12/03/09

Top 10 - Power Foward's

Publicada por Laercio

Hoje olharemos para os Power Fowards - do português extremos-poste ou postes de força - que terão uma palavra a dizer no draft que se avizinha. Ao longo dos últimos anos os PF’s tem vindo a ser mais do que segundos-postes, passando a ser um misto entre SF e PF, dando assim surgimento aos chamados Combo Foward’s.
No top 10 que se segue, não se destacam muitos desses Combo Foward’s, mas sem dúvida há PF’s muito completos e capazes de mais do que ressaltos e afundanços.


É do consenso entre os especialistas que Blake Griffin será a primeira escolha deste draft.


1. Blake Griffin
Power Forward | Altura: 6-10 | Peso: 245 | Idade: 19
Universidade: Oklahoma
Ranking: Top5

Unanimidade quanto a ser a primeira escolha deste draft. Com 22 pontos, 10.6 ressaltos e uma eficácia de 63% em lançamentos por jogo, os números falam por si. Alto e extremamente atlético, tem o corpo a medida do que a NBA exige. É um finalizador admirável, pois emprega em cada movimento ofensivo sua explosão e agressividade. Também bom defensor, Griffin usa da sua inteligência e versatilidade para conseguir marcar qualquer PF ou C da liga universitária. Griffin possui uma mobilidade e velocidade invulgar para a sua altura, assim como uma boa técnica de drible. Ao longo do ano tem melhorado consideravelmente seu lançamento de média distância.
Para além das qualidades físicas e técnicas, é muito inteligente, líder e um excelente jogador de equipa. É comparado á Carlos Boozer e Antonio McDyess (antes das lesões).

2. Jordan Hill
Power Forward | Altura: 6-10 | Peso: 235 | Idade: 21
Universidade: Arizona
Ranking: Top5

Mais consistente esta época, Hill tem feito médias de 18.5 pontos, 11 ressaltos e 55% em eficácia de lançamento por jogo. Finalizador nato, possui uma combinação mortal de altura atletismo e explosão, que permite-lhe sair do chão e afundar com facilidade e sem o mínimo esforço. Tem a capacidade de criar suas próprias oportunidades, e com uma boa penetração curta torna-se extremamente perigoso para qualquer defesa. Na defesa, por um lado consegue bons desarmes de lançamento mas por outro não é tão eficaz no "1-para-1", na rotação e quando tem que defender no perímetro.
Hill tem vindo a melhorar consideravelmente ao longo da sua carreira na liga universitária, e é essa evolução que tanto impressiona. Tem o que a NBA procura, atletismo e potencial. É comparado á Chris Wilcox com melhor ressalto.

3. Greg Monroe
Power Forward | Altura: 6-11 | Peso: 240 | Idade: 18
Universidade: Georgetown
Ranking: Lottery

A cumprir seu primeiro ano na liga universitária, alterna entre bons e maus jogos. Seus números revelam essa inconsistência, 12.7 pontos e 6.6 ressaltos por jogo, enquanto seus 18 anos um potencial enorme. Não é o típico PF atlético da NBA, pois seu jogo resume-se a técnica de movimentos, basquete QI e timing. Monroe tem um estilo de jogo europeu, com bom footwork e técnica de lançamento nas acções de poste, assim como paciência e hesitações que permitem-lhe variados movimentos ofensivos. Também trabalha muito bem de costas para o cesto, tenta penetrações rápidas e lançamentos de média distância. Na defesa é muito sólido mas ainda algo inconsistente, pois em certos jogos não emprega a energia necessária.
Monroe não é um jogador energético e entusiasta, mas sua capacidade de ser eficaz ao jogar simples encanta os scouts. É comparado á Paul Gasol e Andray Blatche.

4. Patrick Patterson
Power Forward | Altura: 6-8 | Peso: 223 | Idade: 19
Universidade: Kentucky
Ranking: Mid-late first round

Para muitos é demasiado pequeno para um PF, mas seu atletismo e velocidade tem compensado essa falta de tamanho e tem-lhe permitido números muito bons (18 pontos, 9 ressaltos e 60% em lançamentos por jogo.). Petterson tem impressionado muito, tanto na defesa como no ataque. Ofensivamente é rápido e usa sua força para ganhar posição e contrariar os mais altos e atléticos defesas, quase sempre com lançamentos rápidos. Na defesa, ainda tem problemas ao marcar PF’s no perímetro, entretanto tem melhorado os desarmes de lançamentos e ressaltos defensivos.
Sem dúvida Petterson terá que adaptar sua altura ao seu jogo na NBA, mas não há razões para recear essa transição. Principalmente se continuar a evoluir como tem feito. É comparado a Carl Landry e Brandon Bass.

5. DeJuan Blair
Power Forward | Altura: 6-7 | Peso: 265 | Idade: 19
Universidade: Pittsburgh
Ranking: Mid-late first round

Melhor ressaltador ofensivo da liga (5.6) e 4º melhor no total de ressaltos (12.4), impressiona por ter apenas 6’7” (2,01 m). Trabalha muito rápido ofensivamente, a procura de contrariar seu opositor, e usa o corpo buscando o contacto para conseguir cestos (15.6 pontos por jogo). Blair terá que evoluir seus movimentos pois a dimensão do jogo na NBA é completamente diferente. Na defesa, tem problemas quando enfrenta jogadores que conseguem sobressair-se a ele dada a diferença de altura. E esta é sem dúvida uma área a ser melhorada no seu jogo defensivo para dar o salto para a NBA. Entretanto, compensa com sua força e energia que emprega durante todo o jogo.
Blair é o caso clássico de um poste baixo que supera seus limites em busca do sonho de entrar para NBA. Os casos de maior sucesso recentemente são Jason Maxiell e Paul Millsap. Sua força, resistência e persistência fazem dele um prospect interessante para muitas equipas.

6. Gani Lawal
Power Forward | Altura: 6-8 | Peso: 233 | Idade: 20
Universidade: Georgia Tech
Ranking: Mid-late first round

É um jogador ainda em evolução. Faz um pouco de tudo no seu jogo, mas claramente a precisar de aperfeiçoamento. Com médias de 15 pontos, 9 ressaltos e 55% em lançamentos por jogo esta época, tem um bom comprimento e atletismo que conferem-lhe muito potencial para o futuro na liga. Assim como no ataque, na defesa Lawal ainda precisa de aperfeiçoar suas qualidades, o que entretanto não o impede de ter uma media de 1.6 desarmes de lançamento por jogo dada a energia que emprega nessa área.
Lawal tem qualidade para fazer parte deste draft, mas segundo alguns especialistas o melhor para a sua carreira é permanecer mais um ano na NCAA pelo menos.

7. Tyler Hansbrough
Power Forward | Altura: 6-9 | Peso: 230 | Idade: 23
Universidade: North Carolina
Ranking: Mid-late first round

A cumprir seu 4º ano na NCAA, já foi por tres vezes “All-American Team” (5 do ano da liga universitária) e melhor marcador da historia da sua conferencia na NCAA. Tem o corpo e estilo de jogo adequados ao basquete universitário, mas a falta de atletismo que tem será um obstáculo na sua integração a NBA. Com força e bom controlo corporal, busca o contacto quando salta para o certo. Também é muito inteligente e bom tecnicamente. Na defesa em equipa é um jogador muito consistente e evoluído, mas individualmente tem algumas dificuldades, principalmente quando o opositor força o jogo físico.
É difícil calcular se Hansbrough adaptar-se-á ao estilo de jogo da NBA, ou se cessara sua evolução. É comparado á Luis Scola.

8. Craig Brackins
Power Forward | Altura: 6-10 | Peso: 230 | Idade: 21
Universidade: Iowa State
Ranking: Mid-late first round

Surge como uma surpresa após uma evolução considerável em relação a época passada. Conhecido pelo seu jogo passivo e sem muita energia, a cada jogo tem tentado provar o contrario com uma maior participação ofensiva (20 pontos e 16 lançamentos em média por jogo). Tem um estilo de jogo simples com low posts de pivô e ganchos rápidos. Tem também alguma técnica de lançamento de média e longa distância, mas ainda por ser lapidado. Seu jogo defensivo ainda acusa alguma falta de energia, apesar do relativo rendimento.
Brackins tem um conjunto de altura, técnica e produtividade que certamente farão dele um alvo a ter em conta. É comparado á Channing Frye.

9. Damion James
Power Forward | Altura: 6-7 | Peso: 225 | Idade: 21
Universidade: Texas
Ranking: Mid-late first round

Sem dúvida o melhor lançador do perímetro entre os PF’s deste draft (51% em lançamentos de 2 e 31% em lançamentos de 3 pontos). Seus 2,01 m permitem-lhe também jogar na posição 3, pois para além do lançamento tem uma boa defesa no perímetro. James compensa essa falta de estatura com agressividade e atletismo. É um jogador que prefere trabalhar a bola a procura de penetrações. Muito rápido, essa é a grande arma que usa para ultrapassar seus defesas que na grande maioria são, pelo menos, 5 cm maiores do que ele. Apesar de ser um bom ressaltador, não tem a técnica de movimento regular de um PF, e precisa ser mais efectivo na defesa.
James certamente terá lugar na NBA como um suplente activo, muito a custa da sua capacidade de ser produtivo sem ter a bola nas mãos. É comparado á Mbah a Moute.

10. Michael Washington
Power Forward | Altura: 6-10 | Peso: 224 | Idade: 22
Universidade: Arkansas
Ranking: 2nd Round

Atlético e talentoso, é um PF muito completo. Rápido e explosivo, tem uma boa capacidade de finalização a volta do cesto e não só. Um respeitável lançamento de média distância e um razoável lançamento de 3 pontos, fazem dele um dos PF com mais técnica de lançamento da liga. Ainda precisa melhorar sua selecção de lançamentos, basquete QI e movimentos ofensivos. Seu físico permite-lhe defender medianamente bem, mas acaba por cometer demasiadas faltas. Alguns especialistas parecem duvidar do potencial de Washington, mas sua habilidade no perímetro deixam-no a beira da primeira ronda.


Outros PF’s: Josh Heytvelt, Gonzaga; Jeff Pendergraph, Arizona State; Ahmad Nivins, Saint Joseph's; Derrick Brown, Xavier; Trevor Booker, Clemson; Henk Norel, DKV Joventut; Taj Gibson, USC; Luke Harangody, Notre Dame; Jeff Adrien, Connecticut.

0 comentários: