15/02/09

(14/02/09) All-Star - Resumo do dia

Publicada por João Miguel Ramos Delgado

Ontem foi o sempre esperado sábado All-Star, que conta com os melhores da NBA para mostrar quem é o melhor em várias categorias, entre elas o lançamento de 3 pontos e os afundanços.



O dia começou com o regresso do jogo H.O.R.S.E. (desta vez chamado de G.E.I.C.O. por motivos publicitários) que consiste em um jogador fazer um cesto (excepto afundanços) de forma artística (ou não) e os outros têm de repetir e se nao conseguirem ganham uma letra da palavra, que quando completa, o jogador é eliminado. Este ano contou com a presença de OJ Mayo (Grizzlies), Kevin Durant (Thunder) que no dia anterior foi eleito o MVP do Rookie Challenge e Joe Johnson (Hawks). O jogo começou bem para OJ Mayo e Durant passou dificuldades, mas houve um momento de reviravolta em que Durant ficou com "mão quente" e começou a acertar triplos de todo o lado, incluindo um da linha de meio campo, técnica que eliminou Joe Johnson e mais tarde OJ Mayo, que acabou por sucumbir aos triplos consecutivos de Durant.

Já durante a noite, começou o espectáculo dentro do pavilhão (o jogo anterior foi ao ar livre) com o Haier Shooting Stars que contou com a presença de:

Team San Antonio: Tim Duncan, David Robinson and Becky Hammon
Team Detroit: Arron Afflalo, Bill Laimbeer and Katie Smith
Team Los Angeles: Derek Fisher, Michael Cooper and Lisa Leslie
Team Phoenix: Leandro Barbosa, Dan Majerle and Tangela Smith

Na primeira ronda, passaram à final as equipas de Detroit e Phoenix, que beneficiaram do facto das outras equipas terem falhado no lançamento mais difícil, o do meio campo. Na final, Detroit fez um tempo sólido, e quando Phoenix começou a sua prova todos pensavam que estava encontrado o vencedor, pois não falharam um único lançamento dos 5 primeiros, tendo bastante margem de tempo para acertar do meio campo, algo que só veio a acontecer muito tempo depois, tendo perdido a oportunidade de vencer. Os vencedores foram assim a equipa de Detroit.
Uma curiosidade foi o facto de nenhuma das estrelas da NBA ter acertado do meio campo, tendo sido sempre ou a lenda NBA ou a estrela da WNBA.

A equipa vencedora recebe o troféu


De seguida deu-se o início do Playstation Skills Challenge. Na primeira fase, Rose, que com uma calma incrível bateu a concorrência com facilidade e Devin Harris bateram Mo Williams, que foi prejudicado pela acção de um dos apanha bolas e Tony Parker, que agora conta com o record das duas passagens mais lentas da história do percurso. Na segunda parte, mais do mesmo, Devin Harris fez um tempo razoável, e Derrick Rose com muita calma e em ritmo lento bateu tudo e todos e fez um tempo muito bom.

Rose recebe o merecido troféu

De seguida chegou um dos principais concursos, o Footlocker three-point shootout. os participantes eram:

Cook (Heat)
Granger (Pacers)
Lewis (Magic)
Kapono (Raptors)
Mason (Spurs)
Bibby (Hawks)

Na 1ª ronda, Rashard Lewis foi o primeiro a entrar em acção, e foi o que conseguiu o melhor resultado. Em segundo ficou Cook e Kapono, que sendo o principal favorito à vitória, tremeu para conseguir chegar à final. De fora ficaram Mason, Bibby e Granger. Na final, Lewis conseguiu 15 pontos e quando cook estava a acabar já se pensava que seriam suficientes para vencer, mas Cook acertou a Money Ball final conseguindo empatar e levar o concurso a desempate, sendo Kapono eliminado e ficando sem hipótese de conseguir juntar-se a Larry Bird e Craig Hodges como os únicos da história a vencer 3 vezes consecutivas. Na final, Lewis foi primeiro e faz um resultado medíocre, com apenas 7 pontos, deixando porta aberta a Cook para a vitória, algo que acabou por acontecer, conseguindo 19 pontos, selando a sua vitória na estreia.

Cook levanta o seu troféu


Era então altura do momento mais esperado da noite. O Sprite Slam Dunk, que contava com a participação do favorito Dwight "Superman" Howard, Nate Robinson, JR Smith e Rudy Fernandez.

A noite começou com JR Smith, Nate Robinso e Fernandez, a conseguirem pontuações razoáveis, e Howard com um perfeito 50 (pontuação que muitos acharam exagerada). Na segunda ronda Fernandez começou, e depois de muitas tentativas, conseguiu aquele que foi (na minha opinião) o afundanço de mais belo efeito e maior dificuldade de execução, conseguindo uma muito contestada pontuação baixa para o afundanço que foi. Para a final passaram assim "Superman" Howard, que na ronda anterior afundou numa tabela altíssima, e ainda assim o fez com relativa facilidade, e "KryptoNate" Robinson. Na final, Nate confirmou a vitória com um afundanço em que saltou por cima do seu adversário Howard, numa demonstração de atleticismo incrível, dada a diferença de altura dos dois.


5 comentários:

João Oliveira disse...

em primeiro lugar que all star saturday tão fraquinho e deprimente, não me lembro de ver algo tão mau, em segundo gostaria de deixar um pontinho para o roubo ao rudy, só por ser espanhol, que merda foi aquela juri? lol

Sérgio_alj disse...

Realmente, o Rudy Fernandez fez o segundo afundanço da noite (1º foi o do Nate) e merecia ter chegado à final!
Mas pronto, é estrangeiro!!

Outra coisa, alguem me sabe explicar porque é que o Peja Stojakovic não foi seleccionado para o concurso de 3-Point Shootout?

PS: Excelente blog, que só descobri hoje! No meu blog tambem acompanho a NBA (sobretudo os New Orleans Hornets)!
http://geoalj.blogspot.com/

Meirinho disse...

Também não conheço os critérios de selecção, mas sentiu-se realmente a falta de grandes especialistas no curso de triplos. A competição foi nivelada por baixo.

Anónimo disse...

Não perdiam nada em ter lá o Peja ou o Dirk...

Sarufa disse...

Não vi o concurso de afundanços e como tal, depois de ler alguns comentários sobre o roubo categórico ao Rudy menos vontade o tive de fazer. Felizmente no youtube pude assistir apenas aos do espanhol, decisão que tomei para me certificar da categoria e da originalidade dos seus afundaços, que para muitos foram superiores aos dos dois finalistas. Os videos que assisti no youtube foram gravações do programa da TNT dedicado ao allstar weekend e o que mais me chamou a atençao ate nem foi o proprio primeiro afundanço do Rudy, mas sim a ignorancia dos idiotas dos comentadores. Tenho ideia de ouvir dizer que o Rudy foi o primeiro espanhol a entrar em concursos do allstar, portanto nada mais lógico que homenagear o primeiro jogador espanhol a actuar na NBA, curiosamente ao serviço dos Blazers de seu nome Fernando Martin. E não é que os comentadores não faziam a minima ideia de quem se tratava e chegaram inclusive a perguntar se se tratava do RICKY MARTIN? OMGGGG ... Santa ignorâcia!

PS: se gostaram dos afundanços do Rudy, concerteza que iriam adorar o que ele tinha preparado para a ronda final. andava prai um video a mostrar axo que o rudy a treinar o lance, mas podem procurar no youtube por djalminha compilation e ver o que estava preparado. alto show!