Com o fim da regular season já são conhecidas as probabilidade que cada equipa terá na Draft Lottery, assim como a ordem definitiva das 16 equipas que integram os Playoffs. O evento decorre no dia 19 de Maio (mais informações aqui).
Quanto aos jogadores, no passado dia 26 à meia-noite (5:00h horário de Lisboa) terminou o prazo para a inscrição dos mesmos no Draft. Sem surpresas, os casos referenciados nas últimas crónicas confirmaram-se. Entretanto, esses jogadores inscritos têm até ao dia 15 de Junho para retirarem o nome da lista e permanecerem nas respectivas equipas.
Em relação ao último Mock, os seguintes jogadores decidiram não participar do Draft:
Greg Monroe - PF/C - Georgetown
Willie Warren - SG – Oklahoma
Al-Farouq Aminu - SF/PF - Wake Forest
Evan Turner - SG/SF - Ohio State
Kyle Singler - SF/PF – Duke
Jerome Jordan - C - Tulsa
Craig Brackins - PF/C - Iowa State
Com dois meses a separar-nos do Draft, é tempo de começar a analisar as escolhas de um modo geral, assumindo a perspectiva das equipas. Portanto, com as equipas ordenadas consoante a classificação final da regular season e apenas com os jogadores cuja inscrição no Draft é por agora uma certeza, passemos ao 2º Mock Draft.
# 1 Sacramento Kings
Blake Griffin - PF/C – Oklahoma
Não há dúvidas que Griffin será a 1ª escolha. O “problema” de Sacramento é o facto de já ter um PF jovem e promissor na equipa (Jason Thompson). Como nenhum deles tem uma produção considerável numa segunda posição, a solução poderá passar por uma troca. As expectativas depositadas em Griffin são de tão modo elevadas que de momento é impensável pensar numa troca envolvendo esse. Griffin seria uma peça importante na reconstrução dos Kings que conta para já com alguns jovens de valor.
# 2 Washington Wizards
Ricky Rubio - PG - DKV Joventut (Espanha)
Washington neste caso seguiria o critério do melhor jogador disponível, pois na ultima offseason assinou um contrato milionário com o PG Gilbert Arenas. Montar uma equipa a curto prazo para disputar o título, que passa por trocar esta escolha, ou manter essa (no caso Rubio) e renovar o plantel, reduzindo assim a folha salarial nesta altura de crise? É a grande dúvida dos Wizards no momento.
Washington neste caso seguiria o critério do melhor jogador disponível, pois na ultima offseason assinou um contrato milionário com o PG Gilbert Arenas. Montar uma equipa a curto prazo para disputar o título, que passa por trocar esta escolha, ou manter essa (no caso Rubio) e renovar o plantel, reduzindo assim a folha salarial nesta altura de crise? É a grande dúvida dos Wizards no momento.
# 3 Los Angeles Clippers
Jordan Hill - PF - Arizona
Após uma época falhada os Clippers têm em vista uma renovação gradual da equipa, encabeçada por Eric Gordon, Al Thornton e Chris Kaman. Liderados pelo experiente PG Baron Davis, a opção mais provável passa pela escolha de um PF, no caso Jordan Hill. Apesar de terem Zach Randolph e Marcus Camby para o frontcourt, Hill seria útil na medida em que Zach e Camby já não caminham para novos.
# 4 Oklahoma City Thunder
Hasheem Thabeet - C - Connecticut
Com um dos planteis mais promissores da liga, Oklahoma carece muito de um C com capacidade defensiva para acrescentar solidez à equipa. Thabeet parece ser essa peça em falta. Convém relembrar que os Thunder estiveram perto de adquirir Tyson Chandler (um jogador de semelhantes caracteristicas) aos Hornets.
# 5 Minnesota Timberwolves
James Harden - SG - Arizona State
A grande dúvida de Minnesota está entre escolher um PG ou um SG. Depois de mais uma época em que Randy Foye rendeu mais nos minutos que esteve a SG, e Sebastian Telfair realizou bons jogos, faria mais sentido apostar num PG. No entanto, Harden é um SG com uma visão de jogo privilegiada, seguro, e um autêntico jogador de equipa. Seria o complemento perfeito para Foye no backcourt.
# 6 Memphis Grizzlies
Brandon Jennings - PG - Lottomatica Roma (Itália)
Depois das boas surpresas OJ Mayo e Marc Gasol, os Grizzlies vêem neste draft a oportunidade de juntar mais um jovem promissor a equipa. Brandon Jennings figura a escolha mais adequada, apesar da equipa de Memphis já contar com Conley para a posição.
# 7 Golden State Warriors
Tyreke Evans - PG/SG – Memphis
Após as renovações de Biedrins e Monta Ellis, assim como a contratação de Corey Maggette e Jamal Crawford, os Warriors tem que pensar rapidamente numa redução salarial do seu plantel tendo em conta os sucessivos fracos resultados. Com muitas opções de troca, é difícil determinar qual a opção mais adequada para a equipa de Golden State. Evans como melhor disponível actualmente seria a melhor opção.
