06/02/09

Ombro trai Elton Brand

Publicada por Fábio Mesquita

Chega ao fim de forma inglória a primeira época de Elton Brand ao serviço dos Philadelphia 76'ers.

Após uma lesão no seu ombro direito a 17 de Dezembro, Brand tentou regressar à equipa, tendo actuado em 6 jogos, mas terá mesmo que recorrer à cirurgia de forma a tentar debelar esta lesão que o impede de dar o seu contributo total à equipa comandada por Tony DiLeo.

Brand perde assim mais uma época, após ter estado afastado de quase toda a época passada (apenas fez 8 jogos ao serviço dos LA Clippers) devido a uma lesão no tendão de aquiles.



O Power Forward foi um dos protagonistas da Free Agency deste Verão (juntamente com Maggette e Baron Davis), assinando um arriscado contrato de 80 milhões de dólares por cinco anos, com a equipa de Philly, que verá assim as suas hipóteses de chegar a uma boa prestação reduzidas, tendo um plantel semelhante ao da época passada.

Ainda assim, Ed Stefanski, presidente do clube da Pensylvânia, acredita que os Sixers estarão nos play-offs, uma vez que tem conseguido resultados positivos, mesmo sem o contributo de Brand, tendo de momento um recorde de 23 vitórias e 24 derrotas.

Thaddeus Young, no seu segundo ano na NBA deve assumir a titularidade de que vinha usufruindo nos últimos jogos, com Marrese Speights e Reggie Evans a ganharem certamente mais tempo de utilização.

Brand, de 29 anos, nº1 do Draft de 1999, pelos Chicago Bulls, era um dos quatro jogadores em actividade com médias iguais ou superiores a 20 pontos e 10 ressaltos por jogo, na companhia de Tim Duncan, Shaquille O'Neal e Kevin Garnett.

Outras Notícias:

- Orlando Magic troca Keith Bogans (SG) por Tyron Lue (PG) dos Milwaukee Bucks, tentando assim encontrar cobertura para o posto de Point Guard, após a lesão de Jameer Nelson. Os Bucks recebem ainda uma compensação financeira;
- Chris Bosh dos Toronto Raptors em dúvida para o jogo de sexta-feira em Nova Orleães, após uma pequena lesão no joelho direito, aquando do jogo de ontem com os LA Lakers.

28/01/09

Toronto Raptors abaixo do esperado

Publicada por Fábio Mesquita

Quando em Julho do Verão passado Raptors e Pacers acertaram a troca de TJ Ford por Jermaine O'Neal, a expectativa em relação ao potencial da equipa de Toronto era bastante grande. Um cinco inicial fortíssimo no jogo interior e um backcourt equilibrado, com Jamario Moon e Bargnani à espreita na luta por minutos de utilização colocavam os Raptors num bom lugar para o ataque a mais uma época como a de 2007-2008.

Com um frountcourt composto por Bosh e O'Neal, ainda com Bargnani, os Raptors pareciam ter tudo para se afirmar na Conferência de Este, após um ano em que, ainda que cumprindo as expectativas, a equipa canadiana foi eliminada dos play-offs logo na primeira ronda, perdendo contra os Orlando Magic, após um 6º lugar na fase regular, Conferência Este.



A verdade é que, até agora, os Raptors tem tido uma prestação medíocre, levando mesmo à troca de treinador que ocorreu. O'Neal tem sido fustigado pelas lesões, fenómeno recorrente aquando da sua passagem por Indiana e Bosh, ainda que levando a equipa às costas, não chega para colocar a equipa no lugar que lhe era apontado no início da época.

Os Raptors, um pouco à semelhança do que se passou com os Sixers, não conseguiram corresponder às expectativas criadas pela imprensa, que os dava como candidatos à disputa do factor casa nos play-offs, logo a seguir aos Celtics, Cavaliers e Magic.

Em Toronto já se fala em trocas, envolvendo O'Neal, algo que poderá ser dificultado pelo seu contrato pesado, de 21 milhões de dólares, por um jogador com problemas conhecidos no joelho esquerdo.

No entanto, resta à equipa de Toronto tentar constuir uma equipa à volta de Bosh, um dos melhores jogadores interiores da liga, ainda jovem, que puderá dar à sua equipa, a hipótese de lutar pelas finais, se os movimentos certos forem feitos pelo seu GM. O PF de 24 anos acumula este ano uma média de 23.3 pontos, 9.8 ressaltos e 2.5 assistências em cerca de 38 minutos e meio, por jogo.



A menos de um mês da trade dealine os Raptors estão em último lugar da Divisão Atlântico e em antepenúltimo da Conferência Este, com um registo de 18-28 sendo que o último lugar de acesso aos play-offs é ocupado pelos Milwaukee Bucks com 22-26.

Nos últimos dois jogos a equipa vem melhorando, com duas vitórias (114-94 em Chicago e 113-97 na recepção aos Kings), enfrentando nos próximos jogos adversários directos numa renhida luta pelos lugares de play-off: New Jersey Nets e Milwaukee Bucks.