Depois de ter falado de LeBron James, irei falar desta vez do big man da nba na próxima década: Dwight Howard.
Dwight Howard teve tanto sucesso na escola secundária, que decidiu não ir para a universidade e tornar-se uma possível escolha do draft de 2004. Sendo uma grande promessa, foi a 1ª escolha, por parte dos Orlando Magic que tinham perdido Tracy McGrady e tiveram um registo bastante fraco na época anterior. Howard foi uma influência logo no ano de estreia, conseguindo uma média de duplo-duplo (12 pontos e 10 ressaltos por jogo).
No ano seguinte, depois de muito treino localizado, melhorando as suas fraquezas, conseguiu um ano de sophomore (foi seleccionado para a equipa sophomore no fim de semana All-Star, depois de no ano anterior ter sido escolhido para a equipa rookie) muito sólido com médias de 15.8 pontos e 12.5 ressaltos por jogo, ficando em segundo da liga em ressaltos por jogo. Apesar de um ano de crescimento, os Magic falharam os playoff novamente.
No terceiro ano, Howard era já uma das principais estrelas da liga, qualificando os Magic para os Playoff com a 8ª posição na conferência, perdendo na primeira ronda para os futuros finalistas de conferência, Detroit Pistons. Howard fez médias de 17.6 pontos e 12.3 ressaltos por jogo nessa época, sendo o jogador com melhor média de ressaltos por jogo da liga. Era já evidente que Howard era uma potência defensiva.
2007-2008 seria então o melhor ano até à data para Howard, liderando a liga em duplo-duplos (69 ao todo) e conseguiu a fantástica marca de 20 pontos e 20 ressaltos num jogo em 8 ocasiões. A meio da época venceu o troféu do concurso de afundanços, com tentativas bem originais.
Os Magic chegariam aos PO com o terceiro registo da conferência, eliminando os Raptors na primeira ronda, com Howard num plano fantástico, mas perdendo contra os Pistons na ronda seguinte.
Neste ano, Howard é já uma das principais estrelas da liga, e um dos candidatos ao MVP, liderando a liga em ressaltos e blocos por jogo.
Records:
- Jogador mais jovem de sempre a atingir 3000 e 4000 ressaltos
- Jogador mais jovem de sempre a conseguir média de duplo-duplo
- Jogador mais jovem de sempre a atingir 20 ressaltos num jogo
- Jogador mais jovem de sempre a liderar a equipa em ressaltos por jogo.
3 comentários:
Uma pergunta.. Agora já é obrigatório ir para a faculdade?
Excelente trabalho no blog, os meus parabéns.
Sim, Duarte. Pelo menos 1 ano.
Eles tem de ter pelo menos 18 anos e completar os 19 ate o final do ano civil do Draft (31/12).
Salvo o erro, foi em 2005 que proibiram a entrada directa da high school para a NBA.
Obrigado pelo esclarecimento Laercio.
E já agora obrigado Duarte, em nome da equipa do blog.
Enviar um comentário