23/02/12

Para onde vai Dwight Howard?

Publicada por João Miguel Ramos Delgado

À semelhança do que aconteceu com Carmelo Anthony na época passada e LeBron James, Dwyane Wade e Amar'e Stoudemire na transacta, Dwight Howard tem na presente uma grande questão para dar resposta.

Na NBA há 8 anos, a cumprir o seu último ano de contrato (tem mais um ano de contrato por opção do jogador, que ao que tudo indica não será exercida), o gigante norte-americano é um dos jogadores mais falados e comentados pela comunicação social nos últimos meses. Não pelas suas prestações em campo, que há muito já deixaram de surpreender - esta época conta com 20 pontos, 15 ressaltos e 3 blocos por jogo -, mas sim pela decisão que terá que tomar nos próximos dias.

Os rumores intensificaram-se quando, no inicio de Dezembro e com a NBA ainda em lockout, o General Manager dos Orlando Magic, Otis Smith, confessou à imprensa que Howard pediu para ser trocado. No meio de tanta especulação, quatro equipas surgem como respostas credíveis à pergunta colocada. Orlando Magic, New Jersey Nets (Brooklyn Nets na próxima epoca), Los Angeles Lakers e Dallas Mavericks.


Ficar em Orlando 



 • Vantagens:
Renovar com os Magic permite a Howard um contrato de 5 anos no valor de 109 milhões de dólares, enquanto que se assinar com outra equipa, como Free Agent, permite um máximo de "apenas" $81 milhões por 4 anos. Continuar a jogar numa equipa competitiva e a morar em Orlando, onde já reside há quase uma década.

 • Desvantagens: Uma presença na Final em 2009 e uma semi-final (final da conferência) em 2010 foi o melhor que os Magic conseguiram com Howard na equipa. A eliminação na primeira ronda no último play-off ainda é bem recente na memória do poste. Decisões desastrosas da direcção dos Magic nos últimos anos. São exemplos o dinheiro mal gasto nas contratações de Rashard Lewis ($110 milhões distribuídos em 6 anos) e Chris Duhon ($15 milhões por 4 anos). Trocas constantes que limitaram a equipa a duas escolhas de primeira ronda em 5 Drafts, bem com o falhanço da troca que levou Gilbert Arenas para Orlando. E a decisão de não renovar com Hedo Turkoglu após a Final de 2009, por considerar ser muito caro, e um ano e meio depois trocar Marcin Gortat, Vince Carter e Mickael Pietrus pelo mesmo Hedo Turkoglu. Decisões que sem dúvida contribuíram para o falhanço desportivo da equipa.

 • Perspectiva da equipa Podem trocá-lo, o que significa não ficar de mãos a abanar caso este decida ir para outra equipa. À semelhança do que aconteceu com os Denver Nuggets na época passada, que conseguiram jogadores como Danilo Gallinari, Wilson Chandler, Raymond Felton e Timofey Mozgov ao abrir mão de Carmelo Anthony. Ou então podem tentar convencê-lo a ficar e correr o risco de não receber nada em troca. Exemplo do que se passou com os Cleveland Cavaliers em 2010, quando viram a sua super-estrela, LeBron James, deixar a equipa.

 Nota: a troca tem que ser feita ate o dia 15 de Março - data limite para transferências na NBA.


New Jersey/Brooklyn Nets 



 • Vantagens: Jogar ao lado da também super-estrela Deron Williams. Levar Howard para Brooklyn significa a renovação do base com os Nets, que também está a cumprir o seu último ano de contrato e ameaça deixar a equipa caso esta não melhore significativamente o seu plantel. Na próxima época os Nets inauguram seu novo pavilhão (Barclays Center) e completam assim a sua mudança de cidade para Brooklyn, Nova York. Uma oportunidade comercial única para qualquer jogador, e que no caso de Howard é capaz de suplantar a diferença contratual de $30 milhões caso decida assinar pelos Nets como Free Agent.

 • Desvantagens: Histórico recente negativo da equipa, cuja última aparição nos Play-offs aconteceu em 2007. Tiveram o pior registo entre as 30 equipas na época de 2009-2010 com o pior início de época da história da NBA (18 derrotas consecutivas).

 • Perspectiva da equipa: Não conseguir contratar Howard significa ver partir o seu melhor jogador, Deron Williams (apesar de numa entrevista recente ter revelado que existe 90% de probabilidade de ficar), e ir para Brooklyn sem esperanças de sucesso desportivo a curto/médio prazo. É a única equipa que pode conseguir Howard através de troca ou como Free Agent. Brook Lopez, o rookie MarShon Brooks, Anthony Morrow e escolhas de Draft são as principais peças que os Nets têm para oferecer.


Los Angeles Lakers 




 • Vantagens: Sem duvida o histórico vitorioso. 7 Finais e 5 títulos em 12 anos resumem bem a capacidade da equipa de Hollywood. As oportunidades comerciais que jogar em Los Angeles oferece a qualquer atleta. Assim como no caso de Brooklyn, podem colmatar qualquer perda a nível contratual com a NBA.

 • Desvantagens: Não ser o melhor, mais importante e a primeira opção ofensiva da equipa. As mesmas razões que levaram Shaquille O’Neal a deixar a equipa em 2004. Em LA, Kobe é rei e senhor. O legado deixado por O’Neal, que trocou Orlando por LA onde finalmente conseguiu sagrar-se campeão. Howard já revelou sentir-se incomodado com as constantes comparações de que é alvo.

 • Perspectiva da equipa: A única forma de Howard ir para os Lakers é através de troca, que terá que ser realizada antes do dia 15 de Março. Bynum e Paul Gasol são as únicas peças que parecem interessar aos Magic. Fala-se na troca de ambos, apenas Paul Gasol ou apenas Bynum por Howard, que figura ser a opção mais realista. No entanto, as recentes exibições de Bynum (conta com 16 pontos, 12,5 ressaltos e 2 blocos por jogo esta época) deixam a direcção dos Lakers algo relutantes em relação a troca, visto que Bynum permite à equipa uma maior flexibilidade contratual visto que é dois anos mais novo do que Howard.


 Dallas Mavericks 



• Vantagens: Ir para a equipa campeã da última época, jogar ao lado do alemão Dirk Nowitzki, duas vezes MVP da época regular e MVP da final em 2011. Existe também a possibilidade da equipa juntar ao seu plantel Deron Williams (o base dos Nets anteriormente referido) e formar um temível trio, à altura de Wade, James e Bosh. Um dono e presidente capaz de tudo pelos seus jogadores. Mark Cuban é sem dúvida uma influência positiva na equipa e figura capaz de persuadir Howard a aceitar seu projecto.

 • Desvantagens: Novamente não ser a figura principal da equipa. Dirk Nowitzki está em Dallas há 14 anos e, mesmo com 33 anos continua a ser o jogador mais produtivo da equipa e, consequentemente, o rosto da organização. Financeiramente a pior opção. Ir para Dallas implica aceitar um contrato inferior ao que ele poderá auferir em qualquer uma das equipas anteriormente mencionadas, bem como oportunidades comerciais mais limitadas.

 • Perspectiva da equipa: A única forma realista de conseguir contratar Howard é através do mercado de Free Agents, no verão. E que para tal seja possível, exigirá à formação de Dallas algum esforço financeiro. Para ter ambos, Williams e Howard na equipa,  Dallas teria que se ver livre de toda a equipa, com excepção de Dirk Nowitzki para libertar Cap Space (dinheiro disponível para salários) suficiente. Teriam que trocar Marion e Haywood, por exemplo. No caso de adquirir apenas Howard, basta a equipa não exercer a opção de mais um ano do contrato de Lamar Odom.


 As cartas estão na mesa e competem aos dois protagonistas decidirem quando esta história terá um ponto final. Howard se quer continuar a representar os Magic ou rumar a outras paragens, e os Magic se querem trocá-lo ou não. Uma coisa é certa, brevemente teremos novidades.

0 comentários: