23/05/09

Uma liga cosmopolita

Publicada por João Oliveira

Cada vez mais a NBA é uma liga do mundo, e podemos notar isso a cada ano que passa. Época após época, mais estrangeiros chegam e mais estrangeiros ganham o seu lugar na liga americana.

A 6 de Janeiro do presente ano, eram contados 77 estrangeiros a actuar na NBA, entre os quais se encontram inúmeras estrelas, desde Manu Ginobli a Dirk Nowitzki, passando pelo quase americano Tim Duncan ou Steve Nash, sem esquecer Tony Parker, os manos Gasol ou Yao Ming, entre muitos outros.


Duas das mais proeminentes figuras do basket internacional, combinam, entre si, três prémios de MVP da época regular


Mas não pára por aqui. No draft que se aproxima a passos largos, vão estar elegíveis novos jogadores internacionais, sendo o mais famoso dos casos o de Ricky Rubio, que é apontado como provável segunda escolha, neste caso por parte dos Memphis Grizzlies.


Ricky Rubio é uma das mais promissoras jovens estrelas, e encontra-se a um passo da NBA

Estas constantes vagas que invadem a América do basquetebol têm internacionalizado, e muito, a liga. Graças a todos estes jovens, a NBA é mais do que uma liga com os melhores do mundo, é um símbolo de multiculturalidade, é uma atracção para fãs de todo o mundo, e ainda é capaz de usar esta fama para ajudar os mais desfavorecidos, com programas tão importantes para a comunidade como o NBA Cares, algo que deve ser aplaudido, por demonstrar que o desporto e a caridade não são, de todo, incompatíveis.

0 comentários: