03/05/09

(02/05/09) Resumo do dia

Publicada por João Miguel Ramos Delgado


Top 5 jogadas




02/05/09

Mudam-se os tempos mudam-se as... forças?

Publicada por João Oliveira

2008/09 está, oficialmente, a acabar. Dentro de pouco tempo saberemos quem é o campeão desta temporada, e daremos início a uma nova. E essa nova época trará consigo algo de extrema importância: entraremos numa nova década.

Portanto hoje tratarei de uma questão que consegue ser simples e complexa ao mesmo tempo. Quem tem, neste momento, as melhores condições para triunfar nos próximos 10 anos? Assistiremos ao nascimento de uma nova dinastia como os Bulls de Jordan nos anos 90, ou o equilibrio prevalecerá entre as franchises que constituem a NBA?

Em primeiro lugar, para algumas equipas assumirem uma posição como melhores da liga, outras tantas serão obrigadas a ceder o lugar.
Na minha óptica, existem alguns históricos que poderão, muito em breve, passar a ocupar os últimos lugares da tabela.

O primeiro e, talvez, o mais subjectivo, serão os Suns. Subjectivo por duas razões:
- De um lado, devido ao facto de este ano não participarem nos playoffs, pode-se argumentar que já entraram em declínio;
- Do lado oposto, o facto de terem um core mais jovem com J-Rich, Leandrinho e Amare pode dar esperanças para o futuro próximo.

Depois, equipas que, muito provavelmente, irão decrescer. Os históricos Lakers e Spurs.
Em LA, vive-se uma fase de grandiosidade, com Gasol finalmente a fazer esquecer Shaq. No entanto Kobe começa a ter alguma idade, e na próxima época irá, possivelmente, retirar-se. Ora, os Lakers podem sobreviver sem muitas coisas, mas duvido seriamente que Kobe seja uma delas. A menos que, do nada, apareça outro Kobe, a menina bonita de Los Angeles pode correr sérios riscos de ficar fora dos playoffs por uns anos.
Também em San Antonio a idade é factor influente. Duncan deverá começar a pensar na reforma. O 6th man Manu Ginobli, teve uma época sofrida, recheada de lesões, e também já não caminha para novo. A dúvida instala-se, será que Parker tem capacidade para continuar em frente e levar a equipa a mais sucessos?

As estrelas que marcaram uma década...


Em Este encontram-se casos semelhantes e outros totalmente distintos.

Boston é uma cidade que, tal como LA, vive épocas de prosperidade. As blockbuster trades que trouxeram Ray Allen e Garnett para junto de Paul Pierce fizeram os fãs dos C's relembrarem Larry Bird e companhia.
Mas todos eles irão começar a cair de rendimento, provavelmente. E com isso surge uma dúvida semelhante à que se vive em San Antonio. A jovem estrela Rondo poderá ser a base de uma equipa renascida que se manterá nos lugares cimeiros, ou os anos de sucesso serão efémeros?

Detroit é a outra grande equipa em declínio. Os anos de Flip Saunders são já uma miragem, e em breve também o serão nomes como Sheed, Prince ou Rip.
Dificilmente sairão os 3. No entanto, é clara a tentativa de reconstrução dos Pistons. Depois da infelicidade que foi a troca de Billups por Iverson, os Pistons irão tentar renascer das cinzas, mas provavelmente cairão antes de o conseguirem fazer.

Agora trato da parte boa. Quem tem condições para ser uma força dominante da liga?

Começo, para já, por pegar em dois jogadores, em vez de equipas.
Lebron e Wade. Qualquer equipa onde estes dois rapazes estejam arrisca-se a ser um sério candidato a campeão. Coloquei os jogadores em vez da equipa por duas razões. A primeira é que podem, na próxima época, trocar de cidade. Mas isso não me parece ser muito real. A segunda, esta sim decisiva, é que eles contam por uma equipa. Olhemos por exemplo para os Cavs deste ano. Pegando em jogadores nada mais que medianos e juntando-lhes Lebron, Mike Brown foi capaz de atingir os playoffs com toda a distinção e aclamar-se como um dos maiores candidatos ao título. E Wade tem uma capacidade praticamente igual de fazer dos medianos bons, e dos bons fantásticos.

Passando estes dois indivíduos, viro-me para as equipas ditas desse nome. Nomearei as três que me parecem em melhores condições de "subir na vida". São elas os Oklahoma Thunder, os Portland Trail Blazers e os Memphis Grizzlies.

...e as que prometem marcar a próxima.


Em Oklahoma nasceu uma equipa. E aos jovens Durant, Westbrook e Green, mais uma estrela promissora se juntará este ano. Se mantiverem o seu jovem núcleo na cidade, os Thunder podem olhar para a nova década com um olhar cheio de ambição e sede de títulos.
Já os Trail Blazers podem ambicionar chegar longe ainda mais proximamente. Apesar de também jovens, a turma de Roy e Aldridge consegue mostrar-se mais experiente, e factor influente é, decerto, a presença nos playoffs desta temporada. Se Greg Oden mostrar tudo o que prometeu e Rodriguez ou Bayless explodirem, podemos esperar marcos importantes por parte da equipa de Portland.
E por fim chegamos a Memphis. Provavelmente será, dos exemplos falados até ao momento, aquele que será alvo de mais dúvida. Mas a verdade é que uma equipa onde se juntam talentos como o de OJ Mayo, Rudy Gay, Marc Gasol e Mike Conley tem tudo para dar certo. Ou quase tudo. Infelizmente para os fãs dos Grizzlies, este ano mostrou algo que faz recear qualquer adepto de basket. Memphis não se portou como uma equipa. E aí poderá estar a diferença entre uma equipa mediana e um campeão. Se conseguirem unir-se em torno do mesmo objectivo, podem ser demolidores. Mas se se mantiverem a remar cada um para seu lado, em breve a reconstrução voltará a estar nos horizontes da franchise do Tennessee.

Notícias breves - (02/05/09)

Publicada por João Miguel Ramos Delgado

Rajon Rondo não será penalizado


A NBA decidiu não tomar acção sobre Rondo e a sua escaramuça com Kirk Hinrich no jogo 6.


O presumível favorito para assumir o cargo de General Manager dos Timberwolves, o GM Assistente dos Spurs Dennis Lindsey saiu da corrida ao cargo.


Todos os que esperavam que houvesse problemas entre os dois ficarão desapontados, visto que Smith disse que não irá iniar nada nesse sentido.


Os jogadores terão de decidir mais rápido se ficarão no draft da NBA.

Crónica Leitor - Brandon Jennings ansioso por regressar aos EUA

Publicada por João Miguel Ramos Delgado

O base Brandon Jennings foi pioneiro em dar o salto da “High School” directamente para a Europa, ao invés de disputar a NCAA (Liga de basquetebol Universitário), como forma de entrar no draft de 2009.
O talentoso base não integrou muito bem no basquetebol europeu, pois a forma de jogo é um pouco diferente do que estava habituado nos EUA, é um jogo muito mais colectivo e onde a defesa tem um papel muito relevante no estilo de jogo da equipa. Brandon Jennings apesar de estar nas fileiras de uma equipa de topo europeia – Lottomatica Roma – está decidido em regressar para aos Estados Unidos e dar o salto para NBA.
"Sinto muito a falta de casa. Não posso esperar por regressar. Estou contando os dias”. “Agora olho para trás e se tivesse outra oportunidade, teria ido para uma equipa onde pudesse jogar mais. Provavelmente não teria ido para uma boa equipa com 12 jogadores talentosos”, disse Jennings relativamente a sua actual equipa, não obstante Jennings reconhece-se que a sua passagem pelo basquetebol Europeu foi positiva para o desenvolvimento do seu jogo e crescimento como jogador, apesar da sua tenra idade e imaturidade.
A Roma é uma equipa relativamente forte, que chegou ao TOP 16 da Euroleague e actualmente ocupa a segunda posição da Liga Italiana. Em 16.7 minutos de jogo, o jovem base de 19 anos têm médias modestas de 5.4 pontos com 48.9% de aproveitamento de 2 pontos e 19.6% da linha de 3 pontos, 2.1 assistências e 2.1 roubos de bola na Liga Italiana.

Todavia, a sua cotação no draft não caiu sendo apontado como a sexta escolha de 2009 pelo site Draft Expresss. Brandon Jennings revelou que olheiros de algumas equipas da NBA o tem acompanhado na Europa. “Muitas equipas da NBA tem vindo a acompanhar-me. O Warriors esteve cá por um par de dias. Os Miami Heat e os Toronto Raptors também já cá estiveram. Muitos olheiros da NBA estão a começar a vir a Europa observar novos talentos”. “Agora eu realmente tenho que mostrar o meu valor e acabar a época em grande para tentar dar uma amostra daquilo que sou e aprendi aqui. Acredito que estou pronto para ingressar na NBA. A NBA é um jogo mais aberto. É mais um contra um. Tem mais jogadas livres. Se ingressar numa equipa com altos e baixos, o céu é o limite”, finalizou Jennings. Esperamos para ver o que este incrível talento, poderá trazer a NBA na próxima época.

Fábio Morais
Albufeira

(01/05/09) Resumo do dia

Publicada por João Miguel Ramos Delgado


Top 5 jogadas




01/05/09

Billups recebe prémio Joe Dumars

Publicada por João Miguel Ramos Delgado

O base Chauncey Billups, jogador que este ano passou a jogar pelos Denver Nuggets, arrebatou o prémio Joe Dumars, concedido pela NBA para premiar o seu comportamento em campo durante toda a temporada regular.
Billups ficou com o primeiro lugar ao receber 82 votos, somando 2.478 pontos. O segundo lugar ficou com o Ray Allen, dos Boston Celtics, com 2.092, seguido por Antonio McDyess, do Detroit Pistons (2.018).
A honra concedida a Billups foi adoptada pela NBA para destacar a ética de trabalho, integridade e desportivismo dos profissionais durante a temporada.
O nome do prémio é uma homenagem ao actual presidente do Detroit, também considerado um modelo de comportamento.

Fábio Morais
Albufeira