02/03/09

Mais do que altura

Publicada por Laercio


A estrutura física sempre foi um grande ponto de discussão em qualquer modalidade desportiva. Espera-se sempre que um jogador de futebol americano seja forte e musculado, que um ciclista seja baixo e magro, e que um jogador de basquete seja muito alto e extremamente atlético. Por vezes o corpo é que determina o desporto que o atleta ira praticar, independente das habilidades que tem para tal, sendo que muitos desportistas de baixa estatura são aconselhados a deixar o basquete. Mas isso não tem impedido os mais determinados a seguirem o sonho de um dia vir a brilhar na mais prestigiada liga de basquetebol do mundo


Earl Boykins (1,65 m), segundo menor jogador se sempre na NBA, ao lado de Yao Ming (2,29 m)


Alguns dos mais talentosos jogadores de basquete do mundo tinham menos de 1,83 metros de altura (6’ pés, em medida americana). E em vez de impressionarem pela sua estatura, mostraram que basta talento, dedicação e vontade para conseguirem um lugar na liga.

Dentre esses jogadores, destacam-se:

Spud Webb - 1,70 – após uma posição desapontante no draft, mostrou que todos estavam enganados quanto a sua qualidade. Em 14 épocas, fez 814 jogo e teve um total de 10 pontos e 5 assistências por jogo. Entretanto, o ponto alto da sua carreira aconteceu no seu primeiro ano na liga, no all-star weekend de 1986. Considerada top 10 das vitórias mais fantásticas da NBA, Webb bateu o voador Dominique Wilkins no concurso de afundanços que tornou-se lendário.

Avery Johnson - 1,77 - não teve uma grande carreira em estatísticas. Ao longo dos anos 90 ganhou o lugar de titular na equipa dos San Antonio Spurs, destacando-se sobretudo pela capacidade de liderança. Na época 1998/1999, ao lado de Oscar Robertson e Tim Dundan, com um lançamento nos segundos finais do jogo 5 da final, deu o primeiro título da NBA aos Spurs.

Tim Hardaway – 1,83 - famoso pelo cross-over drible, tornou-se um All-Star e um jogador de elite em pontos e assistências. Nos Miami Heat, fez sonhar os adeptos e levou a equipa a seis Play-offs consecutivos entre 1996 e 2001. Em 1997 foi escolhido para All-NBA first team (equipa do ano), e foi também um dos candidatos a MVP da época.

Michael Adams – 1,79 - um dos líderes de todos os tempos em triplos, participou do All-Star game em 1991 numa época em que somou 26 pontos e 10 assistências por jogo.

Dana Barros - 1,83 - detentor do record de mais jogos consecutivos com pelo menos um lançamento triplo acertado (89). Participou de um All-Star game e venceu em 1994 o prémio de Most Improve Player (jogador com maior evolução relativamente a passada época).

Earl Boykins – 1,65, Mugsy Bogues – 1,60 (jogador mais baixo de sempre na NBA), Terrel Brandon -1,82, e Calvin Murphy 1,79.


Nate Robinson no afunanço memorável que lhe valeu o titulo do concurso deste ano

Actualmente, o pequeno-grande jogador que tem encantado o mundo é Nate Robinson. Com 1,75 m, o base dos New York Knicks venceu no passado mês o seu segundo concurso de afundanços, ao saltar sobre o “gigante” Dwight Howard.
A cumprir sua 4ª época na liga, Nate conta com 17 pontos, 4 assistências e 4 ressaltos por jogo. Destaca-se pela sua agressividade e emoção que acrescenta ao jogo, e que tanto fascina os adeptos.


Esses jogadores atingiram seus objectivos e superaram seus obstáculos, dentro e fora de campo. Mostraram que são dignos do título “gigante”, não pelo tamanho, é certo, mas pelo que foram capazes de alcançar com o mesmo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Já aprendias a pôr títulos, ó Laercio! xD

Meirinho disse...

Bom trabalho, Laercio.

vinsanity disse...

então e o Allen Iverson?

Laercio disse...

Sim, o Iverson tem 1,83 mas é 6-0. Quis falar apenas dos que são 5-11 ou menores.

O Iverson será com certeza um Hall of Fame. E ainda por cima era SG.

PS: uma vénia ao teu nick xD