04/03/09

O parente pobre da Califórnia

Publicada por Anónimo

Na ressaca da década de 90 que, para muitos, consagrou Michael Jordan como o expoente máximo da história do basquetebol mundial, os Los Angeles Lakers, com Phil Jackson, Shaquille O'Neal e Kobe Bryant, assumiram as atenções dos fãs da NBA ao redor do globo, muito mais facilmente que os campeões de 2004 e 2006, San Antonio Spurs.

No entanto, na Meca do cinema ocidental vive também uma outra equipa, a atravessar um período particularmente difícil, apesar de todas as mudanças feitas na última off-season.

Os Clippers, também donos do Staples Center, apenas por uma vez nas últimas 7 temporadas conseguiram um recorde positivo (47-35, época 2005-06), naquela que foi a sua melhor temporada desde a chegada a Los Angeles, conseguindo passar a primeira ronda dos play-offs.


Elton Brand, um dos poucos jogadores no activo com médias de 20 pontos e 10 ressaltos por jogo, levou a equipa à sua melhor prestação de sempre no play-off, desde que os Clippers saíram de San Diego.


No entanto, esta época, a equipa viu partir jogadores fundamentais como Elton Brand (Philadelphia 76'ers) e Corey Maggette (Golden State Warriors), adquirindo dez novos jogadores, através de trocas, draft e da free-agency.

Dentro deste lote inclui-se Baron Davis, natural de LA, ex-Warriors, bem como Eric Gordon e DeAndre Jordan (7ª e 15ª picks do draft desta época). Marcus Camby rumou também para a Califórnia, vindo dos Denver Nuggets, num negócio que envolveu futuras draft-picks e considerações financeiras.

O que é certo é que os Clippers continuam com problemas vários ao nível da envolvência da equipa (pior equipa ofensiva e 6ª pior equipa defensiva, segundo os Power Rankings mais recentes), pois apresentam individualidades suficientes para serem um caso sério na disputada Conferência Oeste.


Nem com a adição de um dos melhores defensores da liga, Marcus Camby, ao plantel, os Clippers conseguiram melhorar a sua pobre produção defensiva.


Um cinco constituído por Baron Davis (média de 17 - 4 - 7.3 ao longo da carreira), Ricky Davis (13.9 - 3.6 - 3.4), Al Thornton (14.4 - 4.8 - 1.4), Zach Randolph (16.7 - 8.3 - 1.6) e Marcus Camby (média de quase duplo-duplo, pontos e ressaltos e ainda 2.7 blocks por jogo) não pode nunca ter um dos piores registos, mais ainda com Eric Gordon, um dos melhores rookies da classe de 2008, como sixth man.

1 comentários:

Sérgio_alj disse...

Estes Clippers são um caso especial na NBA!
Baron Davis, Zach Randolph, Al Thornton, Ricky Davis e Marcus Camby deviam fazer muito mais que, por exemplo, os meus Hornets!!
Nos Hornets só jogam o Chris Paul, o D. West e o T. Chandler e de vez em quando um o outro jogador, mesmo assim conseguem estar bem posicionados para os playoffs!