12/04/09

Dikembe Mutombo Mpolondo Mukamba Jean-Jacques Wamutombo

Publicada por João Oliveira

Humanitário, multilingue, defesa do ano da NBA por quatro vezes (feito apenas igualado por Ben Wallace) ou atleta mais velho no activo a actuar na liga americana. Alguns dos feitos pelos quais Dikembe Mutombo é, possívelmente, um dos congoleses mais conhecidos dos nossos dias.

Na noite passada pudemos observar, provavelmente, o último suspiro de uma carreira recheada de exitos. A substituir o lesionado Yao Ming, Deke (como é também conhecido) relembrou os melhores anos da sua carreira com um double-double (10 pontos e 15 ressaltos), adicionando ainda 4 dos seus habituais blocks, em 34 minutos de jogo, melhor marca desde 21 de Fevereiro de 2007, contra Miami.

The Finger Wag, um dos movimentos mais temidos da NBA


Em 17 anos como profissional, "Mount" Mutombo foi conhecido por dominar o garrafão como quase ninguém, em 30.8 minutos por jogo ao longo da carreira, teve em média 10.4 ressaltos por jogo e impressionantes 2.7 blocks por jogo. Estes números, aliados à longevidade da sua carreira, fazem com que seja o 21º na lista de ressaltos e o 2º na lista de blocked shots.

Do alto dos seus 2.18 metros, uma história curiosa surge. Quando efectuava um block, levantava o seu dedo indicador e apontava-o ao adversário ("tradição" iniciada em Atlanta, sua segunda equipa). A NBA decidiu, mais tarde, punir esse gesto com uma falta técnica por conduta anti-desportiva. A partir daí, para evitar a falta, passaria a levantar o dedo para o público, acabando por rodear a regra criada por sua causa.

Fora do campo, Deke é dono de uma fundação que pretende melhorar o nível de vida no seu país de origem, a República Democrática do Congo, e da restante África. Esta tem no seu website (http://www.dmf.org/) diversas informações, entre as quais se encontram os planos do hospital que Mutombo pretende construir na capital Kinshasa.

Um impressionante atleta e ser humano que, segundo o próprio, se retirará no final da presente temporada e que deixara, decerto, saudades a todos os apreciadores de basket, pela sua destreza dentro e fora do campo.

0 comentários: