25/02/09

Top 10 - Shooting Guard's

Publicada por Laercio


Na passada semana falamos dos PG’s que integram a lista das potenciais escolha para este draft. Esta semana avanço então para a posição 2, e passo a analisar os Shooting Guard’s promissores deste draft.
Sem dúvida há talento entre os jogadores desta posição, mas nada que suscite esperanças num novo Dwayne Wade, nem tão pouco um potencial semelhante ao do rookie OJ Mayo.

James Harden é uma das esperanças deste draft



1. James Harden
Shooting Guard | Altura: 6-5 | Peso: 218 | Idade: 19
Equipa: Arizona State
Ranking: Top 5

Dono de um imenso basketball QI, tem um estilo de jogo simples e eficaz. Com uma admirável visão de jogo e paciência, busca sempre soluções ofensivas simples e seguras. Harden é um autêntico jogador de equipa. Daqueles que prefere marcar 10 pontos e vencer, do que marcar 30 e perder. Tem um estilo de jogo semelhante ao de Manu Ginobilli, com foco em penetrações rápidas e lançamentos triplos. Defensivamente é bastante sólido. Harden não é visto como um futuro superstar, nem um franchise player, pois ainda há muito que melhorar no seu atletismo, velocidade e consistência nos lançamentos de média distância.

2. Gerald Henderson
Shooting Guard | Altura: 6-5 | Peso: 215 | Idade: 21
Equipa: Duke
Ranking: Lottery

Depois de um começo de época algo inconsistente, tem vindo a melhorar seu jogo de uma forma incrível. Possui uma combinação de atletismo e técnica que tanto encanta os scouts da NBA. Rápido e forte, consegue uma boa eficácia em penetrações, bem como em lançamentos de ambas as distâncias. Hendersen tem uma boa selecção de lançamento e visão de jogo. Defensivamente é dos SG’s mais fortes da liga. O facto de ser jogador dos Duke leva a que muitos especialistas não acreditem no seu talento, e consequentemente no seu potencial. Ao longo dos últimos anos, os pupilos do Coach Krzyzewski – actual campeão Olímpico ao comando da selecção americana – não tem correspondido as expectativas da precoce escolha.

3. Willie Warren
Shooting Guard | Altura: 6-4 | Peso: 200 | Idade: 19
Equipa: Oklahoma
Ranking: Lottery

Companheiro de equipa de Blake Griffim, Warren é o segundo pilar da formação de Oklahoma. Apesar de uma época algo inconsistente, tem vindo a mostrar um potencial enorme e actualmente conta médias de 15 pontos pj 49% em eficácia de lançamento e 38% em triplos. Alguns scouts acreditam que o facto de ser relativamente baixo e leve para a posição 2 poderá influenciar sua evolução, mas por outro lado uma comparação á Dwayne Wade também é aceite. Warren é muito atlético e usa essa vantagem em penetrações ofensivas muito rápidas, assim como na defesa para conseguir roubos de bola.

4. Evan Turner
Shooting Guard | Altura: 6-7 | Peso: 205 | Idade: 20
Equipa: Ohio State
Ranking: Lottery

Apesar de desempenhar relativamente bem a posição de SF, Turner é um SG com um estilo de jogo semelhante ao de Brandon Roy - sem distância de lançamento. Com uma técnica natural para criar seus próprios lançamentos, bem como assistir companheiros, é o motor de jogo da sua respectiva equipa. Com uma incrível mudança de velocidade e drible, consegue penetrar com naturalidade nas defesas adversárias e conseguir espaço pala lançamentos de média distância. Turner foi um dos jogadores da NCAA que mais evoluiu relativamente a época passada, entretanto especula-se que ele optara por passar mais um ano na liga universitária.

5. Chase Budinger
Shooting Guard | Altura: 6-7 | Peso: 218 | Idade: 21
Equipa: Arizona
Ranking: Mid-late first round

Alto e atlético, o ex jogador de Volleyball é dono de um lançamento muito eficaz. Sua agressividade e explosão permitem-lhe varias opções ofensivas no seu jogo, entretanto tem algumas dificuldades em criar individualmente. É claramente um jogador que precisa de referências a jogar a sua volta, para assim poder aproveitar espaços defensivos e fazer fluir seu jogo. Budinger também é muito talentoso a driblar e a conduzir a bola, assim como a assistir e a ressaltar (3.5 assistências e 6.6 ressaltos por jogo). Ainda tem muito que melhorar no seu jogo defensivo, mas seu tamanho confere-lhe um potencial enorme neste aspecto. É um jogador já com alguma experiência e segundo especialistas, seu estilo de jogo permitir-lhe-á uma fácil adaptação a NBA.

6. Demar DeRozan
Shooting Guard | Altura: 6-7 | Peso: 207 | Idade: 19
Equipa: USC
Ranking: Mid-late first round

Apontado como top 5 no inicio da presente época, tem vindo a desiludir ao longo da mesma. Nas últimas semanas tem mostrado alguma melhoria, mas a inconstância continua a ser o grande revés deste jovem. Fisicamente é dos jogadores mais completos da liga, e tecnicamente também tem muito que apontar. Entretanto, DeRozan esta a fazer o seu primeiro ano na liga universitária e ainda tem muito que evoluir e melhorar no seu jogo, principalmente no que toca lançamentos de media e longa distancia. Muitos scouts acreditam que o melhor para ele é ficar mais um ano na NCAA. É comparado á Gerald Green e Vince Carter, relativamente ao seu estilo de jogo e carreira. Assim como Green, foi eleito jogador de elite nos campeonatos escolares (ensino secundário). E quanto á Carter, ambos desapontaram nas respectivas adaptações a liga universitária.

7. Terrence Williams
Shooting Guard | Altura: 6-6 | Peso: 220 | Idade: 21
Equipa: Louisville
Ranking: Mid-late first round

É o tipo de jogador que tem espaço em qualquer equipa, e que sem dúvida fará carreira na NBA. Depois de um começo de época fraco, tem actualmente feito os melhores números de sua carreira universitária. O que mais espanta neste jogador é a sua versatilidade para um SG/SF, já que tem uma média de 6.8 ressaltos, 4.7 assistências e 2 roubos de bola por jogo. Apesar dos 12 pontos por jogo, Williams tem melhorado muito o seu lançamento ao longo deste ano, e mostra ter potencial para melhorar ainda mais. Apesar de não ser muito explosivo, Williams impressiona com belíssimos afundanços e jogadas rápidas. No aspecto defensivo, também impressiona e é igualmente versátil, podendo marcar desde PG’s à SF’s.

8. Jodie Meeks
Shooting Guard | Altura: 6-4 | Peso: 207 | Idade: 21
Equipa: Kentucky
Ranking: 2nd round

Segundo melhor marcador da liga com 25.4 pontos por jogo, é um dos jogadores que mais evoluiu em comparação a época passada. Meeks destaca-se pela qualidade de lançamento, entretanto não tem outras soluções ofensivas para além desta. Por falta de algum atletismo, capacidade defensiva, velocidade e tamanho, Meeks de certa forma tem um basketball limitado e não é considerado em prospect de elite. Dificilmente será escolhido na primeira ronda, mas sua incrível capacidade de lançamento, apesar de tudo, faz dele um jogador a ser ponderado.

9. Jerel McNeal
Shooting Guard | Altura: 6-3 | Peso: 195 | Idade: 21
Equipa: Marquette
Ranking: 2nd round

Um dos responsáveis pela surpreendente ascensão da sua modesta equipa, que actualmente ocupa a 8ª posição no ranking da NCAA (20 pontos 4 assistências e 4 ressaltos por jogo). Apesar de ser um SG baixo e de revelar algumas fragilidades no seu jogo, é impossível ignorar sua capacidade de lançamento; 2.4 triplos por jogo, 5.6 tentativas (eficácia de 43%). McNeal revela alguma falta de QI, nomeadamente em excessivos TO’s, fraca visão de jogo e lançamentos forçados. É um jogador razoavelmente atlético e capaz de praticar um bom jogo defensivo.

10. Danny Green
Shooting Guard | Altura: 6-6 | Peso: 210 | Idade: 21
Equipa: North Carolina
Ranking: 2nd round

Apresenta algumas semelhanças á Raja Bell no seu estilo de jogo. Excelente defensor e com um formidável lançamento triplo, faz com que muito scouts ainda acreditem numa surpresa (possível escolha na primeira ronda). Sua experiência de 4 anos numa equipa elitista, e um elevado basketball QI também são pontos a ter em conta. Por outro lado, a falta de atletismo, inconsistência e o facto de ainda ter muito que melhorar nos demais aspectos do seu jogo são suficientes para actualmente estar classificado como jogador de segunda ronda.


Outros SG’s: Lee Cummard, BYU; Marcus Thornton, LSU; K.C. Rivers, Clemson; Dionte Christmas, Temple; Jermaine Taylor, Central Florida; Rodert Vaden, UAB; Wesley Matthews, Marquette; Lorenzo Wade, San Diego St.

1 comentários:

Meirinho disse...

Sou oficialmente fanboy do Willie Warren. Que jogadorzão!