Se perguntarmos a grande parte das pessoas "O que preciso para entrar na NBA?", muitos responderão "Em primeiro lugar, altura". Pois bem, uns quantos rapazes têm decidido, ao longo dos anos, colocar essa resposta em causa.
Recentemente, temos o caso flagrante do combo guard dos Knicks, Nate Robinson, que para além das vitórias no Slam Dunk Contest tem espalhado magia em muitos jogos pouco emocionantes no Garden, com médias de 18 pontos, 4 ressaltos e 4 assistências por jogo nesta época, vindo habitualmente do banco.
Recuando alguns anos, podemos observar outros casos, ainda mais incríveis.
Earl Antoine Boykins, nascido a 2 de Junho de 1976, encontra-se neste momento a jogar em Itália (Virtus Bologna). Para além de ter sido o segundo jogador mais baixo de sempre a actuar na NBA (1.68m), foi também o mais leve (60 kg). O point guard não foi escolhido no draft, mas acabou por actuar em 8 equipas diferentes na liga, tendo-se destacado principalmente nos Nuggets, onde esteve três temporadas (saiu a meio da quarta para os Milwaukee Bucks). Lá conseguiu atingir regularmente a dezena de pontos, tendo conseguido médias superiores a 10 pontos por jogo todas as épocas que passou ao serviço do franchise de Denver. Foi também o jogador mais pequeno de sempre a marcar 30 ou mais pontos num jogo (32 contra os Pistons, a 11 de Novembro de 2004).
Voltemos ao milénio passado, mais precisamente à década de 80. Separados por dois anos nasceram "Spud" Webb e "Muggsy" Bogues.
Bogues é, oficialmente, o jogador com mais baixa estatura de sempre (1.60m). Foi draftado em 1987 pelos Bullets, onde fez parceria com Manute Bol, 91 cm mais alto. No ano seguinte mudou de casa para Charlotte, onde esteve quase 10 anos nos Hornets, tornando-se uma das figuras de uma equipa onde brilharam Alonzo Mourning e Larry Johnson, principalmente pela sua baixa estatura.
Por sua vez, Anthony Jerome Webb, Spud para os fãs, foi draftado dois anos antes, em 1985. Tal como o seu contemporâneo Muggsy, nunca teve médias estatísticas fora do comum, mas o facto de ter apenas 1.67m fez dele uma celebridade. Para além disso, é o jogador mais pequeno de sempre a participar e vencer um Slam Dunk Contest, onde derrotou o, na altura companheiro de equipa, Dominique Wilkins.
Revistos estes quatro casos, podemos chegar à conclusão de que a altura é útil, mas não essencial, no que ao basket diz respeito. Por vezes a inteligência, a técnica e a vontade de vencer ultrapassam certas limitações, como a destes pequenos grandes jogadores, cujos feitos servirão certamente para alimentar as aspirações de muitos sonhadores por esse mundo fora.
4 comentários:
A famosa imagem do Boykins ao lado do Shaq é mítica! :D
Também há uma boa do Boykins ao lado de... Yao Ming.
Bastante interessante. ;)
Do Ming é pior ainda xD
Enviar um comentário