Quando se fala de NBA, a palavra surpresa vem quase como por acréscimo, a melhor liga de basquetebol do mundo é fértil em surpresas, tanto a nível de jogadores como de equipas. Este ano não é excepção e entre as equipas que surpreendem este ano vamos falar dos Denver Nuggets, uma das equipas que mais se tem destacado na conferência Oeste.
No ano passado a equipa liderada pelo veterano Allen Iverson e pelo irreverente Carmelo Anthony não conseguiu melhor que o ultimo lugar de acesso aos playoffs na sua conferência, sendo eliminados facilmente pelos Lakers (que acabariam por perder a final contra os Boston Celtics) por uns concludentes 4-0.
Na altura de preparar a nova época, a equipa ia ser montada para jogar, mais um ano, sob a batuta dos dois All Stars da equipa, mandando outros jogadores importantes como J.R.Smith, Kenyon Martin, Kleiza e sobretudo um regressado Nené , o dominante poste Brasileiro que regressava após uma recuperação de um cancro nos testiculos. No entanto outros jogadores saíram, Najera (New Jersey) e Diawara (Miami) ficaram FA e seguiram cada um caminhos diferentes rumo a Este, Bobby Jones e Taurean Green foram trocados para New York, e a principal saída Marcus Camby o melhor defensor da equipa seguiu para Los Angeles para se juntar aos Clippers (a troco de uma futura draft pick).
Se a saida de Camby tinha como natural substituto o já sob contracto Nené, ainda assim a equipa de Denver resolveu assinar com o Chris 'Birdman' Andersen que vem de New Orleans, contratando ainda Dahntay Jones(Sacramento Kings), Balkman (New York) e o rookie Sonny Weems (Chicago). O cinco inicial seria composto por Anthony Carter, Allen Iverson, Carmelo Anthony, Kenyon Martin e Nené um cinco praticamente igual ao do ano passado, com ainda bons suplentes como são JR Smith, Kleiza, Balkman e Chris Andersen, ainda assim não teriam equipa para mais que, em principio, lutar para a entrada nos playoffs sendo muito dificil passarem a primeira ronda.
No entanto a época começou e logo no inicio houve uma super troca entre equipas, Allen Iverson deixa Denver rumo a Detroit e em sentido inverso vem o base dos Pistons, Chauncey Billups e ainda Antonio McDyess e Cheikh Samb, sendo que McDyess foi rapidamente libertado pela equipa ficando livre para assinar por qualquer equipa, acabando por assinar novamente pela equipa de Detroit em Dezembro.
A troca seria a pensar no futuro visto que Allen Iverson tinha um contracto muito alto, que acabaria na presente época, e com a saida de um contracto milionario de 21 milhões de dolares, podiam atacar outro base para fazer companhia a Billups e Carmelo.
O que é certo é que até a altura não foi contractado nenhum outro base para a equipa, e uma troca que em principio seria má para esta época, pois perdiam em termos estatisticos (26,4 ppg 7 apg 3 rpg 2spg de Iverson contra os 17 ppg 6,8 apg 2,7 rpg 1,3 spg de Billups), acabou por ser "ouro sobre azul", ja que o jogador proveniente de Detroit entrou em grande na equipa, fazendo jogos muito bons usando a segunda parte, como habitual, para explodir e resolver muitas vezes os jogos, contando neste momento com melhores médias que Allen Iverson está a fazer em Detroit.
No entanto nem tudo são rosas, a principal estrela da equipa Carmelo Anthony lesionou-se e apenas jogou 31 dos 46 jogos já feitos mas no entanto a equipa está a dar uma optima resposta à lesão do All Star e está neste momento em 3º lugar na muito disputada
conferência Oeste, à frente de equipas como os Hornets, Rockets, Mavericks e Suns.
O que podemos nós esperar desta equipa? Quando Carmelo Anthony recuperar, em teoria, a equipa vai melhorar e muito, porque apesar de estar lesionado é o melhor marcador da equipa com 21,1 ppg juntando ainda 7,1 rpg, mas será que a sintonia alcançada nesta altura pela equipa de Denver pode ser afectada pelo jovem jogador?
Só o tempo o dirá, neste momento apenas temos uma certeza, os Nuggets são para já uma das boas surpresas desta época.
0 comentários:
Enviar um comentário