05/02/09

Rookie Rankings - Semana 14

Publicada por Meirinho

Com o fim de semana All-Star a aproximar-se a passos largos, parece cada vez mais evidente que será nos pormenores que se fará a diferença entre os mais proeminentes novatos da NBA. Não houve mexidas a registar no topo da tabela, mas cada vez mais nomes aparentam reunir condições para acalentar legítimas esperanças de alcançar a distinção.


Derrick Rose observa Eric Gordon enquanto este se prepara para
executar o lance livre.




OJ Mayo continua a mostrar porque é já um dos mais prolíficos marcadores de pontos da Liga. Depois de apontar 21 frente aos LA Clippers de Eric Gordon, o base liderou os Grizzlies à primeira vitória em 12 encontros, somando 33 pontos na capital dos Estados Unidos contra os desmoralizados Wizards. Não satisfeito, Mayo coroou o regresso a casa da turma agora às ordens de Lionel Hollins com mais uma exibição fantástica, para a qual os poderosos Houston Rockets não encontraram solução à altura. Foram 32 pontos face a Yao Ming, Tracy McGrady e companhia.
Não é portanto de estranhar que o líder dos rookie rankings se mantenha inalterado. A semana valeu a Mayo uma média de 29 pontos, obtidos com uma eficácia de 59% de lançamentos de campo e 56% de longa distância, a que acrescem 4 assistências e 3 ressaltos por partida.
Não deixámos, no entanto, de assistir a prestações notáveis de vários outros recém-chegados à NBA, começando pelos 24 pontos, 17 ressaltos e 4 desarmes de lançamento de Brook Lopez em Philadelphia, permitindo aos Nets superar uma séria de 4 derrotas consecutivas. Não serão ainda de desprezar os 26 pontos e 6 ressaltos de Derrick Rose frente aos Phoenix Suns, a sua segunda noite mais inspirada da carreira em termos ofensivos, ou os 27 pontos e 7 ressaltos de Eric Gordon em Cleveland. A mais brilhante exibição da semana emergiu, no entanto, do base dos Oklahoma City Thunder, Russell Westbrook. No regresso à Califórnia, o jovem formada na reputada UCLA assinou 34 pontos, 8 assistências e 6 ressaltos, massacrando a defesa dos Sacramento Kings ao pontos de ter disposto de 22 lances livres.
Torna-se cada vez mais consensual a valia desta classe de rookies, já por muitos considerada a segunda mais talentosa da década, inclusivamente comparável à de 2003.


TOP 10

OJ Mayo; Memphis Grizzlies
Derrick Rose; Chicago Bulls
Russell Westbrook; Oklahoma City Thunder
Brook Lopez; New Jersey Nets
Eric Gordon; LA Clippers
Michael Beasley; Miami Heat
Marc Gasol
; Memphis Grizzlies
Jason Thompson; Sacramento Kings
Mario Chalmers; Miami Heat
Kevin Love; Minnesota Timberwolves

1 comentários:

Diogo Barroso disse...

nunca tinha ouvido falar nesse rookie de sacramento :S