13/04/09

O sprint final

Publicada por Laercio

Pouco resta para definir nestas últimas três noites de regular season, mas esse pouco pode significar muito para algumas equipas. Apesar de já termos as 16 equipas apuradas para os Play-offs, suas posições ainda estão longe de ser definitivas e esses meros dois jogos, que ainda restam para cada equipa, podem significar um adversário, em teoria, mais acessível na 1ª ronda dos Play-offs.


Eastern Conference

Já se conhece as oito equipas apuradas para os Play-offs, assim como a respectiva ordenação das 4 primeiras (1º Cleveland Cavaliers, 2º Boston Celtics, 3º Orlando Magic, 4º Atlanta Hawks). Em relação às outras 4 equipas, temos uma interessante luta por posições.



Como se pode ver na imagem, os Miami Heat só precisam de uma vitória para manter o 5º posto, e assim enfrentar os Hawks na 1ª ronda dos Play-offs.

Philadelphia 76ers, Detroit Pistons e Chicago Bulls lutam pelo 6º posto, com vista num confronto contra os Orlando Magic, que é na teoria o adversário mais acessível. Ainda mais agora com a lesão do seu SF Hedo Turkoglu, no entanto segundo os responsáveis dos Magic essa não o impedirá de jogar já o 1º jogo dos Play-offs, dia 18/04.

O 7º lugar é sem dúvida mais desejado que o 8º, visto que os Celtics não têm estado numa boa fase e tem ressentido a falta do seu PF Kevin Garnett. Enquanto os Cavaliers parecem estar cada vez melhores.

Os Bulls enfrentam os Piston hoje, num confronto onde o 8º lugar poderá ficar já definido.


Divisões
Quanto aos campeões das divisões, os Celtics ficaram com o titulo da Atlantic, Cavaliers com o titulo da Central e os Magic com o titulo da Southeast.


Western Conference

Do lado banhado pelo Pacífico a luta por posições é ainda mais intensa, sendo que o único seguro de sua posição são os LA Lakers (que sagraram-se mais um vez campeões da Pacific division). Do 2º ao 8º tudo pode mudar em dois jogos, o que prova mais uma vez a competitividade desta conferência.


Utah Jazz e Dallas Mavericks lutam para não ficar em 8º, e escapar de um confronto contra os Lakers. New Orleans Hornets precisam apenas de uma vitoria para manter o 6º lugar, visto que o 5º já não é possivel. Quanto ao calendario, os Hornets tem dois jogos complicados enquanto os Jazz e os Mavericks tem um jogo complicado e outro mais acessivel, cada.

Denver Nuggets tem a vantagem de uma vitoria em relação a San Antonio Spurs, Houston Rockets e Portland Trail Blazers. Ambas lutam pelo 2º lugar, mas a diferença entre os possiveis adversarios na 1ª ronda dos Play-offs é quase nula.

O que realmente esta em jogo é o titulo das respectivas divisões.


Nuggets e Blazers jogam no dia 15 pelo titulo da divisão Northwest (caso ganhem os respectivos jogos hoje), num dos jogos mais importantes do ultimo dia da regular season.

Spurs e Houston não decidirão o titulo de forma directa, mas a emoção é garantida. Os Spurs tem o calendario mais acessivel.

11/03/09

Saída do banco custa jogo a Lamar Odom

Publicada por Fábio Mesquita

Na sequência da confusão no último jogo entre os Portland Trail Blazers e os Los Angeles Lakers, Lamar Odom, da equipa da Califórnia foi suspenso por um jogo por ter saído do banco para intervir na discussão, no jogo da passada segunda-feira.

Todo este problema se deu após a duríssima falta de Trevor Ariza sobre Rudy Fernandez. O base espanhol dos Blazers teve que ser levado ao hospital, após o contacto no terceiro período do jogo que acabaria com a vitória da equipa da casa (94-111), quando a diferença se cifrava nuns irrecuperáveis 30 pontos. A lesão não é, no entanto, grave, podendo o jogador regressar à competição já na próxima partida.

18/02/09

Trocas e mais trocas em semana louca

Publicada por Fábio Mesquita

A loucura do All-Star Weekend alastra ao resto da semana em que se finaliza o período para trocas na fase regular. Desta vez os protagonistas são os Chicago Bulls, de Rose e os Sacramento Kings de não se sabe bem quem...

Foi à pouco anunciado mais um negócio que já era, de certa forma, previsto pelos analistas da NBA: Drew Gooden, Michael Ruffin, Cedric Simmons e Andrés Nocioni rumam a Sacramento enquanto Brad Miller e John Salmons fazem o percurso inverso, rumo ao Illinois. De seguida prevê-se que Simmons viaje de seguida para Portland, a troco de Ike Diogu, dos Trail Blazers e ainda uma quantia em dinheiro a definir. Esta troca pode, no entanto, vir ainda a ser alargada, incluindo mais jogadores.



Para Miller, que vem somando uma média de 11.9 pontos e 8 ressaltos por jogo, será o regresso a uma casa onde actuou entre 2000 e 2002. Salmons irá para o seu terceiro clube da carreira (depois de Philadelphia e Chicago), em 7 anos como profissional.



Do lado dos Bulls, Nocioni (médias de 11.7 pontos e 5 ressaltos) vai trocar de clube pela primeira vez na sua carreira, já Drew Gooden, que ainda há pouco tempo era colega de LeBron James (foi para Chicago no negócio que envolveu, entre outros, Larry Hughes), tem um atractivo contrato de 7.2 milhões de dólares que expira este Verão.

Os Chicago ultrapassaram assim a concorrência dos New Jersey Nets, que tinham na mesa uma proposta de troca de Salmons e Miller por Stormile Swift, Eduardo Najera, Ryan Anderson e Trenton Hassel.

16/02/09

Who wants Stoudemire?

Publicada por Fábio Mesquita

Com a Trade Deadline a aproximar-se a passos largos, inúmeros são os rumores de trocas que possam ocorrer nesta semana que se prevê louca e que começou com a troca entre Miami e Toronto, que envolveu Marion, Banks, Moon e O'Neal.

O grande protagonista destes rumores é mesmo o All-Star Amaré Stoudemire, dos Phoenix Suns, intensamente apontado como moeda de troca para diversos negócios que os Suns possam ter em mente.

Os Chicago Bulls parecem ser os principais candidatos a receber o Big Man, dando como troca Drew Gooden e Tyrus Thomas. No entanto, seria preciso mais alguém? Noah, Sefolosha, ou mesmo uma draft pick da primeira ronda poderiam interessar aos Suns.



No entanto, o negócio mais vantajoso para a equipa de Phoenix parece ser uma troca com os Kings, agora que está posta de parte a saída de Rudy Gay de Memphis, o principal alvo dos Suns. Os Kings poderiam ter que ceder Jason Thompson, Bobby Jackson, Sheldon Williams (estes últimos dois com contratos expirantes) e ainda uma bastante possível lottery pick no draft de 2009.

Os Kings parecem no entanto mais preocupados com a tentativa de se libertarem de Brad Miller, antes de pensarem em trazer para Sacramento Amaré.

Quem também parece ter ainda uma palavra a dizer são os Pistons, oferecendo o jovem Amir Johnson e ainda o contrato expirante de Rasheed Wallace, um dos melhores shooters de entre os gigantes da NBA.

Fugindo um pouco a toda a loucura em torno de Stoudemire, fala-se de um cenário de troca entre os Hornets e os Thunder, que levaria para Oklahoma Tyson Chandler. A equipa de Durant e Cia. abriria mão de Chris Wilcox e Joe Smith (ambos com contratos expirantes) bem como de uma das suas cinco picks na primeira ronda dos próximos dois drafts.

Richard Jefferson, chegado esta época aos Bucks, pode estar já de saída para os Trail Blazers. A jovem equipa que pretende dominar a NBA a curto prazo estaria disposta a abrir mão de Sergio Rodriguéz, Travis Outlaw, Raef LaFrentz, com contratos a terminar, se a turma de Milwaukee lhes enviasse RJ e Luke Ridnour. Um cenário que parece muito pouco provável.

Finalmente, chegamos ao não menos falado Wally Szerbiak. Os Cavaliers queriam Camby, dos Clippers, mas estes dizem que o jogador é intrasferível (assim como Eric Gordon).
No início da época falava-se da possibilidade da troca com os Nets, que juntaria em Ohio Vince Carter e LeBron. No entanto essas possibilidades foram arrefecendo, assim como as que falava da ida de Air Canada para os Spurs, algo que, para além de ir destabilizar a equipa devido à saída forçosa de vários membros importantes, seria financeiramente incomportável.



Os Mavs estariam interessados numa troca, mas não queriam dar Howard. A equipa de Dallas fala na possibilidade de trocar Stackhouse para os Nets mas até põe a hipótese de receberem também Brook Lopéz, o que, claro está, não irá acontecer.

P.S. A análise ao All-Star Game irá sair amanhã. Pedimos desculpa pelo atraso, mas preferimos a qualidade da análise à celeridade na publicação. Agradecemos desde já a vossa compreensão.