02/05/09

Mudam-se os tempos mudam-se as... forças?

Publicada por João Oliveira

2008/09 está, oficialmente, a acabar. Dentro de pouco tempo saberemos quem é o campeão desta temporada, e daremos início a uma nova. E essa nova época trará consigo algo de extrema importância: entraremos numa nova década.

Portanto hoje tratarei de uma questão que consegue ser simples e complexa ao mesmo tempo. Quem tem, neste momento, as melhores condições para triunfar nos próximos 10 anos? Assistiremos ao nascimento de uma nova dinastia como os Bulls de Jordan nos anos 90, ou o equilibrio prevalecerá entre as franchises que constituem a NBA?

Em primeiro lugar, para algumas equipas assumirem uma posição como melhores da liga, outras tantas serão obrigadas a ceder o lugar.
Na minha óptica, existem alguns históricos que poderão, muito em breve, passar a ocupar os últimos lugares da tabela.

O primeiro e, talvez, o mais subjectivo, serão os Suns. Subjectivo por duas razões:
- De um lado, devido ao facto de este ano não participarem nos playoffs, pode-se argumentar que já entraram em declínio;
- Do lado oposto, o facto de terem um core mais jovem com J-Rich, Leandrinho e Amare pode dar esperanças para o futuro próximo.

Depois, equipas que, muito provavelmente, irão decrescer. Os históricos Lakers e Spurs.
Em LA, vive-se uma fase de grandiosidade, com Gasol finalmente a fazer esquecer Shaq. No entanto Kobe começa a ter alguma idade, e na próxima época irá, possivelmente, retirar-se. Ora, os Lakers podem sobreviver sem muitas coisas, mas duvido seriamente que Kobe seja uma delas. A menos que, do nada, apareça outro Kobe, a menina bonita de Los Angeles pode correr sérios riscos de ficar fora dos playoffs por uns anos.
Também em San Antonio a idade é factor influente. Duncan deverá começar a pensar na reforma. O 6th man Manu Ginobli, teve uma época sofrida, recheada de lesões, e também já não caminha para novo. A dúvida instala-se, será que Parker tem capacidade para continuar em frente e levar a equipa a mais sucessos?

As estrelas que marcaram uma década...


Em Este encontram-se casos semelhantes e outros totalmente distintos.

Boston é uma cidade que, tal como LA, vive épocas de prosperidade. As blockbuster trades que trouxeram Ray Allen e Garnett para junto de Paul Pierce fizeram os fãs dos C's relembrarem Larry Bird e companhia.
Mas todos eles irão começar a cair de rendimento, provavelmente. E com isso surge uma dúvida semelhante à que se vive em San Antonio. A jovem estrela Rondo poderá ser a base de uma equipa renascida que se manterá nos lugares cimeiros, ou os anos de sucesso serão efémeros?

Detroit é a outra grande equipa em declínio. Os anos de Flip Saunders são já uma miragem, e em breve também o serão nomes como Sheed, Prince ou Rip.
Dificilmente sairão os 3. No entanto, é clara a tentativa de reconstrução dos Pistons. Depois da infelicidade que foi a troca de Billups por Iverson, os Pistons irão tentar renascer das cinzas, mas provavelmente cairão antes de o conseguirem fazer.

Agora trato da parte boa. Quem tem condições para ser uma força dominante da liga?

Começo, para já, por pegar em dois jogadores, em vez de equipas.
Lebron e Wade. Qualquer equipa onde estes dois rapazes estejam arrisca-se a ser um sério candidato a campeão. Coloquei os jogadores em vez da equipa por duas razões. A primeira é que podem, na próxima época, trocar de cidade. Mas isso não me parece ser muito real. A segunda, esta sim decisiva, é que eles contam por uma equipa. Olhemos por exemplo para os Cavs deste ano. Pegando em jogadores nada mais que medianos e juntando-lhes Lebron, Mike Brown foi capaz de atingir os playoffs com toda a distinção e aclamar-se como um dos maiores candidatos ao título. E Wade tem uma capacidade praticamente igual de fazer dos medianos bons, e dos bons fantásticos.

Passando estes dois indivíduos, viro-me para as equipas ditas desse nome. Nomearei as três que me parecem em melhores condições de "subir na vida". São elas os Oklahoma Thunder, os Portland Trail Blazers e os Memphis Grizzlies.

...e as que prometem marcar a próxima.


Em Oklahoma nasceu uma equipa. E aos jovens Durant, Westbrook e Green, mais uma estrela promissora se juntará este ano. Se mantiverem o seu jovem núcleo na cidade, os Thunder podem olhar para a nova década com um olhar cheio de ambição e sede de títulos.
Já os Trail Blazers podem ambicionar chegar longe ainda mais proximamente. Apesar de também jovens, a turma de Roy e Aldridge consegue mostrar-se mais experiente, e factor influente é, decerto, a presença nos playoffs desta temporada. Se Greg Oden mostrar tudo o que prometeu e Rodriguez ou Bayless explodirem, podemos esperar marcos importantes por parte da equipa de Portland.
E por fim chegamos a Memphis. Provavelmente será, dos exemplos falados até ao momento, aquele que será alvo de mais dúvida. Mas a verdade é que uma equipa onde se juntam talentos como o de OJ Mayo, Rudy Gay, Marc Gasol e Mike Conley tem tudo para dar certo. Ou quase tudo. Infelizmente para os fãs dos Grizzlies, este ano mostrou algo que faz recear qualquer adepto de basket. Memphis não se portou como uma equipa. E aí poderá estar a diferença entre uma equipa mediana e um campeão. Se conseguirem unir-se em torno do mesmo objectivo, podem ser demolidores. Mas se se mantiverem a remar cada um para seu lado, em breve a reconstrução voltará a estar nos horizontes da franchise do Tennessee.

0 comentários: