05/03/09

Rookie Rankings - Week 18

Publicada por Meirinho

A NBA está apaixonada por Derrick Rose. O número 1 dos Chicago Bulls já conheceu momentos de maior fulgor ao longo da temporada, mas o modo como vem comandando a sua equipa em campo continua a impressionar.


Rose, natural de Chicago, foi a 1ª escolha do draft de 2008.


O antigo base dos Memphis Tigers não tem estado particularmente feliz no capítulo do lançamento, concretizando cerca de 40% ao longo das últimas 4 partidas e marcando uma média de 13 pontos nas últimas 5. Ainda assim, o conjunto às ordens de Vinny Del Negro continua bem vivo na luta pelos playoffs, e para isso muito contribuiu a excelente prestação de Rose face aos Houston Rockets, onde granjeou honras de melhor em campo.
Em autêntico estado de graça - fazendo inclusivamente perigar a liderança de Rose - encontra-se Russell Westbrook. Apesar do péssimo recorde, os Thunder continuam a dar espectáculo ao ritmo do seu jovem e electrizante base. Na ausência de Kevin Durant e Jeff Green, o antigo aluno da UCLA protagonizou o 1º triplo-duplo de um rookie esta temporada, anotando 17 pontos, 10 ressaltos e 10 assistências na surpreendente vitória perante os Dallas Mavericks.
Completa o pódio um inconsistente OJ Mayo. O espectro da ineficácia parece pairar sobre o shooting guard dos Grizzlies, que vem lançando abaixo dos 30% para lá da linha de 3 pontos nos últimos 5 desafios. Ainda assim, como seria de esperar de um verdadeiro scorer, Mayo encontra sempre forma de fazer-se notar na vertente da finalização, ultrapassando com facilidade a barreira dos 18 pontos por jogo.
Esta semana registou-se a entrada para o TOP 10 do base DJ Augustin, dos Bobcats, regressado de uma lesão abdominal.  Mais saliente, contudo, foi a saída de Greg Oden. O poste dos Blazers parece incapaz de afastar os problemas físicos, levantando cada vez mais interrogações sobre a preferência que lhe foi dada em detrimento do Kevin Durant no draft de 2007.


TOP 10

Derrick Rose; Chicago Bulls
Russell Westbrook; Oklahoma City Thunder
OJ Mayo; Memphis Grizzlies
Brook Lopez; New Jersey Nets
Eric Gordon; LA Clippers
Michael Beasley; Miami Heat
Kevin Love; Minnesota Timberwolves
Marc Gasol; Memphis Grizzlies
Jason Thompson; Sacramento Kings
DJ Augustin; Charlotte Bobcats 

Mais informação aqui.


Matchup da Semana: Eric Gordon vs. Ben Gordon

Aos 25 anos, Ben Gordon é tão só o jogador com mais triplos concretizados na história dos Chicago Bulls. É este o cartão de visita de um dos melhores atiradores da NBA, o único rookie a vencer o prémio de Sixth Man Of The Year, corria a época 2004/05.


Eric Gordon (2008/2009) - 19 anos
58 Games | 33,0 MPG | 15,1 PPG | 2,5 RPG | 2,7 APG | 1,0 STL | 0,444 FG% | 0,384 3P%

Ben Gordon (2004/2005) - 21 anos
82 Games | 24,4 MPG | 15,1 PPG | 2,6 RPG | 2,0 APG | 0,6 STL | 0,411 FG% | 0,405 3P%


Dificilmente poderia haver tanta coincidência. Tanto Eric como Ben Gordon são verdadeiros shooting guards sem o perfil físico ideal para a posição, nomeadamente no que toca à altura. A sua verdadeira vocação está na marcação de pontos, muitas vezes em zonas distantes do cesto.

1 comentários:

Laercio disse...

Quero ver o Lopez pelo menos no top 3.

Boa matchup.

Na altura, apesar do Ben Gordon não ter concorrência directa para SG, os Bulls jogavam com Duhon+Kirk no backcourt. O que justifica os 24mpg.

Já o Eric tem jogado mais minutos, e tem sido titular habitual. Entretanto tem mais concorrência a nível de protagonismo e, digamos, "tempo com bola", pois joga ao lado de Zach, Davis e Al T.