# 8 New York Knicks
Stephen Curry - PG/SG – Davidson
Com a chegada do coach Mike D’Anthony, a equipa de New York passou a jogar no famoso run-and-gun, característico do treinador italiano. Stephen Curry é, sem sombra de dúvida, o melhor lançador deste draft. Filho do ex-jogador Dell Curry, aprendeu desde cedo a arte de lançar. Seu estilo de jogo adapta-se perfeitamente às exigências tácticas dos Knicks.
# 9 Toronto Raptors
Demar DeRozan - SG/SF – USC
Depois de uma época falhada, os Raptors aparecem neste top 10 com algumas expectativas em relação ao futuro da equipa. Demar DeRozan, o questionável “novo Vince Carter” assume-se como o eleito da equipa de Toronto. Após ter sido considerado top 15 a meio da época, surge seguro entre os dez primeiros. O risco é elevado, mas a mais-valia futura que pode gerar compensa esse.
# 10 Milwaukee Bucks
Earl Clark - SF/PF – Louisville
Ser rookie em Milwaukee não tem sido tarefa fácil. Os Buks tem visto suas escolhas de segunda ronda serem mais produtivas que as de primeira (Ramon Sessions e Mbah a Moute em relação a Yi Jianlian e Joe Alexander, nos anos de 2007 e 2008 respectivamente). Clark emerge como principal alvo, com vista no reforço defensivo da equipa, assim como no acréscimo de polivalência.
# 11 New Jersey Nets
Gerald Henderson - SG – Duke
Com uma escolha não muito baixa, pelo segundo ano consecutivo a equipa de New Jersey está presente na lottery. Henderson é o jogador mais adequado para o actual plantel, apesar de figurar uma escolha de risco. Entretanto, os Nets com certeza terão em conta o sucesso da escolha do último ano, Brook Lopez, tendo muita atenção aos jogadores que podem vir a descer nas escolhas.
# 12 Charlotte Bobcats
DeJuan Blair - PF/C – Pittsburgh
Blair é um PF dito baixo para os padrões da NBA. Sua explosão física, ressaltos e capacidade de finalização fariam da dupla Blair & Okafor uma combinação temível. Os Bobcats após algumas trocas ainda continuam a procura desse tal jogador para completar o frontcourt.
# 13 Indiana PacersJames Johnson – PF - Wake Forest
James Johnson é um combo foward, cujo principal atractivo aos Pacers é sua capacidade atlética e vertente ofensiva. Com esta escolha procuram continuar a reconstrução da equipa a volta da estrela em ascensão, Danny Granger. Indiana foi uma das surpresas da época, depois de estar perto de alcançar os Playoffs mesmo após a troca do ex-capitão Jermaine O’Neal.
# 14 Phoenix Suns
Ty Lawson - PG - North Carolina, Junior
Após uma época muito abaixo do esperado, a equipa de Phoenix integra a lottery. Com vista em renovar a equipa, Lawson pode ser uma peça importante visto que actual PG titular, Steve Nash, cessa contrato na próxima offseason. Tendo em conta o fraco rendimento do rookie de 2008, Robin Lopez, os Suns terão mais cuidado no sentido de escolher o melhor jogador disponível.
#15 Detroit Pistons
Terrence Williams - SG/SF - Louisville
# 16 Chicago Bulls
Jonny Flynn – PG – Syracuse
# 17 Philadelphia 76ers
B.J. Mullens - C - Ohio State
# 18* Minnesota Timberwolves (via Miami)
Jrue Holiday - PG/SG – UCLA
# 19 Atlanta Hawks
Eric Maynor - PG – VCU
# 20 Utah Jazz Dallas
Jeff Teague - PG/SG - Wake Forest
# 21 New Orleans Hornets
GaniLawal PF/C – 20 - Georgia Tech
# 22 Dallas Mavericks
Chase Budinger - SG/SF - Arizona
# 23* Sacramento Kings (via Houston)
Austin Daye SF/PF – 20 - Gonzaga
# 24 Portland Trail Blazers
Sam Young - SF/PF – Pittsburgh
# 25* Oklahoma City Thunder (via San Antonio)
Tyler Hansbrough - PF - North Carolina
# 26 * Chicago Bulls (via Oklahoma City, via Denver)
Wayne Ellington - SG - North Carolina
# 27* Memphis Grizzlies (via Orlando)
Darren Collison - PG - UCLA
# 28* Minnesota Timberwolves (via Boston)
DaJuan Summers - SF/PF - 21 - Georgetown
# 29 Los Aangeles Lakers
Patrick Mills - PG - 20 - Saint Mary's
# 30 Cleveland Cavaliers
Marcus Thornton - SG - LSU
Mais informações sobre os jogadores aqui. Dispostos no Top 10 Organizados das respectivas posições.
1 comentários:
Tens um erro na 12ª e 13ª escolhas!
Enviar um comentário