Foi hoje conhecida a classe de Hall of Famer's de 2009 que, a partir de hoje, figurará de forma oficial no "Olimpo" da NBA. Michael Jordan encabeça uma lista de figuras marcantes na NBA, sendo este momento o da chegada ao topo daquele que é quase unanimemente considerado o melhor basquetebolistas de todos os tempos.
Michael Jordan apaixonou tudo e todos durante a sua carreira que se dividiu pelos Chicago Bulls (tornando a franquia da Cidade do Vento num mito vivo da NBA e do basket mundial) e pelos Washington Wizards. Jordan granjeou, ao longo das 15 épocas nos pavilhões da NBA, a fantástica marca de 32 292 pontos, apenas suplantada por Kareem Abdul-Jabbar e Karl Malone. Em termos de média de pontos por jogo, a marca de Jordan (30.12 ppj) é apenas e só a melhor de sempre, ultrapassando a conseguida pelo eterno Wilt Chamberlain (30.07) por muito pouco!
Juntamente com "Air Jordan" foram nomeadas mais quatro ilustres figuras dos pavilhões norte-americanos para figurarem na Hall of Fame.
John Stockton e Jerry Sloan marcaram (juntamente com Karl Malone) uma era dourada em Salt Lake City, tornando os Jazz num ícone do basquetebol de excelência.
Stockton, o base que se assemelha a Rajon Rondo, actual Point Guard dos Boston Celtics, passou toda a sua carreira ao serviço da equipa de Utah (chegou mesmo a perder um anel para Jordan, nos Bulls), foi apenas a 16ª escolha do Draft de 1984 mas tornou-se, por grande margem, o melhor assistente de sempre da NBA com 15 860 assistências, sagrando-se ainda o recordista de maior número de assistências numa só época (1 164 em 90-91) e jogador com melhor média de assistências numa época (14.5 em 89-90).
Já Jerry Sloan é o treinador com mais tempo de actividade numa só equipa, atingindo a marca de mil jogos numa só equipa. Sloan, que integrou por duas vezes, enquanto jogador dos Bulls, a All-Star Team, treina os Utah Jazz desde 1988.
Jerry Sloan, depois de uma notável carreira como jogador,
tornou-se um exemplo de longevidade enquanto treinador.
tornou-se um exemplo de longevidade enquanto treinador.
Outro dos distinguidos pela NBA é David Robinson que integrou a All-Star Team por dez ocasiões. "The Admiral", uma lenda dos Spurs, conquistou ainda dois anéis, um prémio MVP e o prémio de Rookie do Ano, ao longo de uma carreira de 14 anos.
O último dos nomeados é uma senhora, Vivian Stringer que, ao longo de 38 anos de carreira como treinadora, levou três equipas diferente à final-four e conta com um recorde de 825 vitórias e 280 derrotas.
1 comentários:
John Stockton!!!!
Quando comecei a ver a NBA, para aí em meados dos anos 90, só conseguia fixar os olhos nesse pequeno (1,85 m) grande jogador e pensar para onde é que ele ia passar a bola a seguir (claro, que era quase sempre para o Karl Malone!).
Gostava muito dessa equipa de Utah, J. Stockton, K. Malone, Jeff Hornacek e tambem o tosco do Ostertag!
PS: Quanto ao MJ e ao D. Robinson, enormes jogadoreS!!
PS2:Visitem o meu blog - New Orleans Hornets http://geoalj.blogspot.com/
Enviar um comentário