02/05/09

Mudam-se os tempos mudam-se as... forças?

Publicada por João Oliveira

2008/09 está, oficialmente, a acabar. Dentro de pouco tempo saberemos quem é o campeão desta temporada, e daremos início a uma nova. E essa nova época trará consigo algo de extrema importância: entraremos numa nova década.

Portanto hoje tratarei de uma questão que consegue ser simples e complexa ao mesmo tempo. Quem tem, neste momento, as melhores condições para triunfar nos próximos 10 anos? Assistiremos ao nascimento de uma nova dinastia como os Bulls de Jordan nos anos 90, ou o equilibrio prevalecerá entre as franchises que constituem a NBA?

Em primeiro lugar, para algumas equipas assumirem uma posição como melhores da liga, outras tantas serão obrigadas a ceder o lugar.
Na minha óptica, existem alguns históricos que poderão, muito em breve, passar a ocupar os últimos lugares da tabela.

O primeiro e, talvez, o mais subjectivo, serão os Suns. Subjectivo por duas razões:
- De um lado, devido ao facto de este ano não participarem nos playoffs, pode-se argumentar que já entraram em declínio;
- Do lado oposto, o facto de terem um core mais jovem com J-Rich, Leandrinho e Amare pode dar esperanças para o futuro próximo.

Depois, equipas que, muito provavelmente, irão decrescer. Os históricos Lakers e Spurs.
Em LA, vive-se uma fase de grandiosidade, com Gasol finalmente a fazer esquecer Shaq. No entanto Kobe começa a ter alguma idade, e na próxima época irá, possivelmente, retirar-se. Ora, os Lakers podem sobreviver sem muitas coisas, mas duvido seriamente que Kobe seja uma delas. A menos que, do nada, apareça outro Kobe, a menina bonita de Los Angeles pode correr sérios riscos de ficar fora dos playoffs por uns anos.
Também em San Antonio a idade é factor influente. Duncan deverá começar a pensar na reforma. O 6th man Manu Ginobli, teve uma época sofrida, recheada de lesões, e também já não caminha para novo. A dúvida instala-se, será que Parker tem capacidade para continuar em frente e levar a equipa a mais sucessos?

As estrelas que marcaram uma década...


Em Este encontram-se casos semelhantes e outros totalmente distintos.

Boston é uma cidade que, tal como LA, vive épocas de prosperidade. As blockbuster trades que trouxeram Ray Allen e Garnett para junto de Paul Pierce fizeram os fãs dos C's relembrarem Larry Bird e companhia.
Mas todos eles irão começar a cair de rendimento, provavelmente. E com isso surge uma dúvida semelhante à que se vive em San Antonio. A jovem estrela Rondo poderá ser a base de uma equipa renascida que se manterá nos lugares cimeiros, ou os anos de sucesso serão efémeros?

Detroit é a outra grande equipa em declínio. Os anos de Flip Saunders são já uma miragem, e em breve também o serão nomes como Sheed, Prince ou Rip.
Dificilmente sairão os 3. No entanto, é clara a tentativa de reconstrução dos Pistons. Depois da infelicidade que foi a troca de Billups por Iverson, os Pistons irão tentar renascer das cinzas, mas provavelmente cairão antes de o conseguirem fazer.

Agora trato da parte boa. Quem tem condições para ser uma força dominante da liga?

Começo, para já, por pegar em dois jogadores, em vez de equipas.
Lebron e Wade. Qualquer equipa onde estes dois rapazes estejam arrisca-se a ser um sério candidato a campeão. Coloquei os jogadores em vez da equipa por duas razões. A primeira é que podem, na próxima época, trocar de cidade. Mas isso não me parece ser muito real. A segunda, esta sim decisiva, é que eles contam por uma equipa. Olhemos por exemplo para os Cavs deste ano. Pegando em jogadores nada mais que medianos e juntando-lhes Lebron, Mike Brown foi capaz de atingir os playoffs com toda a distinção e aclamar-se como um dos maiores candidatos ao título. E Wade tem uma capacidade praticamente igual de fazer dos medianos bons, e dos bons fantásticos.

Passando estes dois indivíduos, viro-me para as equipas ditas desse nome. Nomearei as três que me parecem em melhores condições de "subir na vida". São elas os Oklahoma Thunder, os Portland Trail Blazers e os Memphis Grizzlies.

...e as que prometem marcar a próxima.


Em Oklahoma nasceu uma equipa. E aos jovens Durant, Westbrook e Green, mais uma estrela promissora se juntará este ano. Se mantiverem o seu jovem núcleo na cidade, os Thunder podem olhar para a nova década com um olhar cheio de ambição e sede de títulos.
Já os Trail Blazers podem ambicionar chegar longe ainda mais proximamente. Apesar de também jovens, a turma de Roy e Aldridge consegue mostrar-se mais experiente, e factor influente é, decerto, a presença nos playoffs desta temporada. Se Greg Oden mostrar tudo o que prometeu e Rodriguez ou Bayless explodirem, podemos esperar marcos importantes por parte da equipa de Portland.
E por fim chegamos a Memphis. Provavelmente será, dos exemplos falados até ao momento, aquele que será alvo de mais dúvida. Mas a verdade é que uma equipa onde se juntam talentos como o de OJ Mayo, Rudy Gay, Marc Gasol e Mike Conley tem tudo para dar certo. Ou quase tudo. Infelizmente para os fãs dos Grizzlies, este ano mostrou algo que faz recear qualquer adepto de basket. Memphis não se portou como uma equipa. E aí poderá estar a diferença entre uma equipa mediana e um campeão. Se conseguirem unir-se em torno do mesmo objectivo, podem ser demolidores. Mas se se mantiverem a remar cada um para seu lado, em breve a reconstrução voltará a estar nos horizontes da franchise do Tennessee.

18/04/09

Antevisão da 1ª Ronda dos Play-offs [West]

Publicada por João Oliveira

A pedido do colega Fábio, irei usar o meu espaço semanal para proceder à análise das séries de Oeste e dar uma opinião pessoal sobre o que resultará das mesmas.

(1º) La Lakers vs. Utah Jazz (8º)

Os Lakers fizeram uma época de elevado nível, demonstrando que, se tiver um bom núcleo, Kobe é capaz de levar os Lakers às finais sem grande dificuldade. No entanto em certos momentos a equipa de LA não correspondeu totalmente às expectativas. Será que, apesar de toda a experiência de Kobe, Gasol e Cia., sucumbirão à pressão?



Apesar de terem ficado na 8ª posição, não são tarefa fácil para ninguém. A turma de Salt Lake já mostrou ser dura de roer e, nos playoffs, finalmente com todo o roster disponível, terão uma chance de demonstrar o seu nível. No entanto terão um dos piores adversários para demonstrar o seu poderio. Para ter uma hipótese, terão de triunfar pelo menos uma vez em LA e manter a postura em Utah.

A minha aposta: Lakers 4-1 Jazz



(2º) Denver Nuggets vs. New Orleans Hornets (7º)


Após uma brilhante temporada, os Nuggets irão demonstrar se apenas se tratou de fogo de vista o que observámos durante o ano. Impulsionados pela chegada de Billups, que trouxe liderança e mais inteligência na construção de jogo, Denver assumiu-se como uma das mais fortes equipas de Oeste, alcançando o 2º lugar da conferência. Com um forte 5 inicial e um enorme Jr Smith (que recentemente marcou 11 triplos num único jogo) a sair do banco, parece que este ano poderão ter uma hipótese na post season.


Quando se esperava um ano de afirmação das qualidades demonstradas na passada temporada, os Hornets desiludiram e mostraram-se demasiado inconsistentes, muito devido às constantes lesões que afectaram o elenco da cidade do Jazz. Chris Paul poderá ser o elemento chave se os Hornets quiserem ter hipóteses na eliminatória, mas dificilmente será capaz de levar a equipa em diante se os restantes membros nucleares não se mantiverem fora de lesões.

A minha aposta: Nuggets 4-1 Hornets



(3º) San Antonio Spurs vs. Dallas Mavericks (6º)


Estavam reunidos todos os factores para que os Spurs falhassem os playoffs pela primeira vez desde a chegada de Duncan a San Antonio, com lesões do Big Three em diversos momentos, mas o banco às ordens de Popovich foi capaz de cobrir as ausências quando necessário. Este ano não haverá Manu na post season, mas a surpresa Roger Mason ocupará a vaga com toda a legitimidade após uma época muito acima do esperado. Aliado a Tony Parker e a Tim Duncan, com a experiência de Michael Finley e do recém adquirido Drew Gooden, aguarda-se de novo um caso sério em Oeste.


Os fãs dos Mavs ainda suspiram pela troca do ano transacto, que levou Devin para New Jersey por troca com Kidd. É verdade que este último trouxe experiência, mas o potencial evidenciado pelo jovem Harris tem deixado até os mais duvidosos espantados. De qualquer forma, Devin já foi, Kidd está na equipa, e é com isso que Dallas tem de trabalhar. Dirk terá de estar ao seu melhor para levar de vencida a turma de San Antonio, algo que me parece bastante difícil, ambas as equipas são experientes, mas a falta de profundidade dos Mavs poderá ser decisiva para o rumo da eliminatória. Se Dirk e Terry não acertarem com o cesto como nunca, Dallas pode dizer adeus ao troféu.

A minha aposta: Spurs 4-2 Mavs



(4º) Portland Trailblazers vs. Houston Rockets (5º)

Irreverentes, lutadores, brilhantes. Os Blazers demonstraram toda a sua qualidade durante esta época. Apesar do falhanço inicial do tão aguardado Oden, Roy foi capaz de puxar o melhor de cada membro do roster e levar a equipa ao 4º lugar, garantindo o factor casa na primeira eliminatória. Para derrotar os Rockets, Roy terá de ter a preciosa ajuda de LaMarcus e do 6th man Outlaw, bem como do melhor de Blake e Przybilla.


Os Rockets vinham para esta temporada com esperanças de obter um dos melhores records da NBA, após a aquisição de Ron Artest. No entanto algumas lesões condicionaram essa possibilidade, como a do all-star McGrady. Apesar disto, mantiveram um bom nível, e chegam aos playoffs com boas hipóteses de surpreender. Naquela que será, na minha opinião, a eliminatória mais renhida e interessante de toda a primeira ronda, Houston contará com o gigante Yao, o jovem Brooks e alguns dos melhores defensores da liga para derrotar os Blazers. No fim de tudo, a experiência poderá ser um factor decisivo para esta série.

A minha aposta: Blazers 3-4 Rockets

13/04/09

O sprint final

Publicada por Laercio

Pouco resta para definir nestas últimas três noites de regular season, mas esse pouco pode significar muito para algumas equipas. Apesar de já termos as 16 equipas apuradas para os Play-offs, suas posições ainda estão longe de ser definitivas e esses meros dois jogos, que ainda restam para cada equipa, podem significar um adversário, em teoria, mais acessível na 1ª ronda dos Play-offs.


Eastern Conference

Já se conhece as oito equipas apuradas para os Play-offs, assim como a respectiva ordenação das 4 primeiras (1º Cleveland Cavaliers, 2º Boston Celtics, 3º Orlando Magic, 4º Atlanta Hawks). Em relação às outras 4 equipas, temos uma interessante luta por posições.



Como se pode ver na imagem, os Miami Heat só precisam de uma vitória para manter o 5º posto, e assim enfrentar os Hawks na 1ª ronda dos Play-offs.

Philadelphia 76ers, Detroit Pistons e Chicago Bulls lutam pelo 6º posto, com vista num confronto contra os Orlando Magic, que é na teoria o adversário mais acessível. Ainda mais agora com a lesão do seu SF Hedo Turkoglu, no entanto segundo os responsáveis dos Magic essa não o impedirá de jogar já o 1º jogo dos Play-offs, dia 18/04.

O 7º lugar é sem dúvida mais desejado que o 8º, visto que os Celtics não têm estado numa boa fase e tem ressentido a falta do seu PF Kevin Garnett. Enquanto os Cavaliers parecem estar cada vez melhores.

Os Bulls enfrentam os Piston hoje, num confronto onde o 8º lugar poderá ficar já definido.


Divisões
Quanto aos campeões das divisões, os Celtics ficaram com o titulo da Atlantic, Cavaliers com o titulo da Central e os Magic com o titulo da Southeast.


Western Conference

Do lado banhado pelo Pacífico a luta por posições é ainda mais intensa, sendo que o único seguro de sua posição são os LA Lakers (que sagraram-se mais um vez campeões da Pacific division). Do 2º ao 8º tudo pode mudar em dois jogos, o que prova mais uma vez a competitividade desta conferência.


Utah Jazz e Dallas Mavericks lutam para não ficar em 8º, e escapar de um confronto contra os Lakers. New Orleans Hornets precisam apenas de uma vitoria para manter o 6º lugar, visto que o 5º já não é possivel. Quanto ao calendario, os Hornets tem dois jogos complicados enquanto os Jazz e os Mavericks tem um jogo complicado e outro mais acessivel, cada.

Denver Nuggets tem a vantagem de uma vitoria em relação a San Antonio Spurs, Houston Rockets e Portland Trail Blazers. Ambas lutam pelo 2º lugar, mas a diferença entre os possiveis adversarios na 1ª ronda dos Play-offs é quase nula.

O que realmente esta em jogo é o titulo das respectivas divisões.


Nuggets e Blazers jogam no dia 15 pelo titulo da divisão Northwest (caso ganhem os respectivos jogos hoje), num dos jogos mais importantes do ultimo dia da regular season.

Spurs e Houston não decidirão o titulo de forma directa, mas a emoção é garantida. Os Spurs tem o calendario mais acessivel.

17/03/09

James e Bryant vencem mais um galardão

Publicada por Anónimo

Esta semana, o galardão de Jogador da Semana foi atribuído aos dois mais fortes contendores ao título de MVP: Kobe Bryant, dos LA Lakers, a Oeste e LeBron James, jogador dos Cleveland Cavaliers, no Este. Aliás, não é a primeira vez nesta temporada que esta situação ocorre: Já a 29 de Dezembro este prémio foi atribuído a estes dois jogadores.

Photobucket
LeBron e Kobe

O Black Mamba teve uma semana ao seu nível, averbando médias de 25 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências por jogo. Kobe continua a largar o seu perfume por vários pavilhões da Liga, sendo que, esta semana, ajudou os Lakers a registarem 3 vitórias e 1 derrota, o que lhes permitiu consagrarem-se desde já como Campeões da Divisão do Pacífico.

The Young King, liderou a Liga a nível de pontos e ressaltos (34 e 10.8, p/jogo, respectivamente) acrescentando a estes números de encher o olho, 8.8 ressaltos, o que faz com que cada vez mais se torne num jogador (ainda) mais reconhecido. James levou a equipa às costas na transacta semana (Três triplos-duplos consecutivos!), na qual os Cavs conseguiram fazer o pleno de vitórias nos 4 jogos realizados, ajudando o colectivo do Ohio a atingir o título de Campeões da Divisão Central.

É de facto curioso aferir que, nesta altura em que tudo se começa a decidir, sejam os dois protagonistas de mais uma temporada ao mais alto nível de NBA - e partes integrantes das equipas com melhor registo (53-13) - a surgirem como vencedores deste honroso prémio.



Informações Úteis

Lista de Vencedores Completa do Prémio na Presente Temporada

11/03/09

Saída do banco custa jogo a Lamar Odom

Publicada por Fábio Mesquita

Na sequência da confusão no último jogo entre os Portland Trail Blazers e os Los Angeles Lakers, Lamar Odom, da equipa da Califórnia foi suspenso por um jogo por ter saído do banco para intervir na discussão, no jogo da passada segunda-feira.

Todo este problema se deu após a duríssima falta de Trevor Ariza sobre Rudy Fernandez. O base espanhol dos Blazers teve que ser levado ao hospital, após o contacto no terceiro período do jogo que acabaria com a vitória da equipa da casa (94-111), quando a diferença se cifrava nuns irrecuperáveis 30 pontos. A lesão não é, no entanto, grave, podendo o jogador regressar à competição já na próxima partida.

03/03/09

Prémios Individuais

Publicada por Anónimo

Hoje, ao contrário do habitual, noticiamos 3 prémios individuais entregues periodicamente pela NBA.

Photobucket
Wade e Gasol

Para começar e, talvez o mais reconhecido dos 3, deixamos o galardão de Jogador do Mês. Dwyane Wade (Conferência Este) e Pau Gasol (Conferência Oeste) foram os vencedores.

O número 3 dos Miami Heat acumulou médias de 30 pontos, 8.7 assistências e 2.2 roubos de bola p/jogo, tendo sido o seu ponto alto do mês passado os 50 pontos marcados frente aos Magic, no duelo de Florida, que lhe permitiu alcançar um máximo de carreira. Mas não foi o único career-high de Wade em Fevereiro: Frente a Detroit, conseguiu efectuar 16 assistências. Enorme mês para D-Wade.

Por sua vez, Pau Gasol - um dos membros da cada vez maior Armada Espanhola na Liga - ajudou os LA Lakers a obterem uma série notável (11 vitórias e 2 derrotas) ao registar médias de 20.9 pontos e 10.9 ressaltos, por jogo. O poste continua a deixar marcas sucessivas do seu valor, sendo que neste momento, já é, indubitavelmente, um jogador respeitadíssimo no meio.

- Vencedores Anteriores do Prémio Jogador do Mês


Photobucket
Lopez e Westbrook

Tempo agora de nos virarmos para os mais jovens. Brook Lopez (Conferência Este) e Russell Westbrook (Conferência Oeste) lograram exibições impressionantes no segundo mês de 2009, exibições essas que não passaram despercebidas à Liga que os brindou com o Prémio de Rookie do Mês.

Lopez (15.9 pontos, 8.5 ressaltos e 1.7 blocos, por jogo) e Westbrook (20.6 pontos, 6.1 ressaltos e 5.9 assistências, de média) vão paulatinamente encantando pelas suas magníficas demonstrações de talento.

Photobucket
Harris e West

Por fim, apresentamos os triunfadores do prémio Jogador da Semana: Devin Harris, no Este e, a Oeste, David West.

Harris continua a mostrar porque é que é um forte candidato ao prémio de MIP (Most Improved Player - Jogador que Mais Evoluiu) cintilando numa irregular equipa dos Nets. O base All-Star obteve médias de 35.7 pontos e 9.3 assistências, por jogo, nos 3 jogos que realizou. O momento mais espectacular do jogador foi o buzzer frente aos 76rs que permitiu a equipa de New Jersey vencer o encontro.

Em New Orleans, David West tem sido uma peça-chave, tendo averbado 28.5 pontos, 10.5 ressaltos e 1.5 blocos por jogo, em média, ajudando (e de que maneira!) os Hornets numa semana perfeita (4 jogos, 4 vitórias).


No próximo mês, há mais. Sempre aqui, no NBA Portugal.

10/02/09

Jogadores da Semana: James & Gasol

Publicada por Anónimo

Foram ontem anunciados pela Liga os vencedores do prémio Jogador da Semana. São eles: LeBron James (Cleveland Cavaliers) e Pau Gasol (LA Lakers).

Photobucket
LeBron James e Pau Gasol


O espanhol Gasol, galardoado no Oeste, averbou uma média de 26.0 pontos e 13.8 ressaltos, por jogo, numa semana na qual a sua equipa registou 4 vitórias em 4 jogos. A exibição mais relevante do poste foi realizada perante uns Raptors abaixo do esperado efectuando 31 pontos, 15 ressaltos e 5 assistências.

Na Conferência Este, LeBron James liderou os Cavaliers numa semana razoável para o colectivo (2 vitórias e uma derrota) acumulando, em média, 33.7 pontos, 7.0 ressaltos e 8.0 assistências. O ponto alto da transacta semana do All-Star ocorreu em Nova Iorque, no mítico Madison Square Garden, pavilhão que visualizou os seus 52 pontos, 9 ressaltos e 11 assistências.

Para consultar a lista de vencedores completa deste prémio, nesta temporada, clicar aqui.

09/02/09

Joelhos problemáticos em Indiana

Publicada por Fábio Mesquita

Como jogadores de basketball, todos os atletas da NBA rezam para não terem problemas nos joelhos, um dos pontos chave da fisionomia de um atleta. Parece que no estado de Indiana, alguém está a fazer algo errado, pois Danny Granger e Mike Dunleavy, tiveram esta semana, problemas com os joelhos.



Granger, o actual quinto melhor marcador da NBA, com uma média de 25 pontos e meio por jogo, não treinou este sábado, de forma a descansar o seu joelho direito. O Small Forward que marcou 33 pontos na surpreendente vitória dos Pacers frente aos Magic, na passada sexta-feira, põe no entanto de parte as dúvidas quanto à sua ausência no All-Star Game, do próximo fim-de-semana. Granger diz não querer perder por nada esta oportunidade única de participar neste evento. Um bom indicador é a exibição que tem vindo a protagonizar hoje frente aos Wizards, na capital norte-americana, Washington.



Já a situação de Mike Dunleavy parece bem mais delicada. A 3ª pick do draft de 2002, pelos Golden State Warriors, saiu lesionado esta noite do encontro com os Washington Wizards, com uma lesão no joelho direito, não tendo regressado ao encontro. Recordemos que Dunleavy falhou os primeiros 34 jogos desta temporada precisamente devido a uma lesão nesse joelho. Indiana perde assim mais uma vez um dos seus bons valores, não se sabendo ainda por quanto tempo.

Outras notícias:


- Charlotte Bobcats encetam troca com os LA Lakers que leva Adam Morrisson e Shannon Brown para a Califórnia a troco do sérvio Vladimir Radmanovic;
- Raja Bell, também dos 'Cats, de fora por pelo menos dois jogos, juntando-se assim a Gerald Wallace e Juwan Howard na lista dos indisponíveis;
- Jason Terry, um dos candidatos ao prémio Sixth Man, partiu um osso da mão esquerda, não havendo ainda data certo para o seu regresso aos pavilhões.

03/02/09

Bryant e James são os Jogadores do Mês

Publicada por Anónimo

Estão definidos os nomes dos Jogadores do Mês de Janeiro, são eles: LeBron James (Cleveland Cavaliers) e Kobe Bryant (LA Lakers)

Photobucket
Kobe Bryant e LeBron James

No primeiro mês do ano 2009 são velhas caras que prefiguram nos vencedores deste prémio. Não é por acaso que, para muitos, ambos são os 2 melhores jogadores da NBA em actividade.

Na Conferência Este, o vitorioso foi The Young King que acumulou uma média de 27.5 pontos, 9.6 ressaltos e 8.2 assistências em 14 jogos, no mês transacto. Este galardão já era expectável por parte dos fãs da NBA, até por ter vencido o prémio de Jogador da Semana, no dia 26 de Janeiro. As actuações de LeBron suportaram os Cavaliers que alcançaram um registo de 10 vitórias e 4 derrotas, em Janeiro. Esta situação não é estranha para o extremo, dado que, já a vivenciou por 9 vezes na sua curta e promissora carreira.

No lado Oeste dos Estados Unidos, o shooting guard Kobe Bryant foi o rei. O jogador dos Los Angeles Lakers actuou ao mais alto nível efectuando, por jogo, uma média de 27.2 pontos, 5.9 ressaltos e 7.1 assistências, o que permitiu aos vice-campeões da liga a consolidação da liderança na sua conferência. A nomeação e consequente conquista deste troféu foi em muito devido aos 2 triplos-duplos e à partida em que marcou 40 pontos (vs Utah).

Fazer referência também, ao facto de Brook Lopez (NJ Nets) no Este e Eric Gordon (LA Clippers) no Oeste terem conquistado o prémio de Rookies do Mês.

Kobe - 61 - MSG

Publicada por C.Filipe

Será LeBron que os fãs dos Knicks querem na Big Apple?



Kobe Bryant bateu, esta madrugada, o record que pertencia a Michael Jordan que a 28 de Março de 1995, ao serviço dos Chicago Bulls, marcou 55 pontos no Madison Square Garden (a dita Meca do basquetebol).
Kobe ficou-se pelos 61, ainda longe dos 81 alcançados por si contra os Raptors no Staples Center.
Bryant é incontestavelmente o melhor jogador a seguir à era MJ. Mas o que surpreeende mais nesta sua prolífica capacidade de marcar pontos, é a suavidade e "swagger" com que o faz.
Se Jordan era His Airness, sugiro passar a chamar a Bryant, His Smoothness.



O Karma é uma realidade na Califórnia

Publicada por Fábio Mesquita

Pelo menos para Andrew Bynum, jovem Center dos LA Lakers que, menos de uma semana depois de ter lesionado Gerald Wallace, se vê de fora por um período de 2 a 3 meses, com uma rotura nos ligamentos do joelho direito, de acordo com os resultados da ressonância magnética divulgados hoje.



Apesar de tudo, o mal foi o menor para Bynum que esperava pior depois do choque que sofreu no confronto contra os Grizzlies. No pior dos cenários a época podia ter acabado para o Big Man dos Lakers. Caso Bynum recupere em 2 meses, terá ainda cerca de 10 jogos para ganhar ritmo antes dos Play-offs, se se confirmarem os 3 meses, ainda não há nada a fazer, a fase final da NBA já estará em andamento.

Outras Notícias:

- Deron Williams junta-se a Kirilenko e Boozer no departamento médico dos Utah Jazz. O jovem base falha assim o jogo de hoje contra os Bobcats;

- Jameer Nelson, dos Orlando Magic, deslocou o ombro direito esta noite no confronto contra os Dallas Mavericks, podendo estar em risco a sua presença no All-Star Game;

- Shawn Marion (Heat) e Zack Randolph (Clippers) regressam hoje à competição, no jogo que põe frente a frente precisamente os conjuntos de Miami e de Los Angeles;

- Chris Paul saiu lesionado no encontro de hoje em que os Hornets defrontaram os Trail Blazers.

02/02/09

Lesões um pouco por toda a NBA

Publicada por Fábio Mesquita

Com Fevereiro chega uma onda de lesões a equipas que tem estado em destaque esta época, por bons motivos.



Em Boston, Kevin Garnett já não jogou no jogo de hoje que opôs os Celtics aos Minnesota Timberwolves, devido a febre alta que o põe também em risco para a deslocação dos C’s ao Wachovia Center, casa dos Philadelphia 76’ers. Mesmo sem The Big Ticket os Celtics conseguiram hoje uma vitória por 109-101, com Paul Pierce em plano de destaque. Curioso o facto de, pela segunda vez em quatro jogos contra a sua antiga equipa, Kevin Garnett não poder dar o seu contributo aos campeões em título. O ano passado havia falhado o jogo em Minesotta devido a um problema abdominal.



De fora está também outro Big Man, desta feita dos Los Angeles Lakers. Andrew Bynum que esteve esta semana em foco por estar envolvido na lesão que tem impedido Gerald Wallace de alinhar pelos Bobcats, lesionou-se no jogo de Sábado, contra os Grizzlies, ao chocar contra o seu colega Kobe Bryant. Bynum imediatamente se ficou a queixar do joelho direito, não sendo ainda conhecida a gravidade da lesão. É bom relembrar que problemas no joelho esquerdo impediram o jovem jogador de alinhar nos últimos 46 jogos da época passada.



Em sentido oposto está Shawn Marion, dos Miami Heat, que, após duas semanas de paragem, pode regressar à equipa da Flórida, já no jogo de amanhã contra os Los Angeles Clippers. Em dúvida encontra-se Daequean Cook, após uma pequena lesão no jogo de sábado em que os Heat foram derrotados pelos Dallas Mavericks.

30/01/09

Época termina para Mason

Publicada por Fábio Mesquita

Após Michael Redd dos Bucks, com uma lesão no joelho esquerdo, terminar prematuramente a sua época, ontem foi a vez de Desmond Mason, SG dos Oklahoma City Thunder dizer adeus aos pavilhões por esta temporada.



Mason, de 31 anos, lesionou-se no joelho direito no jogo de ontem contra os Memphis Grizzlies, acabando a sua equipa por vencer 114-102, após prolongamento, num jogo em que Durant esteve em evidência. Este resultado permitiu à recém-criada equipa de Oklahoma (veio substituir os Seattle Supersonics) sair do último posto da conferência Oeste, ultrapassando os LA Clippers e os Sacramento Kings.

A lesão sofrida por Mason afectou também a sua tíbia e o fémur, levando então à longa paragem que se prevê para este jogador que, não sendo um indiscutível, fora titular por 19 vezes esta época, somando médias de 7.5 pontos, 4 ressaltos e 1.2 assistências. O ex-jogador dos Sonics, Bucks e Hornets lutava com Kyle Weaver pela posição de SG na turma de Oklahoma.

Outras Notícias:

- Andrew Bynum não será suspenso pela falta cometida sobre G-Wallace dos Bobcats, que provocou a lesão a este último;
- Carmelo Anthony pode regressar sexta à competição na recepção dos Nuggets aos Bobcats. Melo estava de fora desde 5 de Janeiro;
- Kirilenko, o russo dos Jazz, será operado ao tornozelo direito na próxima sexta-feira. AK47 enfrenta uma paragem de 3-4 semanas.

29/01/09

Gerald Wallace de fora por tempo incerto

Publicada por Fábio Mesquita

Gerald Wallace dos Charlotte Bobcats enfrenta uma paragem por tempo indeterminado após uma colisão com Andrew Bynum (podem ver o vídeo do choque que provocou a lesão aqui), durante o quarto período do jogo de ontem em que os Bobcats venceram os Los Angeles Lakers por 117-110, após dois prolongamentos.



O jogador da equipa de Charlotte fracturou uma costela e viu o seu pulmão esquerdo entrar parcialmente em colapso, ficando em observação no hospital durante um período de 48 horas, pelo que não irá acompanhar a equipa na deslocação a Portland. A equipa já fez saber que Wallace não tem ainda data definida para o regresso à competição, ou mesmo para o regresso a Charlotte.

G-Wallace contava aquando da lesão com 15 pontos, 4 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola, em cerca de 32 minutos de utilização.

Outras Notícias:

- Trevor Ariza, lesionado no jogo contra os Bobcats, está em dúvida para a roadtrip de 6 jogos dos Lakers;
- Steve Francis troca Houston por Memphis a troco de uma pick da 2ª ronda do draft de 2011;
- Andray Blatchee (Wizards) lesionado, pára entre 2 a 4 semanas;
- Brian Scalabrine (Celtics) de fora após segunda lesão em três dias.