excelente nível.
Um ano a seguir, com a chegada do supostamente renascido Elton Brand, a equipa, agora mais madura, era apontada como uma das quatro mais fortes da conferência Este.
O certo é que Brand voltou a lesionar-se, Iguodala não acertou no início da época e a equipa agoniza de trás da linha de três pontos, bem como nos lances livres.
Pior de tudo é que esta época era pedido algo à turma da Pensilvânia. E o muito que ela parece disposta a dar é uma dor de cabeça no Verão sobre a renovação ou não do melhor jogador da época, 'Dre Miller.

A minha aposta: Magic 4 - 0 76'ers

(4º) Atlanta Hawks vs. Miami Heat (5º)




Os Hawks têm uma excelente hipótese de avançar até a segunda ronda do play-off pela primeira vez esta década (mais precisamente desde 1999).
Uma equipa que tem sido das menos faladas mas também das menos contestadas da Liga, tem sido excelente em casa, fazendo lembrar um pouco os Jazz da época anterior.
O grande problema é que, atingindo o 4º lugar, vão jogar contra a melhor das equipas que é pior do que eles próprios. E mesmo isto está num plano puramente teórico.
Resta aos Hawks não vacilar, principalmente em casa, e tentar jogar serenamente, confirmando o favoritismo que quase todos lhes atribuem.



Há um factor enorme que pode dar aos Heat esta eliminatória: D-Wade.
O Flash trouxe a pior equipa de Este no ano passado até a uma posição em que lutaram pela home-court advantage até bem perto do fim da fase regular.
A grande questão é que Jermaine O'Neal não é ainda o jogador monstruoso que foi em tempos e Udonis Haslem parece ser um elo relativamente frágil nesta equipa.
Prova de fogo terão também os rookies Mario Chalmers e Michael Beasley ao terem pela frente o veterano Mike Bibby e o explosivo Josh Smith, um dos melhores defesas da liga, respectivamente.


A minha aposta:
Atlanta Hawks 4-3 Miami Heat

5 comentários:

Laercio disse...

Tudo dito, Mesquita. Boa analise.

As minhas apostas:
Cavs 4 - 1 Pistons
Celtics 3 - 4 Bulls - COME ON!!!
Magic 4 - 0 76'ers
Hawks 4 - 3 Heat

Anónimo disse...

E sim, a haver uma surpresa, mais depressa aposto nos Bulls que nos Heat, não me perguntes bem porquê... xD

FranciscoR disse...

Espero que os Hawks aniquilem os Heat. D-Wade não vai servir de nada!

Anónimo disse...

És tão hater! xP

FranciscoR disse...

mas qual hater!
simplesmente estou fascinado com estes Hawks. Não esperava tão boa campanha. E como não tenho equipa certa para apoiar nos playoffs... :>