13/04/09

O sprint final

Publicada por Laercio

Pouco resta para definir nestas últimas três noites de regular season, mas esse pouco pode significar muito para algumas equipas. Apesar de já termos as 16 equipas apuradas para os Play-offs, suas posições ainda estão longe de ser definitivas e esses meros dois jogos, que ainda restam para cada equipa, podem significar um adversário, em teoria, mais acessível na 1ª ronda dos Play-offs.


Eastern Conference

Já se conhece as oito equipas apuradas para os Play-offs, assim como a respectiva ordenação das 4 primeiras (1º Cleveland Cavaliers, 2º Boston Celtics, 3º Orlando Magic, 4º Atlanta Hawks). Em relação às outras 4 equipas, temos uma interessante luta por posições.



Como se pode ver na imagem, os Miami Heat só precisam de uma vitória para manter o 5º posto, e assim enfrentar os Hawks na 1ª ronda dos Play-offs.

Philadelphia 76ers, Detroit Pistons e Chicago Bulls lutam pelo 6º posto, com vista num confronto contra os Orlando Magic, que é na teoria o adversário mais acessível. Ainda mais agora com a lesão do seu SF Hedo Turkoglu, no entanto segundo os responsáveis dos Magic essa não o impedirá de jogar já o 1º jogo dos Play-offs, dia 18/04.

O 7º lugar é sem dúvida mais desejado que o 8º, visto que os Celtics não têm estado numa boa fase e tem ressentido a falta do seu PF Kevin Garnett. Enquanto os Cavaliers parecem estar cada vez melhores.

Os Bulls enfrentam os Piston hoje, num confronto onde o 8º lugar poderá ficar já definido.


Divisões
Quanto aos campeões das divisões, os Celtics ficaram com o titulo da Atlantic, Cavaliers com o titulo da Central e os Magic com o titulo da Southeast.


Western Conference

Do lado banhado pelo Pacífico a luta por posições é ainda mais intensa, sendo que o único seguro de sua posição são os LA Lakers (que sagraram-se mais um vez campeões da Pacific division). Do 2º ao 8º tudo pode mudar em dois jogos, o que prova mais uma vez a competitividade desta conferência.


Utah Jazz e Dallas Mavericks lutam para não ficar em 8º, e escapar de um confronto contra os Lakers. New Orleans Hornets precisam apenas de uma vitoria para manter o 6º lugar, visto que o 5º já não é possivel. Quanto ao calendario, os Hornets tem dois jogos complicados enquanto os Jazz e os Mavericks tem um jogo complicado e outro mais acessivel, cada.

Denver Nuggets tem a vantagem de uma vitoria em relação a San Antonio Spurs, Houston Rockets e Portland Trail Blazers. Ambas lutam pelo 2º lugar, mas a diferença entre os possiveis adversarios na 1ª ronda dos Play-offs é quase nula.

O que realmente esta em jogo é o titulo das respectivas divisões.


Nuggets e Blazers jogam no dia 15 pelo titulo da divisão Northwest (caso ganhem os respectivos jogos hoje), num dos jogos mais importantes do ultimo dia da regular season.

Spurs e Houston não decidirão o titulo de forma directa, mas a emoção é garantida. Os Spurs tem o calendario mais acessivel.

05/04/09

Prémios Mensais

Publicada por Anónimo

Como já é da praxe, o início de um novo mês é sinónimo de atribuição de diversos galardões a vários protagonistas da Liga. Neste post, serão apresentados três deles: Jogador do Mês, Rookie do Mês e Treinador do Mês.

Photobucket
James e Paul

No 1º, e à imagem do ocorrido aqui, os vencedores foram LeBron James, a Este e Chris Paul, no Oeste.

O extremo dos Cleveland Cavaliers destacou-se a marcar (28 pontos por jogo) e a assistir os seus colegas (8.4 assistências, em média). O duas vezes eleito, em Março, jogador da semana, alcançou - suportado nos seus 4 triplos-duplo e 12 duplo-duplo - números impressionantes igualando dinossauros como Oscar Robertson. James continua a ser a peça fulcral na cavalgada vitoriosa dos Cavaliers, sendo que aumentaram a distância para Boston, no transacto mês, registando 16 vitórias e 1 derrota.

Em New Orleans continuam as brilhantes prestações do seu organizador de jogo, Chris Paul. O camisola 3 dos Hornets averbou médias de 24.2 pontos, 5.9 ressaltos, 10.8 assistências e 3.2 roubos de bola, por jogo continuando assim a ser o principal suporte da equipa do Louisiana na busca pelo melhor lugar possível na Conferência Oeste, praticamente qualificada para os play-offs.

Photobucket
Derrick Rose dribla com Kevin Love atento ao que o número 1 vai fazer

Holofotes virados, agora, para os mais jovens, ou seja, os Rookies. Em Março, os novatos que mais abrilhantaram a NBA foram Derrick Rose na Conferência Este e Kevin Love na Conferência Oeste.

Na mítica equipa dos Bulls, Rose continua a mostrar o porquê de ter sido a 1ª escolha do draft de 2008. Na feroz luta pela qualificação para os play-offs, o talentoso base guia o colectivo às vitórias, tendo conseguido médias de 16.9 pontos, 5.9 assistências, por partida.

Já Love, tem aproveitado da melhor maneira a ausência, por lesão, de Al Jefferson. O poste dos Minnesota Timberwolves joga mais minutos e consequentemente melhora as suas estatísticas, como provam os seus 15.8 pontos e 9.6 ressaltos, por encontro, durante o terceiro mês de 2009.

Photobucket
Mike Brown & Rick Adelman

A finalizar, e pela primeira vez desde a abertura deste blog, mostramos os vencedores do prémio Treinador do Mês. Mike Brown e Rick Adelman, técnicos dos Cleveland Cavaliers e Houston Rockets, respectivamente, foram os vitoriosos.

Brown conduziu os Cavs a 16 vitórias em 17 jogos, num mês marcante para a franquia, já que alcançou a melhor marca de vitórias consecutivas (13) e tornou 2008/2009 a época em que a equipa do Ohio atingiu o maior número de vitórias em apenas uma época.

Em Houston, os Rockets obtiveram um registo de 11 vitórias e 5 derrotas ao leme de Adelman.


Para o próximo mês poderá conhecer os novos vencedores destes prémios, aqui, no NBA Portugal.

23/03/09

E os Jogadores da Semana são...

Publicada por Anónimo

Foram há momentos conhecidos os vencedores do prémio Jogador da Semana: LeBron James (Cleveland Cavaliers) e Chris Paul (New Orleans Hornets).

Photobucket
LeBron James (ao centro) e Chris Paul (à direita) conquistam mais um troféu nas suas curtas, mas bem sucedidas, carreiras

Mais um - é capaz de terem sido as palavras proferidas por LeBron James ao saber que venceu mais uma edição do prémio de Jogador da Semana. É a 7ª vez que The Young King o recebe, esta temporada, e a 2ª consecutiva. Isto diz bem do nível de jogo do jovem jogador e o quão importante é ele quer para a sua equipa, quer para a Liga. Na semana compreendida entre 16 e 22 de Março, o Small Forward (Extremo), acumulou uma média, por jogo, de 30.3 pontos, 10.3 ressaltos, 7.8 assistências e 2.3 roubos de bola. Números que guiaram o colectivo do Ohio para uma semana incólume: 4 jogos, 4 vitórias e, consequentemente, o aumento do fosso para os seus mais directos perseguidores na Conferência Este.

Para o espectacular base dos New Orleans Hornets, Chris Paul, esta também não foi a estreia na conquista deste prémio, esta época. O #3 dos Hornets conseguiu este troféu pela 4ª vez, em 2008 / 2009, ao averbar médias de 28.5 pontos, 9.5 assistências e 4.5 roubos de bola, por partida. A semana de CP3 fica marcada pelo 4º jogo, esta época, a efectuar, no mínimo, 25 pontos, 10 assistências e 5 roubos de bola. Este feito apenas foi alcançado por Michael Jordan e Joihn Stockon, desde o ínicio dos 80´s. O conjunto do Louisiana obteve um registo de 3 vitórias e 1 derrota, durante os últimos 7 dias, posicionando-se no 5º posto da (perigosa) Conferência Este.

A poucos jogos do final da época regular, estes dois jogadores têm feito o seu papel de líderes nas respectivas equipas, conseguindo levá-las a sucessos consecutivos na busca dos seus objectivos.

Para consultar a lista completa de vencedores anteriores deste galardão, esta temporada, carregar aqui.

17/03/09

James e Bryant vencem mais um galardão

Publicada por Anónimo

Esta semana, o galardão de Jogador da Semana foi atribuído aos dois mais fortes contendores ao título de MVP: Kobe Bryant, dos LA Lakers, a Oeste e LeBron James, jogador dos Cleveland Cavaliers, no Este. Aliás, não é a primeira vez nesta temporada que esta situação ocorre: Já a 29 de Dezembro este prémio foi atribuído a estes dois jogadores.

Photobucket
LeBron e Kobe

O Black Mamba teve uma semana ao seu nível, averbando médias de 25 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências por jogo. Kobe continua a largar o seu perfume por vários pavilhões da Liga, sendo que, esta semana, ajudou os Lakers a registarem 3 vitórias e 1 derrota, o que lhes permitiu consagrarem-se desde já como Campeões da Divisão do Pacífico.

The Young King, liderou a Liga a nível de pontos e ressaltos (34 e 10.8, p/jogo, respectivamente) acrescentando a estes números de encher o olho, 8.8 ressaltos, o que faz com que cada vez mais se torne num jogador (ainda) mais reconhecido. James levou a equipa às costas na transacta semana (Três triplos-duplos consecutivos!), na qual os Cavs conseguiram fazer o pleno de vitórias nos 4 jogos realizados, ajudando o colectivo do Ohio a atingir o título de Campeões da Divisão Central.

É de facto curioso aferir que, nesta altura em que tudo se começa a decidir, sejam os dois protagonistas de mais uma temporada ao mais alto nível de NBA - e partes integrantes das equipas com melhor registo (53-13) - a surgirem como vencedores deste honroso prémio.



Informações Úteis

Lista de Vencedores Completa do Prémio na Presente Temporada

06/03/09

O reino de King James

Publicada por João Miguel Ramos Delgado

Nos próximos tempos iremos falar dos principais jogadores da nba. Começaremos pelo jogador que quase todos consideram o próximo jogador mais dominante da liga (muitos acham que já o é), LeBron James.

LeBron separou-se dos outros em qualidade desde pequeno, tornando-se o jogador que mais expectativa criou antes de entrar para a NBA. Muitos achavam que seria demasiada a pressão nele colocada, mas cedo essas dúvidas acabaram. Na Escola Secundária as suas exibições levavam todos ao rubro e os pavilhões estavam cheios, havendo até um jogo na televisão nacional, o primeiro dos campeonatos das secundárias.

Em 2003, o grande dia chegou, LeBron foi escolhido sem surpresas na primeira pick pelos Cleveland Cavaliers, ficando a sua estreia marcada contra os Sacramento Kings. Nesse jogo, James conseguiu 25 pontos, 9 assistências, 6 ressaltos, e 4 roubos de bola com 60% de lançamentos. Uma estrela tinha nascido.
Nessa primeira época, LeBron conseguiu o seu primeiro jogo de 40+ pontos, com 41 frente aos Knicks, tornando-se assim o jogador mais novo de sempre a conseguir atingir essa marca. Na época de estreia venceu o prémio de Rookie of the year, com médias de 20.9 pontos, 5.9 assistências e 5.5 ressaltos, juntando-se a Michael Jordan e Oscar Robertson a conseguir tais marcas no ano de estreia.

Nas épocas seguintes, LeBron conseguiu limpar vários records da NBA, tornando-se o jogador mais jovem de sempre a atingir 50 pontos, a vencer o MVP do All-Star Game, a fazer um Triplo-Duplo e a ter média de 30 pontos numa época, chegando à época de 2007-2008, a melhor época colectiva da sua carreira até à data.
Os cavaliers chegaram à final, depois de derrotar os Wizards, Nets e Pistons, fazendo uma das exibições mais memoráveis da história no jogo 5 das finais de conferência, frente aos Pistons, em que conseguiu 29 dos últimos 30 pontos da equipa, conseguindo 48 pontos, 9 ressaltos e 7 assistências levando os Cavs à vitória.
Os Cavaliers acabariam por chegar à final, mas perderam para uma equipa claramente superior, sendo eliminados por um claro 4-0 frente aos Spurs, mas ficando na memória exibições fantásticas e a ideia de algo que ainda estará para vir.



LeBron James prepara-se para mais um afundanço

Na época seguinte, LeBron chegou aos 10000 pontos, tornando-se o jogador mais jovem de sempre a atingir a marca e frente aos Knicks, conseguiu um jogo de 50 pontos, 10 assistências e 8 ressaltos, tornando-se apenas o terceiro desde a fusão ABA-NBA a conseguir um jogo de 50-10. Os Cavs acabariam por perder na final de conferência frente aos Boston Celtics, que acabariam por vencer o título nesse ano, num jogo em que houve um frente a frente com Paul Pierce, em que ambos ultrapassaram os 40 pontos.

Na época corrente, LeBron James e os Cavs estão a caminho da sua melhor época regular de sempre com o lugar nos playoff já garantido e são um dos favoritos à vitória final. LeBron está a fazer uma das melhores épocas de sempre e está na luta pelo seu primeiro MVP.

04/03/09

Reforços importantes para dois candidatos

Publicada por Fábio Mesquita

Dois dos principais candidatos ao anel de campeão desta época reforçaram-se para o que resta da fase regular e play-offs.

Os Cleveland Cavaliers, que não têm podido contar com Ben Wallace lesionado, vão voltar a poder contar com Joe Smith, trocado para os Thunder no Verão passado, no negócio que lhes trouxe Mo Williams. O negócio apenas será oficializado na próxima quinta-feira. O veterano que já passou por diversos clubes desde que foi a 1ª escolha do draft de 1995, foi muito elogiado por LeBron James que o considera "um dos melhores companheiros de equipa" que já teve.



No Oeste foram os Spurs a adquirir um reforço que poderá ser importante na luta pelo título. Drew Gooden, que curiosamente também já passou pelos Cavs, saiu dos Sacramento Kings e espera-se que vá assinar pela equipa de San Antonio. Gooden tem valor para dar à equipa hipóteses (ainda) mais reais de ser uma das favoritas, embora tenho sido fustigado por lesões num passado recente.

Depois de ser conhecido o negócio que levou Stephon Marbury, ex-Knicks, para os Celtics, mais dois jogadores devem mudar de casa nos próximos dias.

Drew Gooden, PF que trocou os Bulls pelos Kings nos últimos dias antes da trade deadline de Fevereiro foi libertado pela equipa de Sacramento, podendo assinar por outra equipa a tempo dos play-offs. O único jogo feito ao serviço dos Kings foi contra Charlotte, com 12 pontos e 13 ressaltos conquistados, antes de sair por lesão, no quarto período.



Também Joe Smith, dos Thunder acabou o contrato, após a transferência falhada para os Hornets, negócio rejeitado pela turma de Oklahoma, com preocupações médicas sobre Tyson Chandler. Smith é desejado pelos Cavaliers. A equipa do Ohio vê nele um bom suplente para Ben Wallace, recentemente fustigado pelas lesões. Os Spurs também têm interesse no jogador mas, ao contrário dos Cavaliers que podem oferecer um contrato de 3.5 milhões de dóalres, a equipa de Greg Popovych apenas pode chegar ao milhão e meio.

16/02/09

Who wants Stoudemire?

Publicada por Fábio Mesquita

Com a Trade Deadline a aproximar-se a passos largos, inúmeros são os rumores de trocas que possam ocorrer nesta semana que se prevê louca e que começou com a troca entre Miami e Toronto, que envolveu Marion, Banks, Moon e O'Neal.

O grande protagonista destes rumores é mesmo o All-Star Amaré Stoudemire, dos Phoenix Suns, intensamente apontado como moeda de troca para diversos negócios que os Suns possam ter em mente.

Os Chicago Bulls parecem ser os principais candidatos a receber o Big Man, dando como troca Drew Gooden e Tyrus Thomas. No entanto, seria preciso mais alguém? Noah, Sefolosha, ou mesmo uma draft pick da primeira ronda poderiam interessar aos Suns.



No entanto, o negócio mais vantajoso para a equipa de Phoenix parece ser uma troca com os Kings, agora que está posta de parte a saída de Rudy Gay de Memphis, o principal alvo dos Suns. Os Kings poderiam ter que ceder Jason Thompson, Bobby Jackson, Sheldon Williams (estes últimos dois com contratos expirantes) e ainda uma bastante possível lottery pick no draft de 2009.

Os Kings parecem no entanto mais preocupados com a tentativa de se libertarem de Brad Miller, antes de pensarem em trazer para Sacramento Amaré.

Quem também parece ter ainda uma palavra a dizer são os Pistons, oferecendo o jovem Amir Johnson e ainda o contrato expirante de Rasheed Wallace, um dos melhores shooters de entre os gigantes da NBA.

Fugindo um pouco a toda a loucura em torno de Stoudemire, fala-se de um cenário de troca entre os Hornets e os Thunder, que levaria para Oklahoma Tyson Chandler. A equipa de Durant e Cia. abriria mão de Chris Wilcox e Joe Smith (ambos com contratos expirantes) bem como de uma das suas cinco picks na primeira ronda dos próximos dois drafts.

Richard Jefferson, chegado esta época aos Bucks, pode estar já de saída para os Trail Blazers. A jovem equipa que pretende dominar a NBA a curto prazo estaria disposta a abrir mão de Sergio Rodriguéz, Travis Outlaw, Raef LaFrentz, com contratos a terminar, se a turma de Milwaukee lhes enviasse RJ e Luke Ridnour. Um cenário que parece muito pouco provável.

Finalmente, chegamos ao não menos falado Wally Szerbiak. Os Cavaliers queriam Camby, dos Clippers, mas estes dizem que o jogador é intrasferível (assim como Eric Gordon).
No início da época falava-se da possibilidade da troca com os Nets, que juntaria em Ohio Vince Carter e LeBron. No entanto essas possibilidades foram arrefecendo, assim como as que falava da ida de Air Canada para os Spurs, algo que, para além de ir destabilizar a equipa devido à saída forçosa de vários membros importantes, seria financeiramente incomportável.



Os Mavs estariam interessados numa troca, mas não queriam dar Howard. A equipa de Dallas fala na possibilidade de trocar Stackhouse para os Nets mas até põe a hipótese de receberem também Brook Lopéz, o que, claro está, não irá acontecer.

P.S. A análise ao All-Star Game irá sair amanhã. Pedimos desculpa pelo atraso, mas preferimos a qualidade da análise à celeridade na publicação. Agradecemos desde já a vossa compreensão.

10/02/09

Al Jefferson perderá o resto da temporada

Publicada por Anónimo

As constantes lesões graves que estão a atingir a NBA, nos últimos tempos, assolaram mais um importante jogador: Nada mais, nada menos do que Al Jefferson, o franchise player dos Minnesota Timberwolves. Segundo os especialistas, o poste não jogará mais esta temporada devido à sua grave lesão no joelho direito.

Devastadora, é o adjectivo mais adequado para caracterizar o efeito da notícia, em Minnesota. Ryan Gomes, extremo da equipa, comprova-o ao dizer "Claro que estamos chateados e em baixo por causa da notícia. O nosso rapaz, o nosso capitão, a nossa superestrela, irá perder o que resta da época. A nossa moral está em baixo." Por seu turno, McHale (treinador dos T-Wolves) refere: "Perdemos o Al em todos os aspectos, desde a sua personalidade até ao jogo em si, a sua presença tudo mais", acrescentando: "Ele é um bom rapaz. Estamos todos em baixo."

Photobucket

Al Jefferson, envolvido na sonante troca de Garnett para Boston, tem uma média de 23.1 pontos (7º melhor na NBA) e 10.9 ressaltos, por jogo (6º classificado, neste aspecto) , levando em conta esta época.

Com esta lesão, o rookie Kevin Love e o veterano Jason Collins, ganharão mais minutos de jogo. Love, depois de um período de integração na Liga, poderá agora demonstrar um pouco mais do seu jogo, gradualmente mais maturo.

Os 10º classificados na Conferência Oeste (17 vitórias - 33 derrotas) estão praticamente arredados da luta pelo play-off e, com esta ausência, disseram adeus definitivo a essa hipótese, muito provavelmente. Recorde-se que o 8º lugar está na posse dos Phoenix Suns com 28 vitórias e 22 derrotas.


Outras Notícias:

- Sasha Pavlovic irá parar durante 6 semanas, aproximadamente, devido a uma lesão na anca, contraída frente aos LA Lakers.

- David West, Power Forward dos New Orleans Hornets, recebeu uma suspensão de 1 jogo, devido a uma rude falta no encontro perante os T-Wolves.

Foram ontem anunciados pela Liga os vencedores do prémio Jogador da Semana. São eles: LeBron James (Cleveland Cavaliers) e Pau Gasol (LA Lakers).

Photobucket
LeBron James e Pau Gasol


O espanhol Gasol, galardoado no Oeste, averbou uma média de 26.0 pontos e 13.8 ressaltos, por jogo, numa semana na qual a sua equipa registou 4 vitórias em 4 jogos. A exibição mais relevante do poste foi realizada perante uns Raptors abaixo do esperado efectuando 31 pontos, 15 ressaltos e 5 assistências.

Na Conferência Este, LeBron James liderou os Cavaliers numa semana razoável para o colectivo (2 vitórias e uma derrota) acumulando, em média, 33.7 pontos, 7.0 ressaltos e 8.0 assistências. O ponto alto da transacta semana do All-Star ocorreu em Nova Iorque, no mítico Madison Square Garden, pavilhão que visualizou os seus 52 pontos, 9 ressaltos e 11 assistências.

Para consultar a lista de vencedores completa deste prémio, nesta temporada, clicar aqui.

03/02/09

Bryant e James são os Jogadores do Mês

Publicada por Anónimo

Estão definidos os nomes dos Jogadores do Mês de Janeiro, são eles: LeBron James (Cleveland Cavaliers) e Kobe Bryant (LA Lakers)

Photobucket
Kobe Bryant e LeBron James

No primeiro mês do ano 2009 são velhas caras que prefiguram nos vencedores deste prémio. Não é por acaso que, para muitos, ambos são os 2 melhores jogadores da NBA em actividade.

Na Conferência Este, o vitorioso foi The Young King que acumulou uma média de 27.5 pontos, 9.6 ressaltos e 8.2 assistências em 14 jogos, no mês transacto. Este galardão já era expectável por parte dos fãs da NBA, até por ter vencido o prémio de Jogador da Semana, no dia 26 de Janeiro. As actuações de LeBron suportaram os Cavaliers que alcançaram um registo de 10 vitórias e 4 derrotas, em Janeiro. Esta situação não é estranha para o extremo, dado que, já a vivenciou por 9 vezes na sua curta e promissora carreira.

No lado Oeste dos Estados Unidos, o shooting guard Kobe Bryant foi o rei. O jogador dos Los Angeles Lakers actuou ao mais alto nível efectuando, por jogo, uma média de 27.2 pontos, 5.9 ressaltos e 7.1 assistências, o que permitiu aos vice-campeões da liga a consolidação da liderança na sua conferência. A nomeação e consequente conquista deste troféu foi em muito devido aos 2 triplos-duplos e à partida em que marcou 40 pontos (vs Utah).

Fazer referência também, ao facto de Brook Lopez (NJ Nets) no Este e Eric Gordon (LA Clippers) no Oeste terem conquistado o prémio de Rookies do Mês.