06/09/09

Bruce "Lee" Bowen

Publicada por João Oliveira

Retirou-se um dos mais respeitados e odiados jogadores da NBA.

Bruce Bowen, livre desde que foi libertado pelos Bucks, decidiu colocar um ponto final numa carreira cheia de sucessos e controvérsia.

Iniciou a sua carreira profissional em França, no Le Havre. Após representar várias equipas naquele país, seguiu em 1997 para a principal liga americana onde, até 2001, representou os Miami Heat (em 1997 e em 2000-01), os Boston Celtics (1997-99) e os Philadelphia 76ers (1999-00), sem nunca ter grande sucesso, exceptuando na última época de todas, ao serviço dos Heat, onde jogou em todos os jogos sendo titular em 72. Neste momento era já reconhecido como um bom defensor.


Ray Allen foi um dos muitos jogadores que protagonizaram duelos recorrentes com o swingman dos Spurs


É então que, em 2001, chega aos San Antonio Spurs pela mão de Gregg Popovich. Aqui fez uma carreira como poucos. Não era um scorer, não ressaltava, não assistia, era um péssimo lançador de lances livres, a única coisa que aparentava fazer era meter uns triplos. Digo aparentava porque os números não são tudo. Entre 2001 e 2009, Bruce tornou o trabalho invísivel em algo muito visível. A sua agressividade (por vezes desmedida) e inteligência anulou alguns dos melhores jogadores da liga. Desde 2001 até 2008 foi sempre nomeado para a primeira ou segunda equipas defensivas da NBA, o que diz muito da sua capacidade defensiva. Outro factor que o demonstra foram os 500 jogos consecutivos a titular que fez, mostrando que mesmo não sendo um go to guy, não era um jogador dispensável para Popovich. Na offseason de 2009 fez parte do pacote que levou Richard Jefferson para os Spurs. Semanas mais tarde acertou a rescisão com os Bucks, decidindo agora que chegou o momento para um jogador que ficará na história como um dos melhores defensores que a liga já testemunhou, além das suas outras "façanhas".

0 comentários: