28/10/09

Resumo do dia - 27/10/09

Publicada por João Miguel Ramos Delgado

Top 5 jogadas



TOP PERFORMERS - 10/27/09


Resumo do dia


25/10/09

Clipperbonanza

Publicada por João Oliveira

Fazendo uma nova referência a'O Parente Pobre da California, decidi destacar, esta semana, a boa pré-época realizada pelos Clippers.

Com um record de 6-2, os "desconhecidos" de Los Angeles mostraram que podem ser uma equipa a ter em conta para a temporada, mais precisamente para a luta pelos playoffs.
Estando, neste momento, pelo menos um lugar completamente em aberto no Oeste, os Clippers deram um ar da sua graça, mostrando que devem ser tidos em consideração para ocupar essa vaga.

O ano transacto parecia ser verdadeiramente o ano de afirmação.
Com a contratação de Baron Davis, um dos melhores PGs da liga aquando a chegada, e de Marcus Camby, um dos melhores defensores também nesse momento, a juntar a jogadores em afirmação como Chris Kaman ou o promissor rookie Eric Gordon, a turma de LA havia juntado um dos rosters em quem os fãs mais acreditavam nas temporadas recentes. Se a isto adicionarmos um treinador já com uma série de anos na casa, as perspectivas aparentavam ser óptimas..
Aparentavam, sim, mas disso não passaram, de perspectivas. Os Clippers foram a pior equipa da NBA 08/09. Fosse por lesões, más performances ou qualquer outra catástrofe, algo sempre corria mal.

O rosto da esperança Californiana


Surge, então, uma dúvida. O que tem 2009/2010 de novo para apresentar aos adeptos deste colectivo?
Se formos específicos, não muito. Voltaram a ter uma escolha alta (a primeira, neste caso) com a qual escolheram o jogador aparentemente mais talentoso do draft, juntando ainda algumas caras novas que, embora não sejam tão famosas como as do ano passado, são de relativa utilidade.
Mas também podemos pensar que a época que acabou com a vitória dos vizinhos Lakers nos Playoffs os fez crescer, que o grande erro que essa mesma temporada foi será corrigido, e este início promissor deixa os menos crentes algo esperançosos.

19/10/09

Novos colaboradores

Publicada por João Miguel Ramos Delgado

Estamos à procura de novos colaboradores para o blog. Estamos disponíveis para qualquer tipo de contribuição, portanto estão todos convidados a enviar um email para o nosso contacto ( nbaportugal@gmail.com ).

18/10/09

Reflectir é palavra de ordem

Publicada por João Oliveira

Está aberto o período de reflexão da NBA.
Após uns dias de excitação, provocados pelas primeiras exibições das equipas que militam na liga, pelas estreias de rookies, de novas contratações, pelas velhas estrelas, enfim, pelas mais diversas razões, os adeptos começam a ter uma base razoável para formar as primeiras opiniões.

Muitos poder-me-ão dizer que já toda a gente sabe que os Lakers ou os Celtics são candidatos ao título. Que os Knicks não deverão atingir os playoffs (sem desprimor para com os nova-iorquinos).
Se perguntarmos a parte dos fãs, aliás, existem pouco mais que uma ou duas dúvidas no que diz respeito a posições finais.
No entanto, nada disso se pode confirmar até à entrada dos atletas no pavilhão.

Tal já sucedeu. E é, então, agora que os amantes deste desporto formam as suas teorias e confrontam os seus conceitos anteriormente formados. Claro está que é apenas uma amostra, ainda, mas decerto permite uma melhor análise.


16/10/09

Liga 442 NBA Portugal - Survival Guide

Publicada por João Miguel Ramos Delgado

Meus amigos, hoje temos o prazer de apresentar toda a sabedoria do vencedor da nossa liga privada da época passada, o Pipolinus. Bebam de cada palavra.

NBASE Survival Guide
(Quase integral e desavergonhadamente copiado/ traduzido de um utilizador do fórum do NBASE do ano passado. Infelizmente, não me lembro do nome dele, e já não encontro tal “post”. Glória para ele)

Queres ficar no top-250, separar-te dos jogadores meramente decentes? Tens de ter pelo menos 31FP/g (fantasy points per game), usando TODAS as 738 oportunidades (82 jogos em cada uma das 9 posições). Queres ficar no top 5? Essa média sobe para 36, 37 ou 38 FP/g. Suck it up.

The Basics
Regra: se usares um jogador na equipa para fazer pontos, ficarão “presos” até ao dia seguinte. Não é possível jogar e vender logo a seguir ao jogo. Para mais, se for comprado e jogar no mesmo dia, fica preso por mais um dia (denominado “waiver lock”). Usar o calendário é a maneira mais simples de jogar. Normalmente, se comprares um mega-stud como o Chris Paul, terás menos dinheiro para o resto da equipa. Grandes FP/g, mas pouca utilização de lugares (“Pace”).

Por isso, tenta utilizar studs (Nowitzki, Steve Nash, Chris Bosh, etc.) ou mega-studs (Chris Paul, Dwyane Wade, e Lebron James. Também há quem considere o Dwight Howard e o Kobe Bryant, mas para mim, neste jogo, estão um degrau abaixo dos outros três) com um calendário o mais ocupado possível; dessa maneira, manténs uma boa média sem cair muito para trás no Pace.

Assim, os managers normalmente preferem comprar studs cujos calendários sejam B2B (dois jogos em dias seguidos), 3 jogos em 4 dias ou 4 jogos em 6 dias. Isto previne o “waiver lock” e corta nos custos das transferências. Regra: Após o início da época, cada transferência tem um “fee” (custo) adicional, deduzido do teu Valor de Equipa (Roster Value ou Team Value, “TV”). Quanto mais dinheiro tiveres, mais alto o fee. Não é fácil ter e/ou manter um alto valor de TV.

Money, baby. Money.
Rookies não dão dinheiro. Quem dá? Studs que estejam a sair de um mau calendário e a entrar num B2B, studs que estejam a voltar de uma lesão menor, jogadores em dias de muito poucos jogos. Para prever quem dará mais dinheiro, olha para o calendário. Procura os B2B. Pensa quais os studs que jogam por essas equipas. De entre eles, considera quais têm o preço mais volátil. Por volátil, quero dizer quem tem grandes subidas e descidas de preço.

Para saberes quem são, tens de ver o mercado pelo menos uma vez no final do dia e desenvolver a ideia sobre quais os jogadores que passam por grandes alterações de valor. Deves prever quais os studs voláteis que vão ser os maiores “ganhadores” (de preço), por isso compra-os. Depois vende-os, antes que o seu valor caia muito; normalmente tal ocorre durante ou após o 2º dia de um B2B. Por vezes, tudo isto é antecipado um dia inteiro. Tens de tomar atenção.

Não percas tempo com jogadores de produção abaixo de 30 FP/g, aproximadamente. Todos os jogadores no teu plantel devem ser studs ou mega-studs. Pronto, quase todos. Não é fácil.
Alguns managers utilizam rookies, jogadores que acabaram de ter um anormalmente bom jogo ou outros que supostamente beneficiam de lesões de colegas. A não ser que penses que irão mesmo conseguir 30+ FP/g, não vale a pena. O que raramente acontece.

Ritmo / Pace
Ritmo é a quantidade de posições usadas em comparação com a média de 4,5 por dia. Se tens mais, estás à frente do ritmo. De contrário, estás atrás e tens de jogar mais posições por dia.
É uma medida inversamente proporcional aos FP/g. Quanto mais mega-studs usas, menos jogadores tens no teu plantel e mais para trás em relação ao Ritmo ficas. Paralelamente, quanto mais fazes de corrector, vendendo e comprando jogadores, mais dinheiro ganhas mas ainda mais para trás ficas no Ritmo, porque não estás a usar os jogadores para pontuar.

A decisão de quanto ficar para trás no Ritmo para aumentar o Valor de Equipa é das mais difíceis, estrategicamente. No princípio da época não há crise em cair para trás X jogos em relação ao ritmo, de modo a maximizar os teus FP/g e o Valor de equipa, desde que X seja um número que possa ser razoavelmente recuperado sem sacrificar FP/g. Tipicamente, este valor será mais ou menos -6 por posição (O ano passado comecei mais tarde, logo cheguei a ter -10 e até -12 em algumas posições. Por outro lado, isso permitiu-me passar despercebido no ranking da liga, e só fui “descoberto” pelo MK já depois do meio da época regular. Ainda hoje guardo com carinho o post que ele fez, aquando da “revelação” =P). No final da época, deverás planear dizer “adeus” ao valor de equipa e alinhar 7, 8 ou 9 (se necessário) jogadores por dia de modo a conseguires usar todas as posições disponíveis.

Outras Considerações
Atenção aos fees. Não façam como o MK, que vendeu o Chris Paul para comprar três outros; depois quis vender esses três para voltar a comprar o CP3, e já lhe faltavam uns cêntimos =P
Planeiem bem o que vão fazer.

Cuidado com lesões longas, que fazem um jogador perder IMENSO valor no 1º e 2º dia após a mesma. Caso da época passada? Al Jefferson.

Se têm jogadores preferidos, e dão muitos pontos, usem esses. Deu-me muito mais gozo, de longe, usar o CP3 aos invés dos outros mega-studs. Também pelos pontos, mas principalmetne porque é o meu preferido. Tem muito mais piada, caso as produções sejam semelhantes.

Boa sorte a todos!

Pipolinus, Sumol FC

14/10/09

Liga 442 NBA Portugal

Publicada por João Miguel Ramos Delgado

Continuando a informação sobre a liga que este blog partilha com o 442:


Top20

Este top diz respeito às médias de pontos fantásticos conseguidos na última época e permite perceber quem são os jogadores mais regulares. Atenção que nestes números não está reflectido o número de jogos realizados pelos jogadores (por exemplo, Gilbert Arenas fez apenas 2 jogos dos 82 da regular season):

1.º Chris Paul 46,74
2.º Lebron James 45,07
3.º Dwyane Wade 43,11
4.º Dwight Howard 39,22
5.º Al Jefferson 35,45
6.º Jason Kidd 35,19
7.º Tim Duncan 35,11
8.º Deron Williams 34,41
9.º Kobe Bryant 33,93
10.º Pau Gasol 33,43
11.º Chris Bosh 33,41
12.º Dirk Nowitzki 33,17
13.º Troy Murphy 32,75
14.º Gilbert Arenas 32,36
15.º Marcus Camby 32,15
16.º Danny Granger 31,76
17.º Rajon Rondo 31,13
18.º Antawn Jamison 31,13
19.º Andris Biedrins 31,04
20.º Yao Ming 30,99

Deixamos também a opinião sobre algumas estratégias a seguir de Mr. Blue, o segundo classificado da temporada passada desta liga privada.

http://quatroquatrodois.blogspot.com/2009/10/442-nba-portugal-mr-blue.html

Visitem e participem! Para acederem a toda a informação sobre esta liga, cliquem em Liga 442-NBAPT na barra superior presente neste site.

04/10/09

The Brooklyn Nyets

Publicada por João Oliveira

Lembra-se disto?
Pois bem, nas últimas semanas desenrolou-se um processo que veio a derivar naquela que é, definitivamente, uma das maiores provas do crescente interesse e consequente participação dos não-americanos na NBA.

O multi-milionário Mikhail Prokhorov, homem mais rico da Rússia, concretizou a compra de uma percentagem maioritária dos Nets.
Para os mais desantentos, isto pode não significar nada, olhando a exemplos como o de Roman Abramovich no Chelsea de Inglaterra, no futebol. No entanto, este é um acontecimento marcante. Mikhail torna-se no primeiro estrangeiro dono de uma equipa da NBA, torna-se a face de uma nova era cada vez mais internacional da liga americana.



Para o conjunto em si, o russo também é a face de uma nova era. Os Nets estão numa clara fase de reconstrução, em todos os níveis, e a segurança financeira que o poderoso Prokhorov lhes fornece será, ao que tudo indica, um ponto a favor em todas as áreas, propiciando um desenvolvimento sustentado aos jovens aspirantes a estrelas.

No fundo, esta compra deixa toda a gente feliz. A NBA recebe uma enorme publicidade, beneficiando ainda de ideias frescas com uma base europeia não vista até hoje. Os Nets ficam com uma nova capacidade financeira e podem olhar para o futuro com outros olhos. E Mikhail, como apaixonado deste desporto que é, torna um sonho em realidade ao adquirir uma equipa americana de basquetebol.

Nova Liga e parceria

Publicada por João Miguel Ramos Delgado

Quero começar este post dizendo que é com muito prazer que se oficializa a parceria com o blog 442, ao criar-se a liga em que todos podem participar! Haverão actualizações regulares em ambos os blogs sobre esta liga. Segue-se uma breve explicação sobre a liga e como podem participar.




O jogo Trata-se de uma liga fantástica em que geres um orçamento que te permite formar uma equipa de entre todos os jogadores da NBA. O objectivo do jogo é conseguir o maior número de pontos de acordo com as pontuações explicadas no ponto 4. Todos os dias, os valores de todos os jogadores oscilarão de acordo com as ordens de compra e venda executadas em todo o mundo, o que te permite alterar a tua equipa dentro dos limites dos regulamentos e do orçamento disponível. De Outubro a Abril (o jogo decorre apenas durante a regular season) haverá jogos diariamente (com raríssimas excepções).



A inscrição Dá um salto a www.nba.com e entra no campo “fantasy” e escolhe a opção “NBA Stock Exchange”. Regista-te e, depois de criares a tua equipa, adere à liga privada 442 NBA Portugal com a League ID 127403 e a password 442nbaportugal.



As posições Todos os jogadores têm posições específicas pré-determinadas. Na tua equipa (roster), existem 9 posições que podes ocupar: point guard-PG; shooting guard-SG; guard-G (pode ser ocupada por qualquer um dos anteriores); small forward-SF; power forward-PF; forward-F (pode ser ocupada por qualquer um dos dois anteriores); center-C; forward/center-FC (pode ser ocupada por um PF ou um C); utility (pode ser ocupada por qualquer jogador). Existem também três lugares de banco se quiseres ter um plantel mais completo. Cada uma das nove posições pode ser utilizada 82 vezes no ano (o número de jogos que cada equipa faz durante a regular season).



As pontuações Cada jogador inserido numa das nove posições do teu roster, pontuará de acordo com a sua prestação em cada jogo real, da seguinte forma:



+ 0.50 Ponto marcado

+ 1.50 Ressalto

+ 1.99 Assistência

+ 3.00 Roubo de bola

+ 3.00 Desarme de lançamento

+ 1.00 Lançamento de 3 pts conseguido

+ 0.54 Lançamento de campo conseguido

- 0.46 Lançamento de campo falhado

+ 0.25 Lançamento livre conseguido

- 0.75 Lançamento livre falhado

-2.00 Perda de bola



A estratégia Podes encarar o jogo de várias formas, mas há premissas básicas: isto é uma maratona e não uma corrida de 100 metros, pelo que não deves pensar em encher o roster todos os dias, pois ficas sem posições para usar a meio do jogo; é muito importante conhecer o calendário das equipas, pois o valor dos jogadores oscila de acordo com as ordens de compra e venda (quando um jogador não tem jogos durante quatro dias é normal que o preço desça); comprar a preço baixo e vender a preço alto, porque um objectivo paralelo do jogo é conseguir ter o maior orçamento possível para poderes comprar todas as estrelas possíveis.



Vamos trazer-te algumas estatísticas dos últimos anos e opiniões sobre a estratégia a seguir dos nossos campeões da temporada passada. Bem-vindos!

20/09/09

Fora de Portas

Publicada por João Oliveira

Fujamos um pouco ao assunto que deu origem a este blog, a NBA.
Na verdade, nada com interesse realmente relevante acontece actualmente na América, apenas Shaq com as suas habituais loucuras e uns vídeos de training camps aqui e ali.

Mas repito, fujamos um pouco. Apenas um pouco, claro, porque o assunto continua a ser tratado por jogadores com presença marcada na próxima época da liga americana.

Será já esta noite que, em Katowice, na Polónia, se desenrolará a aguardada final do Eurobasket, disputada entre a Armada Espanhola e a Sérvia.
É com a regularidade de Nenad Krstic (poste dos Oklahoma City Thunder) e um Milos Teodosic em grande forma depois de uma fantástica performance perante a Eslovénia na meia final (marcou 32 pontos na vitória por 96-92) que os sérvios pretendem combater a poderosa La Roja dos manos Gasol, de Rubio, Navarro, Garbajosa, Rudy Fernandez, todos eles com passagens mais ou menos breves na liga que nos prende a atenção ano após ano (com excepção para Rubio, que apesar de ter sido draftado ainda terá de esperar uns anos até se poder estrear), sendo que a maioria continua a marcar uma era em que a presença de jogadores internacionais se torna algo cada vez mais comum.

Em Beijing a Armada ficou-se pela segunda posição, situação que vão tentar evitar a todo o custo neste Eurobasket


Na altura em que as primeiras impressões já foram ultrapassadas, pode-se dizer que este foi mais um Eurobasket, onde talentos se revelaram, onde jogos emocionantes aconteceram, onde muito sucedeu. Amanhã, por esta hora, sérvios ou espanhóis estarão a festejar um título, tarefa que poderá tornar-se mais árdua para a Sérvia, considerada o "underdog" desta final, mas é disso mesmo que se trata, uma final, e aqui é cada um por si, onde tudo pode acontecer.

13/09/09

Como destruir uma equipa por: Chris Wallace

Publicada por João Oliveira

Já muito se falou das equipas que melhor se movimentaram este Verão. Este é o momento, portanto, a meu ver, indicado para se debater qual foi a que pior se movimentou.
E é lógico para mim que se trata do colectivo de Memphis.

Os fãs mais distraidos dirão "então e aquelas equipas que só trocaram por dinheiro?" ou "Iverson e Zach é mau?". Pois bem, fizeram muito, mas muito pior que as restantes equipas. Isto explica-se por um motivo bastante simples, o Iverson e o Zach, individualmente, podem ser até fortes, mas os Memphis são uma equipa em evolução, com jovens que precisam de bons líderes para servirem de role models e, julgo que qualquer um dirá o mesmo, o Iverson e o Zach não são, de longe, os exemplos que OJ Mayo e Rudy Gay (para citar dois exemplos claros) precisam para evoluir no seu jogo. Não reduzem a folha salarial. Não são bons modelos para os mais jovens. Não estão no auge das carreiras. Não trazem... nada. Alias, trazem, umas centenas de bilhetes de época e outros tipos de merchandising, mas valerá a pena?

Apesar dos sorrisos na cara dos dois jovens, o futuro não aparenta ser muito risonho no Tennessee


Numa equipa prestes a completar 15 anos de história, o principal objectivo parece ser o lucro imediato. Sem grandes perspectivas futuras, agora que estes dois egos se juntam aos jovens, o que espera os Memphis está ainda desfocado, mas parece claro que, a menos que surjam medidas drásticas, não será nada de brilhante, correndo o risco de se manterem no conjunto de equipas que lutam ano após ano por uma boa escolha no draft.

08/09/09

Previsões 2009/2010 - Campeão NBA

Publicada por João Miguel Ramos Delgado

Chegamos à resposta que todos querem. Os prémios individuais são sempre apetecidos, mas no final é o prémio colectivo. O que todos lutam perto de 100 jogos para alcançar.


Quem vai ser o grande campeão da NBA 2009/2010?

Será que os Lakers irão revalidar o seu estatuto de vencedores? Será que os Magic conseguirão melhorar a época passada, ganhando as finais? Irá Shaq ajudar os Cavaliers a dar aquele salto final da época fantástica até à final e vitória na mesma? E os envelhecidos mas sempre presentes Spurs e Celtics? Será que têm capacidade de voltar a erguer o troféu?

Vamos aos resultados dos especialistas:



LA Lakers (19 votos)



Os Lakers não serão campeões se jogarem como a época passada com o aumento de competitividade no Este, mas serão mais que capazes de voltar a levar o troféu, visto que Bynum mal contribuiu o ano passado e ainda melhoraram a defesa com a aquisição de Ron Artest.
Grande parte das razões para o sucesso desta equipa baseiam-se Kobe, Phil Jackson, Bynum de saúde e a entrada de Ron Artest, se todos estes factores forem verificados, os Lakers deverão ser os grandes campeões da época que se avizinha.



Cleveland Cavaliers (18 votos)


Apenas 1 voto é o que separa estas duas equipas na previsão do sucesso. Isto mostra que apesar de os Lakers contarem com um plantel mais completo, LeBron tem evoluído de tal forma e é tão bom a tornar os que o rodeiam melhores que muitos acreditam que este pode ser o ano do próximo passo lógico na carreira de King James, o título. A aquisição de Shaq, uma força enorme no balneário tanto de liderança como de brincadeira, irá encaixar como uma luva na mentalidade de gozar o jogo, mas que quando é altura de trabalhar, as caras tornam-se sérias e dá-se tudo o que tem em prol da equipa.




San Antonio Spurs (8 votos)


Os Spurs têm muito talento, mas alguns factores terão de entrar em prática. O Big Three de San Antonio tem de se manter longe de lesões, R. Jefferson poderá dar o seu contributo importante à equipa e DeJuan Blair e George Hill são jovens com energia e inteligência para sair do banco. Isto aliado a McDyess que chega cheio de vontade, poderá resultar no destronar dos Lakers. Será difícil, mas nada impossível.




Boston Celtics (5 votos)



O Big Three é agora o Big Four com a chegada de Rasheed Wallace. Têm na veterania dos seus jogadores e a vontade de escreverem mais uma página no longo historial da equipa de Boston os seus maiores trunfos para conseguirem o troféu que lhes pertenceu há 2 épocas.



Orlando Magic (3 votos)



Trocou-se Hedo por Vince Carter, mantém-se o Defensive Player of the Year, foram às finais sem o Point Guard titular, têm em Rashard Lewis um Forward All-Star e um plantel com profundidade. O que há para não gostar? Partem em desvantagem em relação aos outros tubarões, mas podem muito bem voltar ao palco das finais do ano passado.

06/09/09

Bruce "Lee" Bowen

Publicada por João Oliveira

Retirou-se um dos mais respeitados e odiados jogadores da NBA.

Bruce Bowen, livre desde que foi libertado pelos Bucks, decidiu colocar um ponto final numa carreira cheia de sucessos e controvérsia.

Iniciou a sua carreira profissional em França, no Le Havre. Após representar várias equipas naquele país, seguiu em 1997 para a principal liga americana onde, até 2001, representou os Miami Heat (em 1997 e em 2000-01), os Boston Celtics (1997-99) e os Philadelphia 76ers (1999-00), sem nunca ter grande sucesso, exceptuando na última época de todas, ao serviço dos Heat, onde jogou em todos os jogos sendo titular em 72. Neste momento era já reconhecido como um bom defensor.


Ray Allen foi um dos muitos jogadores que protagonizaram duelos recorrentes com o swingman dos Spurs


É então que, em 2001, chega aos San Antonio Spurs pela mão de Gregg Popovich. Aqui fez uma carreira como poucos. Não era um scorer, não ressaltava, não assistia, era um péssimo lançador de lances livres, a única coisa que aparentava fazer era meter uns triplos. Digo aparentava porque os números não são tudo. Entre 2001 e 2009, Bruce tornou o trabalho invísivel em algo muito visível. A sua agressividade (por vezes desmedida) e inteligência anulou alguns dos melhores jogadores da liga. Desde 2001 até 2008 foi sempre nomeado para a primeira ou segunda equipas defensivas da NBA, o que diz muito da sua capacidade defensiva. Outro factor que o demonstra foram os 500 jogos consecutivos a titular que fez, mostrando que mesmo não sendo um go to guy, não era um jogador dispensável para Popovich. Na offseason de 2009 fez parte do pacote que levou Richard Jefferson para os Spurs. Semanas mais tarde acertou a rescisão com os Bucks, decidindo agora que chegou o momento para um jogador que ficará na história como um dos melhores defensores que a liga já testemunhou, além das suas outras "façanhas".

03/09/09

Previsões 2009/2010 - Para onde vão? - LeBron James

Publicada por João Miguel Ramos Delgado

É altura de perguntar aos especialistas o que todos querem saber: Com a free agency de 2010 a chegar, para onde irão algumas das muitas estrelas que ficarão livres?

Hoje veremos onde ficará provavelmente LeBron James.




Cleveland (38 votos)

Os Clevelanders não podem respirar já de alívio, mas talvez possam estar mais confortáveis, pois 73% dos votantes vêem LeBron a ficar e, Ohio. É uma mudança do ano passado, altura em que mais metade via LeBron a rumar a outras paragens.

Certamente que os Cavaliers fizeram de tudo para manter LeBron no estado onde nasceu com as aquisições de Shaquille O'Neal, Anthony Parker, Jamario Moon e Leon Powe, além do grande contrato a Varejão, que são sinais de que Cleveland está no modo vencer-agora-e-manter-LeBron-feliz, e visto que estão a construir numa equipa que venceu 66 jogos, o futuro parece positivo.

Com grandes equipas como Boston, Orlando e os Lakers também em busca do anel, e as probabilidades estão contra todas as equipas, LeBron ode muito bem voltar a sair frustrado do pavilhão. A questão é se ele continuará a fazê-lo.

Como temos ouvido, os Knicks têm limpo cap space furiosamente e naturalmente têm os olhos virados para King James. Mas os Cavs parece que estão numa maré de "sorte", pois a liga está a projectar uma descida dos lucros e do salary cap para o próximo ano. Isto signigica que os Knicks podem não conseguir contratar LeBron e um amigo como Chris Bosh ou Dwyane Wade com max contracts.

E não nos esqueçamos, os Cavs podem dar a James dezenas de milhões mais do que qualquer outra equipa.

Os Tops de 2008/2009 - Jogadores

Publicada por João Miguel Ramos Delgado

Após os vídeos das melhores jogadas globais da liga, vamos agora aos tops de alguns dos jogadores mais espectaculares da liga:


Top 10 Dwyane Wade





Top 10 LeBron James





Top 10 Chris Paul





Top 10 Derrick Rose





Top 10 Dwight Howard





Top 10 Kobe Bryant


02/09/09

Os Tops de 2008/2009

Publicada por João Miguel Ramos Delgado

Enquanto se fazem previsões para a próxima época, arranja-se algum tempo para rever o que de melhor se fez o ano passado. Aqui vão os principais tops de jogadas da última época:


Top 10 blocos





Top 10 assistências





Top 10 Alley-oops





Top 10 Afundanços





Top 10 Buzzer Beaters





Top 10 jogadas de circo





Top 10 Jogadas de Rookies





Top 10 Jogadas


01/09/09

Previsões 2009/2010 - Most Valuable Player

Publicada por João Miguel Ramos Delgado

Chega a altura de um dos prémios mais esperados da NBA. É o prémio dado ao jogador que mais se distingue pela contribuição que dá à equipa e pela qualidade que demonstra em campo.



RANKPLAYERVOTES

1

LeBron James
Small forward
Cleveland Cavaliers

Last season
1st in MVP voting
28.4 ppg; 7.6 rpg; 7.2 apg

35

2

Kobe Bryant
Shooting guard
Los Angeles Lakers

Last season
2nd in MVP voting
26.8 ppg; 5.2 rpg; 4.9 apg

9

3

Dwyane Wade
Shooting guard
Miami Heat

Last season
3rd in MVP voting
30.2 ppg; 5.0 rpg; 7.5 apg

6
Also receiving votes: Kevin Durant (1), Dwight Howard (1), Derrick Rose (1)



LeBron James
LBJ foi finalmente coroado o rei da época regular, vencendo o prémio de MVP depois de finalizar as últimas 5 épocas em nono, sexto, segundo, quinto e quarto lugares na votação para o prémio. Cleveland conseguiu 66 vitórias e talvez seja preciso repetir a dose para que LBJ consiga o segundo troféu Podoloff. As expectativas estão altas com a aquisição de Shaq e com o verão de 2010 a chegar, no entanto, mais de metade dos votantes acredita que LeBron James continuará o seu reino de MVP.


Kobe Bryant
O MVP de 2008 acabou em 2º o ano passado, liderando os Lakers a 65 vitórias, apesar dos seus números terem baixado um pouco. No entanto, em Junho, provou que ainda está no topo ao ganhar o seu 4º troféu de campeão e o MVP das finais. Embora Kobe enfrente novos desafios com Ron Artest à mistura, 9 dos especialistas acham que Kobe vai ser MVP pela 2ª vez.


Dwyane Wade
Embora os Heat tenham vencido apenas 43 jogos, Wade ficou em 3º na votação para MVP. Isso mostra o quão impressionante foi Wade ao liderar um plantel jovem até aos playoffs. Conseguirá ele levar os Heat a novos patamares? Será basicamente o mesmo plantel e com o segundo melhor jogador Beasley a enfrentar problemas fora de campo, mas 6 votantes pensam que ele conseguirá erguer o prémio de MVP no fim da época.