22/02/09

Uma transição tempestuosa

Publicada por Meirinho

Durante mais de quatro décadas, as bancadas da KeyArena acolheram uma das mais entusiásticas legiões de fãs da NBA. A cidade que chorou o desaparecimento de Kurt Cobain e Layne Staley viu partir mais uma das suas referências.


Seattle, Washington; 2 de Junho de 1996. Jogo 7. 25 segundos para o final da partida e os Sonics, que lideram por 1 ponto, perseguem novamente um lugar nas Finais da NBA, ao fim de 17 anos. Gary Payton dribbla lentamente em halfcourt, procurando delinear o ataque face aos Utah Jazz de John Stockton e Karl Malone. Sem surpresas, a bola é colocada em Shawn Kemp, que trabalha pacientemente de costas para o cesto e arranca uma falta. Os Jazz já não seriam capazes de reagir, semeando a loucura no pavilhão.



Payton e Kemp constituíram dupla durante 7 anos na Cidade da Chuva.



Os Sonics acabariam por sucumbir em 6 jogos perante os Chicago Bulls, detentores à data do melhor registo da história da NBA (72-10), mas ninguém poderia prever que precisamente 10 anos volvidos, a histórica formação do estado de Washington entraria em colapso.


Após largos meses de morosos processos judiciais, intervenções estatais e contestação popular, foi definitivamente consumada esta época a migração de 2000km rumo a sudeste. E nem sequer o nome foi poupado. A designação 'SuperSonics' fica exclusivamente conotada com a cidade de Seattle, passando a equipa a denominar-se Oklahoma City Thunder.


Talvez a maior mágoa dos adeptos de Seattle se prenda com as fascinantes perspectivas de futuro dos Thunder. O movimento de reconstrução do plantel teve início na off-season de 2007, quando Ray Allen e Rashard Lewis, pedras basilares do conjunto que dominara a Divisão Noroeste dois anos antes, foram trocados respectivamente para Boston e Orlando. Como consequência destas e doutras transferências, a equipa ficou na posse de 8 escolhas de 1ª ronda do draft em apenas 4 anos e passou a usufruir de uma grande flexibilidade ao nível dos salários.



Entre os 20 e os 22 anos, as estrelas dos Thunder têm mais de uma década

ao mais alto nível pela frente.



Com um núcleo extremamente promissor, formado por Russell Westbrook, Jeff Green e, principalmente, Kevin Durant, bem como vários milhões de dólares disponíveis para atacar o mercado dos Free Agents no próximo Verão, o horizonte surge luminoso em Oklahoma. Talvez a velha rivalidade com Portland seja a sina desta equipa ...

1 comentários:

Anónimo disse...

Era dos pavilhões mais vibrantes... É uma pena realmente. Mas penso que boas notas virão para os Thunder!